Prefeito Zequinha Lima inaugura Mercado do Agricultor João Machado da Silva em Cruzeiro do Sul
- Assessoria de Comunicação
- há 54 minutos
- 3 min de leitura


Nesta sexta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, inaugurou o Mercado do Agricultor João Machado da Silva, situado no Bairro do Remanso. O empreendimento, que custou R$ 1,2 milhão, foi viabilizado por uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Perpétua Almeida, com uma contrapartida de R$ 90 mil da prefeitura.


O mercado tem como objetivo principal promover a conexão entre produtores rurais e consumidores urbanos, facilitando a venda de produtos frescos e locais. Essa iniciativa visa não apenas aumentar a renda dos agricultores, mas também garantir acesso a alimentos de qualidade para a população, contribuindo assim para a dinamização da economia local.

A nova unidade conta com 9 boxes, incluindo áreas para venda de carne e peixe, uma lanchonete, um restaurante, um armarinho, uma padaria e um café da manhã. No espaço central, 60 bancas estão disponíveis para que os agricultores ofereçam seus produtos, beneficiando centenas de produtores. Além disso, a prefeitura realizou melhorias na infraestrutura ao redor do mercado, incluindo asfaltamento e iluminação.

Em seu discurso, o prefeito Zequinha Lima destacou a relevância do projeto. “Precisamos descentralizar a movimentação do mercado central de Cruzeiro do Sul e trazer oportunidades para os bairros. Essa emenda da ex-deputada Perpétua Almeida é uma conquista para a região do Remanso, que é densamente povoada. O investimento em infraestrutura já realizado nas ruas do bairro, somado a este mercado, representa mais uma alternativa que os moradores têm de vender o seu produto direto para o consumidor e vai também auxiliar o consumidor, porque nessa região aqui, nós temos muita gente. Então muitos iam para o centro da cidade fazer suas compras, fazer sua feira, agora ela vai direcionar exatamente aqui. Além também da gente dar oportunidade para pequenos empreendedores montarem os seus próprios negócios aqui no espaço público. Quem vai ganhar com isso é a sociedade”, afirmou.


A ex-deputada Perpétua Almeida também falou sobre a importância do investimento. “Com o prefeito Zequinha a gente bota o dinheiro e a obra acontece e a gente ver ela se concretizar é gratificante. Este mercado facilitará a vida dos produtores e da população, que não precisará mais se deslocar até o mercado central. Acredito que com essa estrutura, estamos atendendo a uma demanda antiga da comunidade”, declarou.


O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Zé Maria, agradeceu pelo mercado em nome da comunidade . “Antes, víamos pessoas vendendo produtos na beira da rua, e havia uma clara necessidade de um espaço adequado. Agradecemos à ex-deputada Perpétua Almeida e ao prefeito Zequinha Lima por transformarem essa demanda em realidade. Este mercado beneficiará muitas famílias e poderá aumentar a renda de diversas pessoas da região”, comentou.


Dejanira Agama, uma das vendedoras do mercado, expressou sua satisfação com a nova oportunidade. “Vender aqui é muito bom, pois fica perto de casa e os produtos vêm diretamente do produtor. Isso é um grande passo para quem planta e não tinha onde vender”, disse.
Francisco Aragão que está vendendo peixe também manifestou seu agradecimento. “Com a inauguração deste mercado, temos agora um espaço completo. O Bairro do Remanso ganha um grande presente e agradecemos ao prefeito por seu olhar atento para a nossa comunidade”, afirmou.

O evento contou com a presença do deputado estadual Edvaldo Magalhães, vereadores, secretários municipais e estaduais, servidores, familiares do homenageado, agricultores e a população em geral.

Apoio à Agricultura Familiar
A gestão do prefeito Zequinha Lima tem se dedicado ao fortalecimento da agricultura familiar, promovendo ações como mecanização agrícola, assistência técnica, transporte gratuito de produtos e a criação de mercados para a comercialização de frutas, verduras e pescado. O novo mercado representa mais um importante passo na valorização dos produtores do município.














































