top of page

Complexo Esportivo do Aeroporto Velho recebe duas mil pessoas a cada final de semana



Desde que foi entregue à população pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 5 de abril de 2023, o Complexo Esportivo Municipal do Bairro Aeroporto Velho tem se tornado o principal espaço para a prática de esportes e lazer da cidade.


O local recebe, diariamente, a visita de centenas de pessoas que utilizam do espaço para passeios e para realizar atividades físicas, principalmente, nos finais de tarde e à noite.



Em razão disso, a gestão do Prefeito Zequinha Lima prioriza o bom funcionamento dos equipamentos através da constante manutenção. Recentemente o prefeito Zequinha Lima visitou o local e determinou a revitalização da iluminação no complexo, a fim de garantir a utilização pelo período da noite, quando muitas pessoas buscam o espaço para atividades esportivas e de lazer.


“Os atletas e as pessoas que frequentam o complexo aproveitam gostam de aproveitar o local à noite devido ao clima da nossa região que é muito quente durante o dia. Por isso é uma prioridade para nossa gestão manter a iluminação pública”, disse o prefeito Zequinha.


Seja para fazer a caminhada na pista de atletismo, jogar vôlei de areia e futevolei, disputar partidas de futebol na quadra sintética, a aeróbica conduzida por profissionais da prefeitura, ou simplesmente para lazer e encontros, o Complexo Esportivo é um dos principais locais públicos de Cruzeiro do Sul, o que explica a preocupação da gestão em manter o espaço acolhedor.

  


Os banheiros que estiveram inutilizáveis também passaram recentemente por manutenção.


O secretário de Educação, Esportes e Lazer, Edvaldo Gomes, lembrou da importância de que as próprias pessoas que frequentam o espaço, tenham a consciência de preservá-lo.


"Praticamente toda população de Cruzeiro do Sul está vindo aqui para o complexo, e a prefeitura está a cada dia melhorando e cuidando mais dessa estrutura. Pedimos até que as pessoas nos ajudem a cuidar porque é um espaço bonito e que precisa que todos tenham zelo por ele", recomendou o secretário.


Além da constante manutenção, o prefeito Zequinha Lima também anunciou que irá contratar em breve um coordenador fixo para o complexo para garantir a sua preservação.


Barras Fixas


O objetivo da gestão é implantar cada vez mais novos equipamentos, agregando novas atividades esportivas e consolidando o Complexo Esportivo como um dos melhores espaços públicos de Cruzeiro do Sul.

Entre as metas, uma delas é buscar recursos para a construção de um ginásio coberto no espaço.

Mesmo com recursos próprios, a prefeitura vem investindo no local. Na manhã desta quarta, 3, a prefeitura instalou barras fixas em três alturas diferentes, destinadas a todos, mas pensando principalmente naqueles que necessitam do equipamento para treinar para os testes de aptidão física exigidos em muitos concursos. A implantação atendeu a uma sugestão enviada a prefeitura por uma internauta.


“Estamos aqui no complexo atendendo à solicitação da internauta Sara. Muito obrigado pela sugestão; estamos instalando barras para as pessoas que querem fazer seus treinamentos, muitos estão se preparando para concursos. Vamos instalar três barras em três alturas diferentes para atender às alturas diferenciadas", citou o prefeito.


2 mil pessoas a cada final de semana e Empreendedorismo no Complexo


A prefeitura estima que mais de 2 mil pessoas frequentem o centro esportivo durante os finais de semana. Esse público movimenta a economia e contribui para que os pequenos comerciantes que trabalham no local, comemorem os bons resultados de seus negócios.


Cleisson Maia, o Faraó, revelou que tinha o sonho de conseguir um local para montar seu próprio negócio e foi contemplado com um ponto comercial no local, onde atualmente trabalha com a venda de churrasco.



Com seu empreendimento, Faraó garante que mudou a realidade de sua família e consegue gerar, pelo menos, seis empregos diretos.



"Nosso empreendimento está dando certo, pois aqui é muito movimentado. Vem gente da cidade, de fora, as pessoas que estão em hotéis vêm muito aqui e consomem bastante. Posso afirmar que a população abraçou esse local não apenas um ponto de se exercitar, mas também como um ponto turístico. Foi uma oportunidade que veio na hora certa para mim. Só tenho que agradecer mesmo", comemora Faraó.


Espaço de Cultura

Além das atividades físicas, o centro esportivo disponibiliza de um amplo espaço para lazer e entretenimento. Hoje, é referência para a realização de eventos culturais e para ações da prefeitura que envolvem grande número de pessoas. No local, são promovidos shows musicais e o município também realiza atendimentos de Saúde.

Edvaldo Gomes afirma que o objetivo da gestão municipal é ampliar a estrutura do centro a partir do próximo ano.


Vida saudável e local de encontros


O Complexo Esportivo também se tornou um ponto de encontro para as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e tem mudado a rotina de muitos cruzeirenses com as atividades aeróbicas realizadas no local.



Os treinos aeróbicos são realizados de segunda a quinta-feira, gratuitamente, para toda a população de Cruzeiro do Sul que deseja participar.


A comerciária Claire Oliveira é uma dessas pessoas que tiveram a rotina modificada com a inserção da nova atividade física. Ela conta que vivia de forma sedentária e, depois que passou a participar dos encontros, conseguiu mudar e melhorar sua condição física.


"Estou só com dois meses frequentando e já consegui perder oito quilos. Um enorme avanço, pra quem tinha uma vida sedentária, só trabalhava, final de semana tomava uma cervejinha e esquecia da atividade física! Eu recebi o convite, vim pra cá, e agora não consigo perder nenhum dia", comemora Claire.


Jamaira Freitas também é frequentadora assídua do centro esportivo. Ela fala que além de cuidar do corpo e da saúde, aproveita o momento para fazer novas amizades.

"É algo maravilhoso e muito bom porque a gente está cuidando da saúde e acaba criando um ciclo de amizades. A gente agradece de coração ao prefeito Zequinha por esse projeto ", enfatizou Jamaira.



bottom of page