top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Parceria entre Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Governo do Acre garante obras para Conjunto Cumaru



Com uma parceria firmada desde o início da gestão com o Governo do Estado, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul vem conseguindo levar melhorias significativas para o Conjunto Habitacional Cumaru. Construídos em gestões estaduais anteriores, a falta de entendimento entre município e estado gerou um impasse sobre de quem seria a responsabilidade de implantar melhorias como saneamento básico e asfaltamento.


O resultado na prática, foi um abandono que fez com que os moradores permanecessem por quinze anos sem terem essas reivindicações mais essenciais atendidas.


No Conjunto Cumaru a falta de saneamento básico resultava no esgoto correndo a céu aberto, danificando as ruas do conjunto e impossibilitando um trabalho mais efetivo de asfaltamento. Nas raras vezes, houve relatos de pessoas que se acidentaram nas valas abertas pelo esgoto que corria no meio da rua.


“Está com uns quinze anos que esse conjunto foi feito e o maior trabalho que já teve aqui está sendo esse agora. Daqui a alguns dias, o Conjunto Cumaru vai ter outra cara. Vamos sair do esgoto e da lama para o asfalto,” disse a líder comunitária Maria José, que por anos esteve à frente das reivindicações.


A agenda do prefeito Zequinha Lima desta semana incluiu a visita às obras no Conjunto Cumaru acompanhado dos secretários de obras, Josinaldo Batista e de meio ambiente, Ygoor Neves, e o presidente da Câmara de Vereadores, Franciney Melo.


“No Conjunto Cumaru estamos fazendo recuperação de ruas, implantação de bueiros, em parceria com o Governo do Estado, que essa era uma reivindicação antiga dos moradores”, disse o prefeito durante a visita nessa semana.


O sorriso estampado no rosto de moradores que esperaram por décadas traz a evidência da importância da obra, mas também da responsabilidade de que as diferentes esferas do poder público priorizem o cidadão.   

Além do asfalto, é previsto também a construção de um Posto de Saúde pela prefeitura, algo que somente foi possível a partir da solução do problema anterior: o saneamento básico.


Em março de 2022, Governo e Prefeitura firmaram o acordo para solucionar esse problema.

“Na prática, nunca houve a finalização e entrega formal dos conjuntos, o que, inclusive, torna esses conjuntos alvos de ações judiciais. Viemos aqui reafirmar o compromisso de implantar uma estação de tratamento compacta no Conjunto Cumaru, por meio de uma força tarefa que reúne estado e município para concluir o tratamento de esgoto nessa região”, disse na ocasião Ítalo Lopes, então presidente em exercício do Depasa.


A participação das Associações de Moradores também foi fundamental: “apresentamos um plano de ampliação de rede elaborado em conjunto com presidentes de associações de moradores de bairro e a partir das demandas recebidas prosseguiram para os estudos”, concluiu.


“Em gestões anteriores fizeram as casas populares, entregaram as casas, mas o sistema de esgoto nunca funcionou, e ficava correu a céu aberto. Felizmente, o governo Gladson tem tido essa preocupação e por isso estamos estabelecendo uma parceria para corrigir aquilo que não foi feito antes”, disse o prefeito Zequinha Lima na ocasião em que recebeu a equipe do governo  em seu gabinete, em março de 2022.


“Sem parcerias, sozinho, muito pouco pode ser feito pelas pessoas que mais necessitam. O que estamos conseguindo nesse conjunto habitacional, depois de quinze anos de abandono, é um exemplo de que muito mais pode ser feito quando há entendimento e boa vontade em trabalhar. Temos muito a agradecer ao governador Gladson pela disposição e aos moradores que foram importantes parceiros para chegar a esse resultado. Estou feliz, e espero poder fazer ainda mais”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page