top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Poder Judiciário alinham ações para fortalecer a Política Antimanicomial

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

Nesta quinta-feira, 5, o Prefeito de Cruzeiro do Sul,Zequinha Lima recebeu, em seu gabinete, o Desembargador Francisco Djalma da Silva, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo -GMF do Tribunal de Justiça do Acre, para tratar sobre a implantação da Política Antimanicomial no município. O objetivo é retirar as pessoas com transtornos mentais ou dependência química das unidades prisionais, e reinseri-las em tratamento em residências terapêuticas.

ree

O encontro contou ainda com a participação do secretário municipal de Saúde Marcelo Siqueira, do Procurador Municipal Rafael Sanson e do assessor de relações institucionais José Maria.


A Assessora Jurídica do GMF, Débora Nogueira, apresentou a Resolução nº 487, de 15 de fevereiro de 2023. A normativa que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, estabelece diretrizes para garantir que as pessoas com transtornos mentais, atualmente custodiadas no sistema prisional, possam ser encaminhadas para o tratamento adequado na rede de saúde conforme as legislações federal e internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, com base na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e na Lei nº 10.216/2001, que trata da proteção e dos direitos das pessoas com transtornos mentais.

ree

O Desembargador Francisco Djalma reforçou a necessidade de ampliação da Rede de Atenção Psicossocial no município, com a implantação de novos serviços. Ele citou serviços como o Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD– voltado ao atendimento de pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Outra opção seria o CAPS i – especializado no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais; Outra opção é a

Residência Terapêutica -RT,espaço destinado a acolher pessoas que, por ruptura de vínculos familiares, não possam retornar ao convívio familiar.


O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, ressaltou que Cruzeiro do Sul já aderiu a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas -CAPS AD,importante serviço da rede pública que oferece atendimento especializado, o que deve ser anunciado nos próximos dias.


O Desembargador Francisco Djalma ressaltou que a iniciativa busca tornar o sistema prisional mais humano, garantindo que pessoas com transtornos mentais sejam retiradas do cárcere e recebam o tratamento adequado. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Nosso objetivo é, junto ao município, implementar a residência terapêutica e ampliar a rede psicossocial. Acreditamos que, em breve, essa política será uma realidade aqui, beneficiando toda a sociedade”, afirmou.


A Resolução que orienta a Política Antimanicomial do Poder Judiciário prevê prazos para que estados e municípios implementem as ações necessárias. A apresentação de um plano de ação da prefeitura deve ser enviada até o final de julho para o Poder Judiciário com previsão de cumprimento integral até dezembro deste ano.

ree

O Prefeito Zequinha Lima reforçou o compromisso da gestão com as políticas públicas de saúde mental e destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário. “Temos firmado convênios com casas terapêuticas e igrejas, e já conseguimos retirar cerca de 70 pessoas das ruas. Ainda há desafios, mas é fundamental esse trabalho conjunto. Vamos buscar a implantação da residência terapêutica para oferecer dignidade e tratamento às pessoas que estão no sistema prisional, mas que deveriam estar recebendo cuidados da saúde”, destacou.

ree


SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Estado do Acre

CNPJ 04.012.548/0001-02


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site | Portal da Transparência


📱Fone: +55 (68) 99213-8219 (Ouvidora Geral Thaissa Mappes)

🏢 Rua Madre Adelgundes Becker nº 222, CEP 69.980.000, Miritizal, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 Pedidos por meio do sistema Fala.BR (clique aqui)

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale no Turismo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page