top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe visita institucional da Corregedoria-Geral do MP



Na manhã desta terça-feira, 20, o  prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, recebeu uma visita de cortesia do Corregedor-geral do Ministério Público do Acre,  Álvaro Luís Araújo Pereira e o Subcorregedor,Flávio Augusto Siqueira de oliveira


O encontro teve o objetivo de fortalecer as relações institucionais entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Ministério Público.

Durante a reunião foi destacada a importância do diálogo na solução dos problemas das comunidades, e foram abordados temas como direitos da criança e do adolescente, questões ambientais, acesso à educação e de direitos do consumidor.Também foi mencionada a necessidade de respeito mútuo e independência entre os poderes.


O corregedor do MP, Álvaro Pereira, convidou a prefeitura para a audiência pública que ocorre nesta quarta,21, no auditório do Ministério Público, a partir das 9 horas. O objetivo maior é a para troca de experiências e a discussão de temas relevantes.


“Viemos aqui em correição de nossas unidades, verificando a regularidade dos serviços e buscando orientar nossos membros que atuam aqui no município de Cruzeiro do Sul. E estamos convencidos da necessidade de uma atuação em rede de uma atuação em que o diálogo seja a principal ferramenta na busca da solução dos problemas de nossas comunidades. O povo precisa ver as instituições como unas, como uma única instituição. É preciso que essas instituições que atuam em conjunto, prestem exatamente o melhor serviço, seja de saúde, seja de educação, enfim, para o cidadão. E também estamos aqui para receber as críticas sobre o nosso trabalho, receber os elogios também sobre eventuais práticas nossas que precisam ser multiplicadas e serem mais firmemente aplicadas. Então é uma visita de cortesia, saímos daqui confiantes e viemos, sobretudo para convidar o prefeito, convidar a prefeitura para que se faça presente em uma audiência pública. Vamos tratar da questão que afeta os direitos da criança e do adolescente, a questão ambiental, consumerista, de acesso à educação, a mais ampla possível. Mas o objetivo, sobretudo, é estabelecer diálogo permanente com instituições. O Ministério Público detém uma parcela de poder, sim, mas o município, o prefeito, o vereador, o secretário também detêm parcela de poder. É preciso que se converse dentro de um diálogo republicano, respeitando a harmonia que deve existir entre os poderes e sabendo o que cada um deve fazer. Cada um tem a sua parcela de responsabilidade e uma ideia de uma colaboração sem alguém que tenha sobreposição em relação ao outro. A ideia de que todos somos iguais”, pontuou ele.


O prefeito em exercício, Henrique Afonso, destacou a importância do diálogo e respeito mútuo para enfrentar os desafios do município. Ele enfatizado o papel do Ministério Público como órgão de controle para garantir o Estado de Direito e democracia na sociedade.


“Essa visita da corrigida do Ministério Público é fundamental e consolida esse diálogo respeitoso, harmônico e também assegurando a independência dos poderes entre o Ministério Público e a Prefeitura. Eles vieram aqui, estabelecemos um diálogo muito importante, falamos da complexidade de muitos desafios, de estarmos dentro de uma rede de integração para que as pessoas possam enfrentar os problemas muito sérios que nosso município enfrenta. Como órgão de controle, nós também temos um respeito muito grande, isso é fundamental para garantir um espírito de garantia do Estado de Direito e democrático da nossa sociedade e isso é fundamental”, concluiu.



コメント


bottom of page