Prefeitura realiza Dia “D” do Novembro Azul na Unidade da 25 de Agosto

Atualizado: 1 de dez. de 2021

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da secretaria municipal de saúde, realizou nesta quarta, 17, o dia D do Novembro Azul. Como forma de atrair especialmente o público masculino para a campanha de prevenção, foram ofertados no auditório da UBS 25 de Agosto, os mesmos serviços do programa Saúde na Comunidade, que acontece todas as sextas em uma comunidade da zona rural.


“Planejamos muitas ações para serem desenvolvidas durante o mês de novembro. Temos ido até as instituições e oferecido o exame de PSA, além de exames de rotina, como aferição de pressão. E também estamos realizando nosso papel educativo de conscientizar sobre importância de que os homens busquem os serviços de saúde para prevenção e diagnóstico o quanto antes. Estamos fazendo atividades nas instituições, todas as unidades estão voltadas para as solicitações de PSA e as atividades educativas”, resumiu a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.


As dez UBS da zona urbana também estão funcionando com o horário de atendimento estendido até as 19 horas, o que facilita os atendimentos aos homens que trabalham em horário comercial.


Romário da Silva, foi um dos homens que buscou o atendimento no dia D no Posto da 25: “Com isso a gente está vendo que a saúde do município está se importando com a população de Cruzeiro do Sul. Eu nunca tinha feito esse preventivo e, através da palestra, soube da necessidade de procurar o posto de saúde para realizar os exames”.


“Foi bom o atendimento, fiz o exame, pois fui alertado da necessidade de manter sempre constante este cuidado”, disse o sr. José Hélio, 63 anos.


O prefeito Zequinha Lima esteve presente no dia D.


“Hoje é o dia D do Novembro Azul, uma campanha alusiva a prevenção do homem, sabemos que existe muito preconceito na hora de procurar o médico, mas desta vez os homens lotaram o auditório. É um sinal de que nossas campanhas estão surtindo efeito, nosso trabalho está chegando na ponta, no usuário. Estamos buscando conscientizar as pessoas da necessidade de prevenir contra o câncer de próstata. Daqui a pessoa já sai com consulta marcada, agendamento de ultrassom ou o que for necessário, mas o mais importante é o cuidado que temos que ter, não apenas nós homens, mas todos nós, com a nossa saúde”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.



0 comentário