top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega investimentos de R$100 mil em cadeiras de rodas



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou na manhã desta sexta, 5, a entrega de 48 cadeiras de rodas para PCDs – Pessoas com Deficiência. Os recursos, R$100 mil, para a compra dos equipamentos, foram de emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Longo.


Foram entregues, 8 cadeiras de banho, 13 cadeiras dobráveis comum para adultos, 9 cadeiras dobráveis comum infantis, 6 cadeiras tetraplégicas infantis e 12 cadeiras tetraplégicas adultas. Os equipamentos vão promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando independência e facilitando a participação ativa  deles na sociedade.



Estiveram presentes no ato da entrega o prefeito Zequinha Lima, o deputado estadual Pedro Longo, os vereadores Zaldo, Gilmar da saúde e Novo e as secretárias de Saúde, Valéria Lima e Delcimar Leite da Assistência Social.


A indicação da emenda para a aquisição dos equipamentos partiu da Secretaria Municipal de Saúde que produziu um relatório técnico detalhado determinando as necessidades específicas para cada cadeirantes, definindo o tipo de cadeira a partir do acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais.


" O processo foi feito com muito cuidado, desde a escolha das cadeiras certas até profissionais que conhecem as causas, como fisioterapeutas e assistentes sociais. As pessoas foram acompanhadas pela equipe médica, com relatórios, médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas", explicou a  secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.


O prefeito Zequinha agradeceu pelo investimento e a sensibilidade do deputado Pedro Longo.


“Não havia maneira melhor de iniciar o ano de 2024 do que entregando mais de 40 cadeiras de rodas para pessoas portadoras de necessidades especiais. A maioria delas não possui condições financeiras para adquirir uma cadeira de rodas. Neste momento, quero parabenizar o deputado Pedro Longo, que obteve uma votação expressiva em Cruzeiro do Sul e agora está devolvendo isso por meio de trabalho. A ação trará dignidade e cidadania para essas pessoas, permitindo que saiam de casa, frequentem a igreja ou a escola”, destacou o prefeito Zequinha Lima.


O deputado Pedro Longo parabenizou a equipe de saúde da prefeitura pela indicação na compra de cadeiras.


“Obrigado prefeito Zequinha Lima pelo reconhecimento.  Parabenizo sua gestão que tem uma equipe com  sensibilidade. Nem sempre, como deputado, conhecemos todos os problemas e dificuldades, e recebemos esta sugestão da sua equipe" relatou o parlamentar.


Francisca das Chagas, mãe de um dos cadeirante contemplados, fala em dignidade e cidadania ao agradecer pela cadeira que vai garantir mobilidade para o filho dela, Alessandro. Ele foi vítima de um acidente de trânsito.


" O que tenho para dizer é que agradeço primeiramente a Deus, deputado Pedro Longo, prefeito Zequinha e a todos que contribuíram por esta ajuda aos acamados que precisam e para quem não tem condições de comprar, como eu. Só tenho a agradecer por todos que trabalharam para isso”, disse ela.




bottom of page