Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza mutirão de limpeza e combate à dengue no bairro São José
- Assessoria de Comunicação

- há 2 dias
- 2 min de leitura


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta segunda-feira, 2, no bairro São José, a operação “Cidade Limpa, Saúde em Dia”, um mutirão de limpeza que reúne as secretarias municipais de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Setor de Limpeza Pública.
A ação tem como principal objetivo reduzir focos do mosquito da dengue, melhorar a limpeza urbana e promover mais saúde e qualidade de vida para a população. Entre os serviços realizados estão roçagem, retirada de entulhos, desobstrução de bueiros e ações educativas de combate ao Aedes aegypti.

Durante o mutirão, a população pode colocar em frente às residências entulhos e materiais inservíveis, como pneus velhos, sofás, cadeiras, móveis quebrados, madeiras, metais e outros objetos que possam acumular água, e facilitam a proliferação do mosquito da dengue.
O secretário municipal de Obras, Carlos Alves, destacou a continuidade dos trabalhos realizados pela gestão municipal.

“Estamos fazendo aqui no bairro São José esse mutirão, tanto na roçagem quanto na retirada de entulho. A Secretaria de Obras não para, com todos os seus departamentos trabalhando para manter a cidade limpa”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, reforçou que a operação é estratégica e preventiva, especialmente neste período do ano.
“Estamos nos antecipando a um período crítico, historicamente marcado pelo aumento dos casos de dengue em fevereiro e março, esses dois meses são cruciais. Visando tentar conter, nós estamos iniciando a operação antes desse crescimento absoluto”, explicou.

Segundo o secretário, os agentes de endemias realizam inicialmente visitas domiciliares para orientar os moradores e eliminar criadouros do mosquito.

“Após essa orientação, a população coloca seus entulhos na frente de casa, e o serviço público faz a retirada, além da roçagem e desobstrução de bueiros. Mas é fundamental que o cidadão faça sua parte, organizando quintais e o interior das casas, que é onde nasce a maioria dos mosquitos”, completou.

Morador do bairro São José há oito anos, Ivan Fariaz destacou a importância do mutirão para a comunidade.
“Uma limpeza dessa é boa para o povo, ajuda a acabar com essa peste da dengue. Fica tudo limpo, as ruas e calçadas sem mato. Depois da limpeza fica bonito, fica bom. A saúde é o que a gente mais precisa”, relatou.

A operação “Cidade Limpa, Saúde em Dia”segue nesta terça-feira, 3, para o loteamento Jardim Primavera e, em seguida, atenderá o conjunto Santa Helena.

































