O Dia Internacional da Menina (11 de outubro), foi comemorado em Cruzeiro do Sul com a realização do Projeto "Empodera - Hoje menina, amanhã Mulher - organizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal (CPPM) e pelo Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário (GASH). Foi um dia de atividades em benefício das crianças e adolescentes que estão internadas no Lar Ester Cameli que é coordenado pela Fundação Betel.
As meninas que estão internadas viviam em situação de vulnerabilidade e até enfrentaram violência doméstica. Elas foram amparadas e algumas já estão chegando à idade que devem deixar o abrigo, por isso, a coordenação de políticas para as mulheres decidiu celebrar a data com a finalidade de motivá-las a caminhar em buscar de sua independência.
Com esse objetivo, foram ministradas palestras de motivação, as autoridades fizeram discursos de incentivo e apoio, também foram ofertados serviços de beleza para cuidados com a pele, com o cabelo e maquiagem. Elas também foram agraciadas com diversos brindes, participaram de atividades lúdicas e assistiram uma peça teatral apresentada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação contou com a presença de representantes de várias instituições que defendem os direitos das crianças. Entre elas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Juizado da Segunda Vara Civil representada pela juíza Rosilene Santana, a Vara da Infância e Juventude com a presença do juiz Rafael Santine, a primeira dama Lurdinha Lima e outras autoridades. A juiza Rosilene que visita o abrigo frequentemente falou de sua história de vida para incentivar as crianças a buscarem novos caminhos por meio da educação.
"Elas sempre mim veem aqui e falam que estou arrumada e esse evento é para que elas possam entender que também são lindas e importantes. Eu vim de uma situação de pobreza que também precisei sair de casa muito nova e foi muito difícil. Por isso, me coloquei no lugar delas e tentei mostrar que, independentemente, das circunstâncias, elas também podem e para isso é preciso se agarrar aos estudos", orientou a magistrada.
O município de Cruzeiro do já realiza diversas atividades ao longo do ano para direcionar as meninas em situação de vulnerabilidade. A primeira dama do município é uma incentivadora das ações. Para ela, o envolvimento de toda sociedade é fundamental para tirar as crianças da situação de vulnerabilidade.
"Não poderíamos deixar de estarmos aqui neste dia juntos com essas crianças que precisam de apoio e de serem vistas pela sociedade. Trouxemos várias atividades, principalmente, dando apoio a esta instituição, enquanto gestão municipal. Somos parceiros dessa instituição que é beneficiada por meio de convênios com o município e em todas as datas nos fazemos presente com essas crianças", destacou Lurdinha.