Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante acessibilidade nos bairros Cohab e Cruzeirinho com escadas
- Assessoria de Comunicação

- 28 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está construindo escadas em áreas com relevo acidentado, para facilitar o acesso dos moradores em três pontos dos bairros Cohab e Cruzeirinho. A ação consiste na construção de escadas em locais de barrancos, onde a mobilidade era dificultada principalmente durante o período chuvoso.

O relevo da cidade, marcado por morros e ladeiras, sempre foi um desafio para quem precisa se locomover diariamente. Para resolver o problema a Secretaria de Obras está fazendo escadas de concreto e também com a técnica rip-rap”, que consiste em sacos de areia e cimento que, após petrificados, garantem resistência e segurança para o acesso de inverno a verão.
Teixeirinha da Costa Silva, morador da Cohab, comemorou a melhoria. “Ajuda muito, porque aqui é difícil o acesso. Quando chovia, ficava muito ruim de subir. Agora melhorou 100%. Agora está ótimo, sobe e desce com facilidade”, afirmou.
Nazildo da Silva Costa também expressou sua satisfação. “Antes era no barro puro, difícil de subir. Agora está uma maravilha. Valeu, prefeito, obrigado por ter feito pra nós”, agradeceu.
Moradora do bairro, Elina,que tem um filho com deficiência física, destacou a importância da obra. “Eu gostei muito desse serviço. Agradeço a Deus e ao nosso prefeito, que olha pela população. Meu filho é deficiente e antes precisava de duas ou três pessoas para levá-lo ao médico, e mesmo assim já sofreu quedas, escorregava no barranco liso. Agora, com essa escada, tudo ficou mais seguro para nós”, contou.
O secretário municipal de Obras, Carlos Alves, explicou a necessidade da ação. “Era uma dificuldade imensa, principalmente no período de chuvas. A pedido do prefeito Zequinha Lima, priorizamos essas áreas onde é impossível construir ruas. Com as escadas de rip-rap, facilitamos a mobilidade de todos, inclusive pessoas com necessidades especiais. As escadas têm cerca de 80 metros cada uma”, relata.
O trabalho iniciado nos bairros Cohab e Cruzeirinho deve se estender para outras áreas da cidade que enfrentam problemas semelhantes.















