Em Cruzeiro do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura fortalecem parcerias

Atualizado: 11 de nov. de 2021


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul promoveu na manhã desta sexta-feira, 05, um encontro entre os produtores para mostrar a importância das parcerias e apresentar os avanços que vêm sendo conquistados para a categoria. Entre eles, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - que passa agora a ser emitido pelo próprio sindicato. O DAP é um documento necessário para que o agricultor familiar acesse as linhas de crédito do Pronaf e as demais políticas públicas do governo federal, tais como assistência técnica, programa de compra antecipada da produção e benefícios socais, entre outros.

A DAP passa a ser emitida pelo próprio sindicato a partir de segunda-feira, 8, mediante apresentação de documentos pessoais e da área rural. Francisco das Chagas, presidente do STR de Cruzeiro do Sul reconhece como uma conquista do movimento e agradece às parcerias institucionais que propiciaram este momento.

“Este é um momento histórico na trajetória de luta do STR. Vínhamos buscando uma alternativa para a emissão da DAP. Quero muito agradecer o apoio do Governo do Estado, da ALEAC e especialmente da prefeitura, que por meio da gestão do prefeito Zequinha Lima e do vice Henrique Afonso, criaram meios para que este evento tão sonhado pudesse acontecer dessa forma, levando essa possibilidade a todos agricultores”, disse o presidente do STR.

Na ocasião, o prefeito Zequinha apresentou alguns dos investimentos que vem sendo feitos pela atual gestão, e reafirmou o compromisso de fortalecer as parcerias com o STR.

Um dos compromissos foi o aumento de técnicos agrícolas de dois para nove, o que dará maior suporte no campo. Também serão adquiridos três quadriciclos com carroça para a entrega de merenda escolar, como forma de garantir a alimentação das crianças da zona rural durante o período invernoso.

“Quero aqui reconhecer o trabalho do STR junto aos trabalhadores de nossa cidade. Não temos medo de conversar e enfrentar os problemas do dia a dia e estamos enfrentando isso junto com STR, governo do estado, ALEAC, etc. Estamos apresentando e anunciando investimentos que são frutos desta aliança que está se construindo. Os trabalhadores rurais podem contar com nossa gestão, pois estaremos sempre presentes”, disse o prefeito.

O presidente da ALEAC, Nicolau Jr, também esteve presente no evento: “Este é um encontro importante com os representantes de classe rural. Quero parabenizar a prefeitura pelo esforço em dar esse apoio à zona rural, em buscar estar cada vez mais próxima do homem do campo, reconhecendo a importância da agricultura familiar para o abastecimento das cidades”, disse o presidente da ALEAC.




0 comentário