top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura leva ações do município para celebrar dia do indígena com o povo Noke Koi


Com a presença do prefeito Zequinha Lima e da primeira dama, Lurdinha Lima,os  Noke Koi, conhecidos por Katukina, da BR 364, celebraram nesta sexta-feira ,19, o Dia dos Povos Indígenas. As comemorações tiveram início com os rituais sagrados dos indígenas e a apresentação de músicas e danças tradicionais. Mais de 800 nativos das 11 aldeias Katukinas participaram da festa que teve o apoio da prefeitura.Eles fizeram apresentações culturais e tiveram acesso a vários serviços ofertados pelas secretarias municipais como de Cultural e de Saúde.


As equipes de saúde garantiram atendimentos médicos, vacinas e testes rápidos para várias doenças. O município disponibilizou ainda atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário - GASH, coordenado pela primeira dama Lurdinha Lima ofereceu às mulheres serviços de beleza.


O prefeito  Zequinha Lima enfatizou que sua gestão sempre se empenhou para dar assistência à comunidade indígena e ressaltou a contribuição dos povos originários para o município.

"O  povo indígena Katukina da Br364  conserva suas tradições, a língua e têm escolas específicas. Eles têm importância do ponto de vista cultural e  fortalecem a nossa economia. Muita gente que vem de outros estados e países, chegam aqui para visitar a terra Katukina e injetam recursos na economia do nosso município", avaliou o prefeito.


O cacique geral do povo Noke koi, Edilson Katukina, o Poá,  destacou a contribuição da prefeitura para os Katukinas e explicou que as  comemorações têm o objetivo de manter vivas as tradições para as futuras gerações.


"Hoje é uma data especial para todos os povos indígenas do Brasil e nos estamos comemorando com nossos rituais sagrados e nossos costumes para que nossos jovens não deixem de cultivar as conquistas dos nossos antepassados. Hoje temos uma parceria muito grande com o governo do estado do Acre e também com a prefeitura municipal, por meio do nosso prefeito Zequinha Lima que é um parceiro muito grande. É um  prefeito que nunca fechou as portas pra nós. Aqui tem muita história de conquistas dele e aqui estamos lutando por melhorias para nosso povo", afirmou Edilson Katukina.



コメント


bottom of page