Prefeitura de Cruzeiro do Sul apresenta Plano Municipal de Saúde


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a manhã desta terça, 18, a apresentação do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

Participaram da apresentação os vereadores de Cruzeiro do Sul, o Conselho Municipal de Saúde e os coordenadores de saúde do município.


O objetivo da apresentação é dar total transparência às ações de saúde do município para que a sociedade civil tenha ciência de como são investidos os recursos destinados pelo governo federal.


Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima, as ações foram definidas a partir das conferências de saúde, e das demandas apresentadas pela própria população ao longo da gestão. A partir da coleta e análise de dados sobre a saúde da população, a SEMSA define as áreas prioritárias de atuação.


“O plano ajuda a orientar os investimentos de todas as ações da secretaria. Através dele que são definidos os planejamentos e orçamentos e para dar clareza, precisamos do conselho. As informações são inseridas no Dig SUS onde ficam disponíveis para A SESACRE e Ministério da Saúde”, explicou a secretária.


A preocupação final é fazer com que os recursos sejam bem empregados e possam trazer resultados práticos aos problemas e necessidades de saúde pública que a própria população ajuda a identificar.


“Buscamos uma resolutividade, ou seja, que as ações sejam eficazes para a população ser mais bem atendida”, completa Valéria.

Cruzeiro do Sul dispõe atualmente de 14 Unidades Básicas de Saúde urbanas e 11 UBS rurais. Atuam 38 equipes de saúde da família e uma equipe de saúde fluvial.

“Plano já está em execução. A partir dessa apresentação a população vai perceber que muitas destas ações do plano já vêm sendo executadas pela prefeitura”, conclui a secretária.

0 comentário