Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o serviço de eletrocardiograma na Unidade Básica de Saúde Adalberto Sena, no Bairro Aeroporto Velho. Antes o exame só era possível no Hospital Regional do Juruá, o que ocasionava filas de espera de até três meses.
O novo aparelho de eletrocardiograma ampliou o acesso a exames essenciais para a detecção precoce de doenças cardíacas. A iniciativa incluiu a realização de buscas ativas nas residências pelos Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros. Os profissionais identificam os pacientes em potencial necessidade de cuidados médicos, reduzindo o tempo de espera e as filas para os exames de eletrocardiograma.
Maria Raimunda, moradora do Igarapé da Onça foi uma das pacientes beneficiadas com o serviço de agendamento implementado pela prefeitura. O Agente Comunitário de Saúde detectou a necessidade e fez o seu agendamento, sem filas ou esperas.
A paciente elogiou e agradeceu o atendimento recebido no posto de saúde, especialmente pelo técnico enfermeiro que fez o agendamento de exames em sua casa, tornando o processo mais acessível para ela.
" A agente de saúde agendou e eu tenho prioridade porque tomo medicamento para hipertensão. Eletrocardiograma é difícil mas foi bem fácil aqui. Eu precisava fazer o retorno em um ano e ia ser muito difícil. Tudo marcado agendado, facilitou muito. Para mim, foi ótimo”, relatou ela.