top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul zera fila de espera de eletrocardiograma




Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, implantou na Unidade Básica de Saúde Adalberto Sena, no Bairro Aeroporto Velho, mais um aparelho de eletrocardiograma no município. O novo aparelho amplia o acesso da população e zera a fila de espera para o exame que é essencial para detecção de doenças cardíacas.



Além da demanda na UBS, os Agentes Comunitários de Saúde e um enfermeiro realizam a busca ativa nas casas dos moradores.


A secretária municipal de saúde, Valéria Lima exalta a importância da ampliação do exame de eletrocardiograma para a prevenção de doenças crônicas.



“Nós tínhamos esse exame somente uma Unidade Básica de Saúde Francisco Souza dos Santos, conhecida como Posto do Agricultor. Então, nós percebemos que muitas mortes vinham provenientes das doenças crônicas não-transmissíveis. Então nos planejamos e organizamos esse trabalho de busca ativa, onde vai um enfermeiro da área, visita os hipertensos e diabéticos, principalmente aqueles que nunca foram aos postos das nossas unidades básicas de saúde e aí ele solicita os exames de sangue e também o eletrocardiograma. Através desse serviço nós já salvamos muitas pessoas, nas quais foram percebidas alterações e já fizeram até o seu marca-passo. Com esse trabalho, nós não temos mais filas de espera para a realização de cardiograma. As pessoas podem chegar por livre demanda", conta a gestora da saúde.


Raimundo Sobreira da Silva compareceu à UBS do Aeroporto Velho para realização do exame. Ele conta que os enfermeiros foram na casa dele na ação de busca ativa.


“Dois enfermeiros foram lá em casa. Toda semana eles passam e é bom fazer o exame porque a gente descobre qualquer coisa que a gente tem. Fiz exame de coração e de sangue e a vida melhorou bastante”.

O Prefeito Zequinha Lima visitou a unidade do Aeroporto Velho na manhã desta terça, 24.

”Com esse aparelho de eletrocardiograma, fruto de uma parceria com a Universidade de Medicina, o cidadão já sai da UBS com o exame feito e com o laudo pronto. Caso haja necessidade de um acompanhamento de um especialista o caso é encaminhado para o Hospital do Juruá para que possa fazer os procedimentos. Antes este era um exame não era ofertado pela unidade de saúde pública, somente no particular ou diretamente no Hospital Regional do Juruá", conta Valéria.



UBS quase pronta


Depois da visita à UBS do Aeroporto Velho, o prefeito Zequinha vistoriou a construção da UBS do Conjunto Cumaru que está cerca de 80% do serviço concluída. A previsão de entrega é para os próximos 60 dias.



bottom of page