Alunos de Escola Municipal de Cruzeiro do Sul escrevem livros e têm noite de autógrafos
- Assessoria de Comunicação

- há 2 dias
- 2 min de leitura


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Plataforma Digital Estante Mágica realizou no sábado, 6,a culminância do Projeto “Do Coração para o papel”, com uma noite de autógrafos de livros escritos por 294 alunos da Escola de Ensino Infantil Osvaldo de Albuquerque Lima. São 137 livros físicos e demais trabalhos digitais.

Com o tema Emoções, durante as aulas as crianças criaram suas próprias histórias,vivenciando o processo de autoria. As produções foram revisadas e inseridas na plataforma da Estante Mágica, transformando-se em livros autorais. A Noite de Autógrafos foi o momento de valorização do protagonismo infantil, no qual cada criança autografou o próprio livro e apresentou seu trabalho às famílias e à comunidade escolar.

O Projeto “Do Coração para o papel”
Por acreditar que as crianças podem ser protagonistas da própria história, surgiu a proposta de desenvolver o Projeto “Do Coração para o papel”, oferecendo aos alunos a oportunidade de expressar sentimentos, ideias e vivências por meio de livros.

O projeto teve início no mês de junho deste ano por meio de atividades lúdicas. As crianças descobriram o que é ser autor, participaram de rodas de conversas sobre as emoções e produziram as páginas do livro com ajuda também das famílias.
A aluna Alice Oliveira detalhou o trabalho produzido. “Eu desenhei a minha mãe e meu pai, também fiz desenhos animados, também fiz raiva, alegria e medo. Também escrevi a história do Chapeuzinho e desenhei a Hello Kitty.”
Poliana Oliveira, mãe de um aluno, enfatizou a importância do projeto e o momento de felicidade em participar do evento.
“Meu filho com apenas 4 anos de idade já conseguiu escrever um livro e para mim foi um marco histórico, algo muito importante. Ele conseguiu desenvolver bastante a oralidade e a sequência lógica da história do livro que trata sobre as emoções. As crianças falam um pouco sobre todas as emoções, sobre felicidade, tristeza, tudo isso é muito importante. A escola está de parabéns em abordar esses projetos para desenvolver cada vez mais a potencialidade dos nossos filhos.”

A Secretária de Educação de Cruzeiro do Sul,Rosa Lebre,destacou a qualidade do trabalho produzido pelos alunos e a dedicação dos profissionais. “São iniciativas muito boas, porque isso fica registrado na memória da criança e desenvolve o raciocínio também. Isso é um trabalho maravilhoso. Ficamos encantados com o trabalho dos alunos e dos profissionais da escola. A gente vê que é muita dedicação, muito compromisso para entregar um trabalho de qualidade para os alunos e para os pais. Nós temos profissionais dedicados que fazem a diferença e mudam a realidade da nossa educação e eu fico muito feliz com os resultados positivos dos avanços em nossa educação”, concluiu a secretária.



























