top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul empossa Conselheiros Tutelares



A prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou na noite desta quarta-feira, 10, no Teatro dos Nauas, a posse dos 10 conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2023. Os mandatos são de 4 anos.


Em Cruzeiro do Sul há dois Conselhos Tutelares, cada um com 5 conselheiros, que atendem à diferentes áreas do município.


Aldelice Dantas, conselheira tutelar empossada, expressou grande expectativa pelo novo trabalho.

"É um desafio novo para mim, que vamos encarar da melhor maneira possível. Vou me empenhar ao máximo para cumprir meu papel e garantir os direitos das crianças e adolescentes. Vou ficar no segundo conselho que atende a alguns bairros e também a região da Br 364", relata


O prefeito Zequinha Lima esteve presente à solenidade de posse e parabenizou a condução democrática da comissão eleitoral. O gestor citou os desafios e avanços do Conselho desde o início da gestão. Lembrou que os conselheiros não tinham salas para atender as famílias com privacidade, nem internet, o único carro estava quebrado. Destacou que nas sedes adequadas, agora cada conselheiro tem sala para atendimento individual, computadores novos e dois carros atendem aos conselhos.


Ele anunciou a valorização salarial dos conselheiros, incorporando R$1.500 de gratificação ao salário base de R$2 mil, formando o piso salarial.



"Foram muitas conquistas  para ter um conselho tutelar cada vez mais forte em nosso município. O trabalho do conselheiro é fundamental, e é feito em parceria com Ministério Público, o Poder judiciário, CRAS, CREAS, órgãos e instituições importantes que mantém essa engrenagem funcionando no dia a dia. Este trabalho garante que as crianças estejam na escola, na família, nos ambientes que devem estar, em vez de estarem pedindo em semáforos.Avançamos em instalaçoes adequadas, meios para melhoria do serviço. E hoje estou assinando o decreto regulamentando o piso salarial dos conselheiros”, concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.


Eliana Teles, conselheira tutelar pela quarta vez, compartilhou seu momento de muita gratidão e felicidade.


"Agradecemos por este reconhecimento por parte da prefeitura.  O conselho, trabalhamos de forma colegiada, todos com o mesmo propósito e direcionamento, que é garantir os direitos de crianças e adolescentes de Cruzeiro do Sul. Recebemos  bastante casos de violência, por isso foi criado um setor do conselho para tratar de violência física e sexual, com grande número de denúncias. Estamos aqui para defender esses direitos com a rede de garantia: CRAS, CREAS, MP, serviço de Assistência Social", destacou ela.



Muitos familiares compareceram ao evento no Teatro dos Náuas. Além do prefeito Zequinha Lima, compuseram o dispositvo de honra na solenidade de posse dos Conselheiros tutelares, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores,Franciney Freitas, a secretária municipal de Assistência Social, Delcimar Leite, o promotor de Justiça Flávio Augusto Godoy, a presidente da Comissão Eleitoral  Adriana Miranda e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente,Marcos Levi.




bottom of page