Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Faculdade de Medicina Afya firmam parceria para reconstrução de UBS e oferta de atendimento especializado
- Assessoria de Comunicação

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 27, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, assinou a ordem de serviço para a reconstrução da Unidade Básica de Saúde Pastor João Braz localizada no Bairro João Alves. Na ocasião, também foi firmado um termo de cooperação técnica entre o município e a Faculdade de Medicina Afya, que prevê a oferta de serviços médicos especializados à população. O ato contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, da diretora-geral da Afya em Cruzeiro do Sul, Simone Rigo e vereadores.

A nova UBS terá mais de 400 m² de área construída e será totalmente equipada. O investimento inicial é de R$ 1,8 milhão, podendo chegar a R$ 3 milhões ao final da obra com a parte de mobiliário e aparelhagem .O projeto é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina Afya, que integra o programa Mais Médicos e destina parte da receita obtida com mensalidades da faculdade ao investimento em saúde pública.

De acordo com o prefeito Zequinha Lima, a iniciativa representa um avanço importante para o município. “Já demos a ordem de serviço para a obra, que será construída com recursos da Faculdade de Medicina, em parceria com a Prefeitura. Hoje também assinamos o termo de cooperação técnica, no qual a Afya vai disponibilizar especialistas em diversas áreas para atender a população. Não só teremos uma UBS moderna e equipada, como também poderemos oferecer atendimento especializado de qualidade”, destacou.

O termo de cooperação prevê a disponibilização das especialidades de ginecologia, pediatria, infectologia e cardiologia, de acordo com a capacidade de atendimento do ambulatório da Afya, localizado em frente ao Jardim Amigo da Criança.

Para a diretora-geral da Afya em Cruzeiro do Sul, Simone Rigo, a parceria é fundamental para a comunidade e para a formação dos estudantes de medicina. “Essa cooperação é extremamente importante, pois o aluno precisa desse contato com o SUS em sua formação. Além disso, queremos ser relevantes para a comunidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população. Nosso ambulatório já está em funcionamento e, com a assinatura desse termo, as UBSs passam a regular imediatamente pacientes para o atendimento especializado”, explicou.

Moradores do Bairro João Alves também comemoraram a conquista. O presidente da associação de moradores do bairro, Roger Rogério, ressaltou a relevância da obra. “Essa é uma obra muito aguardada por todos nós. Agora, teremos um posto modelo, que vai trazer muitos benefícios para o bairro e para a cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, reforçou que a parceria amplia o acesso a especialidades. “O município já oferta algumas áreas, como ginecologia e infectologia, mas com essa cooperação vamos ampliar vagas e, principalmente, ofertar especialidades como cardiologia, que não tínhamos em Cruzeiro do Sul. Isso permitirá um melhor encaminhamento dos pacientes dentro da rede SUS, garantindo acompanhamento e tratamento adequado”, disse.





















