top of page
  • Foto do escritorLeandro Altheman Lopes

Prefeitura entrega UBS reformada da Vila Liberdade

Atualizado: 20 de set. de 2023


O prefeito Zequinha Lima realizou nesta quarta, 20, a entrega oficial da reforma da UBS Adalto José Batista na Vila Liberdade. A entrega faz parte do cronograma de obras, ações e ordens de serviços programados para a comemoração dos 119 anos de Cruzeiro do Sul.

Esta é a 14° UBS reformada pela gestão a partir de recursos de emenda parlamentar do senador Márcio Bitar. O valor desta obra licitada foi de R$ 314.198,52.


Rio Liberdade no trecho em que é atravessado pela BR 364. Local da Vila Liberdade



A reforma tem por objetivo garantir um melhor local de atendimento para profissionais e pacientes através da ampliação das salas e melhor higienização, a partir da lajotagem dos ambientes, o que facilita a limpeza.


“Melhorou 100% melhorou. Antes tinha mais dificuldade em limpar, mas agora está ótimo,” disse a servidora Rosa Maria do Campos, responsável pela limpeza geral do posto.


A UBS ampliada da Vila Liberdade beneficia as muitas comunidades ao longo do rio e os moradores dos locais próximos na BR, incluído parte da área do município de Tarauacá.


“Estou muito feliz como já tinha dito, muito gratificante como moradora e liderança poder contar com uma estrutura como essa que o prefeito acabou de entregar. Vai trazer mais conforto e qualidade no atendimento tanto o profissional quanto para os pacientes quando chegarem. Só tenho a agradecer em nome da comunidade do rio Liberdade. Essa região tem muitos habitantes e vai atender parte dos moradores de Tarauacá”, disse Quedma Oliveira, subprefeita da Vila Liberdade.



Como tem sido adotado pela gestão em outras localidades, com a entrega da reforma, é entregue também a ampliação dos serviços oferecidos pela unidade. É o que explica a secretária municipal de saúde Valéria Lima.




“Hoje é com alegria que estamos no Liberdade entregando a reforma da UBS e o bacana é que não entregamos somente aqui, mas também no Pentecostes, Nari do Moa, Santa Rosa, estamos terminando Santa Luzia. E com a ampliação de sala, teremos também um melhor atendimento médico, o que era semana passará a ser de segunda a quinta-feira, o mesmo também com a saúde bucal, e teremos ainda atendimento de fisioterapeuta e nutricionista”, disse.



Sebastiana Feitosa é moradora há 51 anos da comunidade Santa Rita, rio acima no Liberdade.


“Agora está bom, antes não era bom não. Às vezes a gente chegava e conseguia ficha e tinha que voltar sem atendimento. Hoje já somos bem atendidos, tem dois, três médicos. Antes para buscar atendimento tinha que ir até o posto do agricultor. Agora conseguimos aqui mesmo”, disse.


Chefe do gabinete do governador Gladson Cameli no Juruá, Raquel Batista é filha do homenageado com o nome da UBS: Adalto José Batista.


“É uma satisfação estar na comunidade na conclusão da reforma. É um importante gesto do prefeito por conta da ampliação do serviço e melhoria na estrutura física e para os profissionais poderem trabalhar de forma mais confortável”, disse Raquel.


“Melhora bastante a assistência aos ribeirinhos das comunidades próximas para o atendimento de saúde preventiva, vacinação e tratamento. Aqui os casos mais comuns são de tuberculose, pneumonia, dengue e acidentes com picada de cobra”, disse o Dr. José Bezerra, médico que atende a comunidade.


O Prefeito Zequinha Lima esteve presente na entrega da UBS reformada e anunciou novos investimentos na saúde para a região.


“Importante estarmos aqui. Já reformamos e ampliamos 14 postos de saúde onde ampliamos internamente os espaços e bem como os serviços que são ofertados. Médico e dentista que tínhamos uma vez por semana, agora serão todos os dias, além de todos os atendimentos normais de posto de saúde”


O prefeito Zequinha disse que, com a implantação de um laboratório de análises clínicas na Vila Santa Luzia, conforme o previsto, irá facilitar ainda mais o atendimento aos moradores do rio Liberdade.




“Melhoramos 100% da estrutura do posto, ampliamos uma área para receber as pessoas que chegam mais cedo para não ficar nem no sol e nem na chuva. Estamos humanizando e em breve vamos instalar também um laboratório de análises clínicas na Vila Santa Luzia que também irá atender a essa comunidade”.


Também foi anunciada a reforma de mais um posto de saúde no rio Liberdade.


“Além do mais anunciamos ainda a recuperação do posto de saúde ao longo do rio liberdade na Comunidade Periquito que será reformado e o atendimento será mensal na comunidade. Toda última semana de cada mês haverá atendimento no posto reformado”, concluiu o prefeito.



Comments


bottom of page