Prefeitura de Cruzeiro do Sul receberá residência em enfermagem obstétrica nas unidades de saúde
- Assessoria de Comunicação

- há 9 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul receberá no mês de março a Residência em Enfermagem Obstétrica, que será implantada nas unidades de saúde do município por meio de parceria com a Universidade Federal do Acre -UFAC e o Governo do Estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a saúde da mulher e a atenção neonatal, ampliando a oferta de profissionais especializados na rede pública.

Nesta quinta-feira, 5, o prefeito Zequinha Lima recebeu em seu gabinete a enfermeira e professora-doutora da UFAC, Maria José Francalino, responsável pelo projeto no município. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, que destacou os ganhos diretos para a população com a implantação da residência.
Segundo o prefeito Zequinha Lima, a chegada da residência representa um avanço importante para o sistema de saúde municipal, especialmente no cuidado com gestantes e recém-nascidos.“É um investimento que fortalece a saúde da mulher e melhora a qualidade da atenção prestada na rede municipal. A Residência em Enfermagem Obstétrica reforça o compromisso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o fortalecimento do SUS, a qualificação dos serviços de saúde e a melhoria da assistência à mulher e ao recém-nascido. afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, ressaltou que a parceria permitirá a ampliação do número de profissionais atuando na atenção básica, com foco no pré-natal e na saúde neonatal.
“Não são alunos de graduação, mas profissionais de saúde em especialização, o que eleva a qualidade do atendimento e amplia o acesso da população”, destacou.
A professora-doutora Maria José Francalino, explica que a residência em enfermagem obstétrica contará com seis vagas, cujos profissionais receberão bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. Os residentes atuarão nas unidades básicas de saúde e no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, fortalecendo a atenção materna e neonatal no município.
“O município é essencial como campo de prática e execução da residência, em parceria com a universidade e o Estado”, explicou.
A Residência em Enfermagem Obstétrica reforça o compromisso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o fortalecimento do SUS, a qualificação dos serviços de saúde e a melhoria da assistência à mulher e ao recém-nascido.









