top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul participa de oficina regional sobre Vigilância em Saúde

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa nesta segunda-feira, 23, da Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O encontro ocorre no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Cruzeiro do Sul e segue até terça-feira, 24, reunindo gestores e profissionais da área para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento das ações de vigilância em saúde.


A oficina tem como objetivo promover o diálogo entre os diferentes níveis de gestão e fortalecer a implementação da política no território, considerando as particularidades regionais, especialmente da Amazônia Ocidental.


O diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde,Guilherme Werneck, destacou a importância da iniciativa para a consolidação da política no país.“O objetivo da Oficina Regional para a Implementação da PNVS é fazer um esforço coletivo entre os diferentes níveis de gestão e com o apoio do controle social para que a gente consiga implementar no território a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que foi instituída em 2018 por Resolução do Conselho Nacional de Saúde. A vigilância em saúde é um aspecto fundamental para a proteção e promoção da saúde e o controle de doenças. Essas oficinas têm como objetivo escutar o território, entender iniciativas bem-sucedidas e identificar as melhores estratégias para garantir que a política se estabeleça de forma efetiva no país”, explicou.



Ele também ressaltou que a implementação da PNVS traz mudanças importantes na forma como a vigilância é realizada, promovendo maior integração entre as diferentes áreas.“A política fortalece a articulação entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador, além da integração com a rede de atenção à saúde. Esse trabalho conjunto é essencial para garantir a promoção, proteção e o controle de doenças no território”, completou.



O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, enfatizou que o debate é fundamental para adaptar as diretrizes nacionais à realidade da região amazônica.“A importância dessa oficina está no debate sobre a realidade amazônica, especialmente dos municípios da Amazônia Ocidental e da Calha do Rio Juruá. Nós enfrentamos dificuldades na implementação de normas e nos processos operacionais de fiscalização, além da necessidade de adequação à nossa realidade, que é diferente de outras regiões do país”, destacou.


Ele citou ainda os desafios logísticos enfrentados pelos municípios da região.“Temos municípios como Marechal Thaumaturgo, onde cerca de 60% da cobertura de saúde da família é ribeirinha, e Cruzeiro do Sul, onde aproximadamente 30% da população vive em áreas rurais de difícil acesso. Isso exige uma logística complexa para garantir atendimento e serviços de saúde. Essa revisão dos processos de vigilância vai ajudar o Governo Federal e o Ministério da Saúde a construir normas mais adequadas à nossa realidade”, afirmou.


Veja a programação


Segunda-feira – 23 de março de 2026


08h30 – 09h15 | Abertura

* Elenilson Silva de Souza – Coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS/CNS)

* Kandice Falcão – Assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

* Ana Cristina Moraes da Silva – Secretária adjunta de Atenção à Saúde do Acre (Sesacre)

* Alex Sander Duarte da Matta – Assessor-chefe da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

* Marcelo Siqueira – Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems/AC)

* Guilherme Werneck – Diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS)


09h15 – 10h | Mesa

Tema:Integração das Vigilâncias e Articulação com a Atenção Primária à Saúde

Luiz Augusto Facchini – Consultor especial no DAEVS/SVSA/MS


10h – 10h15 | Debate em plenária

10h15 – 10h30 | Tema

* Metodologia da oficina

* Distribuição dos grupos

* Orientações das salas

* Formulário de avaliação da PNVS

* Jacqueline Nunes Fagundes – DAEVS/SVSA/MS


10h30 – 12h | Atividades em grupo nas salas

Método Photovoice

14h – 17h30 | Atividades em grupo nas salas

Matriz


Terça-feira – 24 de março de 2026


08h30 – 10h | Atividades em grupo nas salas

Matriz: Construção das apresentações dos grupos

10h – 11h30 | Mesa

Tema:Desafios na articulação das práticas e processos de trabalho das vigilâncias e na integração da vigilância em saúde com a atenção à saúde, no contexto de implementação da PNVS


Moderação:

Jacqueline Nunes Fagundes – Coordenadora da PNVS


Palestras:

* Nereu Mansano – Assessor técnico do Conass

* Kandice Falcão – Assessora técnica do Conasems

* Carla Cristina Ferreira Pinto – Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (Anvisa)

* Guilherme Werneck – Diretor do DAEVS/SVSA/MS


11h30 – 12h | Debate em plenária

12h – 13h30 | Almoço

13h30 – 15h30 | Mesa – Apresentação dos grupos

Moderação:

Luiz Augusto Facchini – DAEVS/SVSA/MS


Participantes:

* Representantes do Cosems/AC

* Representantes da Diretoria de Vigilância da Sesacre

* Marcelo Siqueira – Vice-presidente do Cosems/AC

* Adriana Lobão – Diretora de Vigilância em Saúde da Sesacre


15h30 – 16h | Considerações finais, avaliação do evento e encerramento

Guilherme Werneck – DAEVS/SVSA/MS

16h | Encerramento


Brasão de Cruzeiro do Sul

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Estado do Acre

CNPJ 04.012.548/0001-02


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site | Portal da Transparência


📱Fone: +55 (68) 99213-8219 (Ouvidora Geral Thaissa Mappes)

🏢 Rua Madre Adelgundes Becker nº 222, CEP 69.980.000, Miritizal, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 Pedidos por meio do sistema Fala.BR (clique aqui)

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale no Turismo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page