Prefeitura de Cruzeiro do Sul discute Plano de Ação para intensificar coleta de resíduos sólidos
- Assessoria de Comunicação
- há 42 minutos
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou, na terça-feira, 27, uma reunião coordenada pela Casa Civil, na sede administrativa, para discutir o Plano de Ação de intensificação da coleta de resíduos sólidos, que terá início em fevereiro, com foco em áreas turísticas e bairros de maior concentração populacional, com o objetivo de melhorar a limpeza urbana e reduzir doenças causadas por vetores.
Participaram do encontro representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde e do Departamento de Limpeza Pública. Durante a reunião, foram definidas melhorias imediatas na coleta dos principais pontos turísticos da cidade.

No Igarapé Preto, a coleta de resíduos será realizada diariamente, no período da manhã. Já no Croa, o serviço ocorrerá três vezes por semana — às segundas, quartas e sábados, às 14h.
A coordenadora de Limpeza Pública, Verônica Vale, destacou que a reorganização das rotas vai garantir mais eficiência no serviço. “Estamos organizando a coleta de lixo a partir dos pontos turísticos para tornar o trabalho mais eficaz, principalmente no Igarapé Preto e no Croa, que são os locais mais visitados da cidade”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Janaína Terças, ressaltou a importância da parceria com moradores e empreendedores. “Esses atrativos terão horários e dias de coleta definidos, com acordos entre o poder público, empreendedores e moradores, para garantir uma coleta responsável e a destinação correta dos resíduos”, disse.
A Secretária de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, afirmou que é preciso a união de todos para que tenhamos uma cidade mais limpa e sem doenças.
"O prefeito Zequinha tem a preocupação na qualidade de vida da população. Então, quando falamos em qualidade de vida, meio ambiente é tudo. As pessoas lançam todo tipo de resíduo, além da poluição visual, nós temos poluição hídrica em virtude das chuvas, todo tipo de descarte, eles são lançados a céu aberto e ali causando todo tipo de poluição. Hoje, traçamos esse plano de trabalho para a população que não é um dever só do poder público”, pontuou ela.
O secretário da Casa Civil, Ney Willians, explicou que a ação atende a uma determinação do prefeito Zequinha Lima. “A pedido do prefeito, nos reunimos para discutir um plano de ação imediato para melhorar a coleta de lixo e entulhos e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução das doenças tropicais na nossa cidade”, destacou.














