top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul acompanha programa de psicultura realizado em parceria com Governo do Estado



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Governo do Estado executa um programa de psicultura na zona rural do município. O programa inclui desde a construção de tanques e açudes para criação de peixes ao suporte técnico e estrutural aos produtores familiares. Através da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, a Prefeitura faz o acompanhamento da evolução do programa, com as máquinas trabalhando na construção dos tanques dos agricultores beneficiados pelo programa.



Acompanhando de perto o andamento do programa, o Prefeito Zequinha Lima esteve nesta sexta-feira, 22, supervisionando o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, no Ramal 11 , BR-364. Aldeni Menezes, técnica da secretaria, ressaltou a importância de atender às demandas antigas dos produtores familiares, garantindo que eles se enquadrem nos critérios do convênio estabelecido. Cada produtor pode ser beneficiado com até 20 horas-máquinas, desde que atenda aos requisitos do projeto, que incluem moradia local, manejo adequado do tanque, critérios ambientais, documentação da propriedade e qualidade do solo.


“Nós temos duas máquinas atendendo o ramal 11 e uma máquina atendendo o ramal São Francisco. Nós estamos visitando todas essas famílias para que elas fiquem enquadradas dentro dos critérios do convênio e a partir dessa visita se faz a autorização do serviço e assim tem-se a execução. Cada produtor pode ser beneficiado com até 20 horas-máquinas desde que atenda aos critérios ", aponta a técnica.



A satisfação dos produtores beneficiados é evidente. Rosa Maria Campos, uma das contempladas expressou sua gratidão pela oportunidade oferecida pelo programa. " Tenho certeza de que vai melhorar muito, principalmente para comer peixe, que eu amo peixe. Vai melhorar nossa alimentação e podemos pensar em venda também ", elenca.


Janislon da Silva Coelho, produtor beneficiado, expressou sua gratidão pela realização desse antigo sonho: "A gente precisava muito desses tanques pra ter um peixinho porque muitas vezes não tem de onde tirar. Aí tendo um tanquezinho aqui, um peixe para poder se alimentar é bom demais".


Para o prefeito Zequinha Lima, a segurança alimentar dos agricultores, é garantida com a execução do projeto de psicultura. Cada família poderá criar até 1.200 peixes nos tanques que a prefeitura está fazendo em parceria com o Governo do Estado.



“Estamos averiguando aqui junto aos produtores se realmente eles estão satisfeitos com o trabalho que está sendo feito. Vi que o tanque deles ficou bom e e eles tem condição de criar aqui até 1.200 peixes aqui dentro desse espaço. A nossa satisfação é de fazer com que as pessoas possam ter o auxílio do poder público e é isso que nós estamos fazendo aqui. Nós não vamos só cavar o tanque, nós vamos também dar assistência no decorrer do período que estiverem com o peixe para que não haja prejuízo com os alevinos e nem com a ração. Pode contar sempre com a nossa equipe” , assegurou o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page