top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura nova sede do Atendimento Municipal do Autismo


Com o aumento no atendimento de 37 para 127 crianças com Transtorno do Espectro Autista, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira, 23, a nova sede do AMA, localizada na Avenida 25 de Agosto.





No novo espaço do Atendimento Municipal ao Autista- AMA, 2 psicólogos, 1 educador físico, 2 fonoaudiólogos, 1 assistente social, 1 pedagogo, 1 terapeuta ocupacional, 1 fisioterapeuta e 1 neuropsicopedagoga, atenderão as crianças das 7 às 19 horas.




A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem sido uma referência no diagnóstico que, em alguns casos, começa na escola, passa pela telemedicina e chega ao atendimento dos profissionais especializados no AMA.


" Temos um fluxo que serve de modelo no Ministério da Saúde. Temos telemedicina com neuropediatra na primeira avaliação e exames. Quando necessário enviamos ao hospital para atendimento presencial. Conseguimos diminuir as filas de TFD", conta Valéria Lima, Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul.




A administradora,Sibele Farias, tem dois filhos com o espectro, Enzo, de 8 anos, e Heitor, de 6. Ela, que é natural de Brasília, diz que o Acre está bem avançado no atendimento público às crianças e às famílias dos autistas, devido à leis, à parceria entre poder público e a associação e à rede de atendimento.


“Cerca de um ano atrás, diagnostiquei primeiro o mais velho. Estava tão focada no primeiro que não percebi que o segundo também estava no espectro. A escola detectou e desde então estou nesta luta.

Esse trabalho desenvolvido pela prefeitura de Cruzeiro do Sul representa muito, pois sem as terapias as crianças não conseguem avançar. Há um ano, meus filhos não estariam em um lugar como este, não socializavam, não abraçavam, até para se relacionar na escola tinham dificuldade. Hoje já são crianças transformadas. Sou de Brasília, e aqui percebo que está mais avançado. Tem mais leis direcionadas e os profissionais são de excelência", pontuou.


Presente na inauguração, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, citou o esforço em proporcionar um atendimento especializado para as crianças e as famílias.





“Nós inauguramos o AMA em julho de 2021 no centro da cidade. Inicialmente, atendíamos 37 crianças, depois passamos para 80, depois se tornou pequeno. Apareceu mais necessidade de ampliar esse espaço, hoje estamos inaugurando esse local com mais profissionais e horário de atendimento ampliado também. Já são 127 crianças com mais de 180 tipos de atendimento. O funcionamento era de

apenas um turno e agora vamos até as 19 horas, o que vem de encontro às necessidade da comunidade" , concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

bottom of page