top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura investimentos na zona rural


A prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugurou neste sábado, 15, a quadra poliesportiva da Comunidade Tartaruga, no rio Valparaíso. A obra recebeu uma emenda no valor de R$336 mil de autoria da deputada Mara Rocha e outros R$1.999,00 de contrapartida do município. A articulação para que a emenda chegasse à comunidade partiu do deputado estadual Luís Gonzaga.


A obra irá atender também às demais comunidades do rio Valparaíso na realização de atividades escolares e esportivas, bem como de eventos comunitários, religiosos e em datas comemorativas.


O prefeito Zequinha Lima esteve presente para o ato de inauguração, que contou com a presença do secretário adjunto de educação, Valdenísio Martins.    

“A educação não se dá única e exclusivamente em sala de aula mas em um contexto amplo e geral, não é só lápis, giz e quadro que faz a pessoas trabalhar na sua dimensão de aprendizagem. Nesse sentido quero parabenizar o prefeito Zequinha lima, o vice Henrique Afonso, aos deputados que colaboraram para que esta obra pudesse vir a ser construída nessa comunidade deputada Mara Rocha, o deputado Luís Gonzaga, pessoas imporantes nesse processo”, disse o secretário adjunto.


A comunidade dispunha apenas de um campo de futebol, cuja utilização fica limitada em função das chuvas. A quadra irá garantir maior participação da comunidade em eventos de cunho esportivo, comemorativos e comunitários.

“É para nós uma honra e um prazer receber uma obra de um valor de mais de 300 mil reais numa localidade de interior como é esta comunidade do rio Valparaiso. É um motivo de muita alegria esta construção que vai servir para muitos eventos. Além da juventude participar das suas atividades, vai servir para eventos escolares, de associações, e outros eventos. Várias comunidades desejariam uma obra dessas, que vai beneficiar muitas famílias em todo rio Valparaíso”, disse Jardesson Silva, morador da comunidade.



O prefeito Zequinha Lima agradeceu ao empenho da deputada Mara Rocha e do deputado Luís Gonzaga para a realização da quadra e destacou a importância de a gestão se comprometer com a atenção com os moradores da zona rural.


“O morador da zona rural tem que ter a mesma atenção do morador da zona urbana e as vezes até mais porque as dificuldades da zona rural são bem maiores, tanto nos ramais quanto na beira do rio, então construir uma quadra dessa no meio da mata, às vezes as pessoas nem acreditam então quero agradecer muito à deputada Mara Rocha e ao deputado Luís Gonzaga que vieram aqui e tiveram esse interesse em ajudar, destinando parte de suas emendas para que a prefeitura pudesse construir, independente de cores partidárias, então isso aqui é importante é um começo, é um desenvolvimento que a comunidade inteira vai se beneficiar com essa quadra”, disse o prefeito Zequinha Lima.


Na ocasião o prefeito também destacou o trabalho que vem sendo na região através das equipes de saúde fluvial e ribeirinha, e anunciou outros investimentos para a região, como a reforma das sete escolas do rio Valparaíso, e o trabalho que vem sendo realizado junto ao MP para ampliar a compra de merenda escolar direta do produtor local.


“Existe uma lei que determina que 30% da merenda escolar deve ser comprado da agricultura familiar, direto do produtor. Estamos trabalhando nisso desde o ano passado com o Dr. Leonardo que é promotor de justiça em Cruzeiro do Sul e estamos avançando, mas antes é preciso vencer a burocracia. O MP está nos ajudando nisso, temos um recurso de 380 mil reais para compra de merenda para as sete escolas do Valparaíso, para deixar os produtores credenciados para fazer uma chamada pública para o produtor poder fornecer a merenda escolar na escola em que seu filho estuda, algo que estamos trabalhando para que em breve possamos anunciar em todas as comunidades ribeirinhas do município”, concluiu o prefeito.





Comments


bottom of page