top of page
  • Foto do escritorLeandro Altheman Lopes

Prefeitura inicia Atendimentos Especiais da campanha "Se Toca, Mulher"



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira os atendimentos especiais na UBS da 25 de agosto em apoio à campanha "Se Toca, Mulher", uma iniciativa voltada para o Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e reforçar a luta contra o câncer de mama. Como parte das ações, a UBS da 25 de agosto oferecerá atendimentos estendidos para mulheres das 17h00 às 21h00 até o dia 31 de outubro.


A flexibilização do horário é uma medida que traz benefícios para inúmeras mulheres que frequentemente têm dificuldades para realizar acompanhamentos médicos de rotina devido à falta de tempo, como é o caso de Cleomilda Oliveira de 35 anos, que trabalha em uma fábrica de refrigerantes no município.


“Eu me sinto feliz em participar dessa ação e fazer meu preventivo, porque eu já estava precisando fazer. Como trabalho durante o dia, encontro dificuldade para buscar o atendimento, mas graças a Deus estou conseguindo hoje”, disse Cleomilda.

Dentre os exames oferecidos, incluem-se o rastreamento do PCCU, conhecido popularmente como preventivo, além do agendamento de exames como Mamografia e Ultrassonografia.


“Fazer esse acompanhamento é importante para a detecção de possíveis doenças de forma precoce. Muitas mulheres têm sintomas, mas não percebem a gravidade que pode estar crescendo em seu organismo”, destacou Magda Centena, enfermeira.


No primeiro dia de atendimento, os resultados são notavelmente favoráveis. Assim que a paciente chega à unidade de Saúde, ela preenche um formulário, passa pela triagem e, posteriormente, é prontamente submetida ao atendimento preventivo voltado para a saúde da mulher. Além disso, imediatamente após a consulta, podem ser agendados exames cruciais, como a mamografia e a ultrassonografia da mama.


De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher do município de Cruzeiro do Sul, em situações em que os exames revelem alterações, o município de Cruzeiro do Sul tomará medidas imediatas para garantir que o tratamento da paciente seja eficaz.


"Dispomos de um ginecologista na rede municipal para atender à paciente. No entanto, se a rede municipal não suprir as necessidades da paciente, providenciaremos o encaminhamento para que ela possa receber atendimento por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD)", informou Carla Mota, coordenadora da Saúde da Mulher do município de Cruzeiro do Sul.


Vale ainda ressaltar que nessa luta, muitas pessoas podem se unir como aliados. A família, igrejas, instituições e escolas são fundamentais no incentivo para que as mulheres aproveitem a oportunidade de manter seus exames em dia.

Comments


bottom of page