top of page

Início > Secretarias > 

Vice-Prefeito

Vice-Prefeito

HENRIQUE AFONSO

Vice-Prefeito

Termo de Posse 2021-2024

MINICURRÍCULO DO GESTOR PÚBLICO

Henrique Afonso Soares Lima, nascido em Cruzeiro do Sul, Acre, em 3 de dezembro de 1964, é um professor universitário, pedagogo e político brasileiro. Ele já foi deputado federal pelo estado do Acre.

Foi deputado federal em 2002, sendo reeleito em 2006.

Atividades Sociais e Religiosas

Henrique Afonso iniciou sua inserção no movimento social na juventude, participando do Grupo de Jovens da Igreja Católica. Ele também esteve envolvido no movimento sindical em Rio Branco, ao lado de líderes como Marina Silva e Sérgio Roberto. Além de sua carreira política, Henrique fundou um grupo teatral chamado Poyanawas em Cruzeiro do Sul e criou uma comissão pró-cultura que organizava a Maratona Cultural anualmente. Membro da Igreja Presbiteriana, ele pastoreou igrejas no Acre após deixar a vida política e seu cargo de professor universitário.

Vice-Prefeito

Rua rui Barbosa, 67, CEP 69980-000,Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil

De segunda a sexta-feira das 7h às 17h (Fechado das 12h às 14h, aos sábados e domingos)

+55 (68) 3322-2169

ATRIBUIÇÕES DA PASTA

Competências e atribuições


O vice-prefeito é o segundo na hierarquia no executivo municipal, conforme estabelece a Constituição Federal Artigo 29, I e II. O vice é o substituto do prefeito em caso de ausência por licença ou outro impedimento, pode também exercer função dentro da administração municipal.


As principais atribuições do vice em nosso município é substituir o prefeito no caso de vacância e auxiliá-lo sempre que for por ele convocado para missões especiais. Além disso, o vice tem um papel político (negociação junto ao legislativo e interlocução com a sociedade civil) e de gestão (auxilia na supervisão e controle da própria administração).

bottom of page