Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza 1ª etapa da Oficina de Compostagem na Comunidade Rural Passo Fundo
- Assessoria de Comunicação

- 7 de out.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio das Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Educação, Lazer e Esportes, realizou nesta segunda-feira, 6, a 1ª etapa da oficina de compostagem na Escola Regina Maia Braga, localizada na comunidade rural Passo Fundo. O ensinamento foi sobre a produção da composteira, sendo que o processo de compostagem será realizado na prática ,em outro momento.

A compostagem é a reciclagem de resíduos orgânicos (como restos de comida e podas de jardim) que, através da ação de microrganismos, é transformada em um húmus fértil, um adubo natural rico em nutrientes para o solo. Essa atividade teve como objetivo promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis no manejo dos resíduos orgânicos gerados no ambiente escolar e domiciliar.
A oficina foi ministrada por Pedro Figueiredo, voluntário Marista vinculado ao Centro de Juventudes de Cruzeiro do Sul, que compartilhou seus conhecimentos sobre a composteira adequada , ciclo da compostagem e formas corretas de separação e aproveitamento dos resíduos.

Durante o encontro, os participantes puderam acompanhar na prática a fabricação de uma composteira de resíduos orgânicos domiciliares, utilizando materiais simples e acessíveis, com o intuito de estimular a replicação da prática em casa e na própria escola.

Edna Fonseca, Secretária Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade destacou a importância da ação para a comunidade e para a saúde pública da população.
"A ação na Escola Regina Maia Braga foi de fundamental importância e reforça o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima com a sustentabilidade. É um trabalho que permitirá que nossas ruas não fiquem sujas com restos de alimentos rasgados por cães. Nosso objetivo na comunidade foi mostrar como transformar esse resíduo em adubo que será utilizado nos seus plantios trazendo renda para as famílias e melhorando a saúde das pessoas”, citou Edna.















