Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai criar o Conselho Municipal de Direitos Humanos
- Assessoria de Comunicação

- há 9 horas
- 2 min de leitura

A criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos -CDH, foi pauta do encontro, nesta sexta-feira, 7, entre o Prefeito de Cruzeiro Zequinha Lima, o Promotor de Justiça, André Pinho e secretários municipais. Durante a reunião ficou definido que será criada uma comissão composta por membros da Prefeitura, Ministério Público, Sociedade Civil e Câmara de Vereadores para a elaboração da Lei de criação do Conselho nos primeiros meses de 2026.
“Temos toda a intenção de criar esse Conselho sim como já criamos o departamento de mulheres, da igualdade e outros departamentos. Eu sou um gestor que vim do movimento social e sindical e sei da importância que é um conselho e a gente tem incentivado a criação de associações. Uma coisa é eu chegar em Brasília pedindo investimentos para uma ação individual outra coisa é eu chegar com um conselho, um conselho, uma associação organizada, onde as coisas fluem com mais dinamismo”, pontuou o prefeito Zequinha Lima.
A servidora pública e representante da sociedade civil, Nágila Uchôa,se colocou a disposição para contribuir com a elaboração do projeto e criação do Conselho.” Estou à disposição para ajudar também, já que vai ser montada uma comissão e a gente tem esse apoio do MP e do prefeito Zequinha também. A gente fica muito feliz porque sabemos que vai acontecer e o nosso conselho será criado”, enfatiza Uchôa.
O Promotor de Justiça André Pinho, agradeceu pela receptividade da gestão municipal em criar o Conselho.
“O Conselho Municipal, que é um órgão menos burocrático, muito mais social, e é uma estrutura necessária para a gente acompanhar de uma forma intersetorial todas as demandas que a gente vem trazer. É um conselho muito importante porque conversa com todos os outros conselhos. Agradeço a receptividade do Prefeito Zequinha Lima e sua disposição em juntos criamos esse Conselho, saio muito feliz da reunião.”
Os Secretários da Casa Civil Ney Willians, e de Políticas Institucionais José Maria, representantes da Secretaria de Assistência Social participaram da reunião.



















