top of page
  • Foto do escritorLeandro Altheman Lopes

Prefeitura melhora acesso a moradores do ramal do escondido


Atualmente 40 famílias residem no ramal do escondido que tem 11km de estrada, cujo acesso é através da Variante. No período de inverno, os moradores ficavam impossibilitados de chegar ao mercado com a produção que consiste principalmente em mandioca, milho e banana.


Este ano o poder público municipal já recuperou todo o ramal e agora vai realizar aterros em alguns pontos mais baixos e colocar bueiros para facilitar o escoamento da água durante o inverno.


O agricultor Pedro Azevedo que é presidente da associação de moradores, agradeceu o apoio da prefeitura em realizar a melhoria no ramal.

“Essa raspagem que a prefeitura fez já melhora muito no verão. Agora a melhoria que nós queremos é uma base de barro e uma camada vegetal para dar acesso e retirar produção também no inverno. Com qualquer chuva, o ramal já fica intrafegável. A gente agradece o que a prefeitura fez, pois já melhorou, agora queremos esses aterros e já temos a palavra do prefeito que teremos essa melhoria para tirar a produção e garantir o direito de ir e vir”, disse Pedro.



A agricultora Maria Cleidimar, ressaltou a importância dos 11 km que já foram feitos que estão ajudando bastante os moradores, e pediu que o ramal seja ampliando para contemplar outros produtores rurais.



“Alguns moradores estão sem aceso ainda, são de seis a dez km onde os moradores precisam dessa abertura, pois tem produtos que estão se estragando por falta de escoamento. O bom é que hoje temos maior facilidade de conversar com o prefeito e o secretário. Antes não era assim, a gente não conseguia chegar até o prefeito e hoje a gente tem esse diálogo”, disse.


Conhecedor dos problemas do ramal do escondido, o secretário de obras Josinaldo Batista acompanhou o prefeito em exercício Henrique Afonso, e disse que vai ser possível melhorias no ramal.



“Estamos fazendo uma Inspeção no local para ver o que pode ser melhorado com os recursos que temos. Esse foi um dos primeiros ramais a serem atendidos com recuperação neste ano, mas sabemos que o solo aqui é diferenciado. É uma área encharcada, úmida, com um solo argiloso que retém muito a umidade. Não tem como garantir de pronto esse acesso de inverno a verão devido a estas condições do solo, mas vamos melhorar as pontes, que há estão apresentando problemas e isso já vai ajudar a dar melhor trafegabilidade. Desde o ano passado temos feito levantamento em alguns pontos. Mantivemos um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica por mais de um mês para melhorar o tráfego no ramal. Também estamos buscando mais recursos, para futuramente realizar um trabalho mais permanente nesse ramal ”, explicou o secretário.



O prefeito em exercício, Henrique Afonso disse que a prefeitura vai sempre trabalhar para melhorar a vida do Homem do campo, mesmo sabendo das dificuldades de se trabalhar nos ramais da região.

“O prefeito Zequinha esteve aqui no final do ano e vem tratando já a algum tempo com as lideranças do ramal do Escondido. São muitas famílias morando aqui, é um ramal bastante produtivo. Desde 20021, 20222 estamos trabalhando para melhorar este ramal. Esta visita é para conhecer os pontos mais críticos, e queremos garantir o direito de ir e vir. Onde tem ramal tem famílias morando. Já quanto à abertura do ramal que é uma demanda dos moradores, essa é uma discussão que deve ser tratada com o Incra, temos questões ambientais climáticas bem como de legalidade e juridicidade que devem de ser respeitadas e tratadas com responsabilidade. O prefeito Zequinha tem esse compromisso com os moradores e com a produção, mas é preciso parcerias com o Incra e o Estado para enfrentar esse desafio”, disse o prefeito em exercício.






Commenti


bottom of page