Prefeitura leva ações de prevenção ao suicídio durante o setembro amarelo para unidades de saúde de Cruzeiro do Sul


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando durante o mês de setembro as ações de prevenção ao suicídio e de cuidado com a saúde mental. A programação envolve psicólogos e equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com palestras, orientações e atividades voltadas à conscientização da população em alusão ao mês do setembro amarelo.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental do município, Luziane Casimiro Pires, embora a prevenção seja realizada durante todo o ano, o Setembro Amarelo amplia o debate e reforça a importância de falar sobre o tema.“As prevenções a gente já faz há algum tempo no município, todos os dias, todos os meses. Mas o Setembro Amarelo é uma confirmação de que a gente tem que prevenir o suicídio”, destacou.
Durante a campanha, as equipes participam de palestras nos locais que solicitam as ações. Nas UBSs, todos os psicólogos e profissionais estão envolvidos nas atividades de prevenção.
A programação também terá um aulão no Complexo Esportivo, no dia 25 de setembro, no período da tarde, com dança, exercícios e dinâmicas.
Atenção aos sinais
Luziane também orienta familiares e pessoas próximas a ficarem atentos às mudanças de comportamento. Entre os sinais estão o isolamento, a perda de interesse pelas atividades e falas recorrentes relacionadas à morte.Segundo ela, diante de qualquer sinal de sofrimento, é importante que a família se aproxime e busque ajuda.
“A família tem que procurar por essa pessoa. Fique por perto, converse. Às vezes a pessoa acha que não pode falar sobre o suicídio, mas é importante mostrar que você está vendo o sofrimento dela”, explicou.





