Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade do mês da mulher na Fazenda Maria Madalena


A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde da Mulher, realizou neste mês de março, uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher, prevenção do câncer de colo do útero e conscientização da endometriose, na Fazenda Esperança Maria Madalena.

A Fazenda Esperança Maria Madalena cuida de mulheres que sofrem com dependência química, observando aspectos de saúde física, emocional e psicológica, além do aspecto de reintegração social.

Estiveram presentes equipes das coordenações de vigilância epidemiológica, saúde bucal, PNI, controle de hipertensão e diabetes.

A abertura da atividade contou com a participação da presidente da instituição, Sra. Beatriz Cameli e uma palestra do psicólogo Argeu com o tema de valorização da mulher. Na mesma atividade, o educador físico Wilton e a nutricionista Daiane fizeram uma palestra com ênfase na alimentação saudável e prevenção de doenças.

Uma equipe da secretaria de saúde realizou uma consulta de enfermagem, focada na prevenção em hipertensão e diabetes. A enfermeira Aline Matos realizou a coleta PCCU, e a enfermeira Clecilda falou sobre o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil, o que é chamado puericultura.

As equipes realizaram ainda o trabalho de imunização, realização de testes rápidos e atendimento odontológico.

“Neste mês da mulher é importante oferecer os programas de saúde justamente para aqueles que mais precisam, como é o caso das internas da Fazenda Esperança Maria Madalena. Agradecemos a colaboração que tivemos da unidade e aos profissionais de saúde que se empenharam nesta atividade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

“Levar os programas de saúde para quem mais precisa é uma prioridade da nossa gestão. A secretaria de saúde dispõe de diversos programas que visam a saúde da mulher e que, pelo seu caráter preventivo, ajudam a garantir a saúde e evitar problemas futuros”, disse o prefeito Zequinha Lima.




0 comentário