Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue com oitivas para elaboração do Plano Municipal de Turismo
- Assessoria de Comunicação

- há 5 horas
- 3 min de leitura

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou nesta quarta-feira, 10, na Biblioteca Pública, mais uma oitiva para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. Nesta etapa, foram ouvidos empreendedores e empresários ligados ao segmento de bares, distribuidoras e casas noturnas.
Já foram realizadas oitivas com os segmentos da hotelaria, alimentos, agências de viagens e atrativos naturais. Outros segmentos da cadeia turística serão ouvidos em 2026. Após as oitivas será realizado uma audiência pública para a votação e inserção das ações e metas que deverão ser desenvolvidas pelo município.
O Plano Municipal de Turismo te como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor integrando ações do poder público, iniciativa privada e comunidade local. Após ser aprovado pela Câmara Municipal o plano terá validade pelos próximos 10 anos.
O Presidente da Associação de Bares e Distribuidoras de Cruzeiro do Sul, Carlito Uchôa, destacou a importância da gestão municipal discutir melhorias para o segmento.
“Através dessa oitiva a gente pode melhorar e avançar. A gente agradece o prefeito Zequinha, porque ele olhou para nós, foi na gestão dele e da Secretária Janaína que a gente está conseguindo criar a Associação de Bares e Conveniências, onde conseguimos reunir todas as pessoas que trabalham nesse segmento que ajuda no crescimento da economia de Cruzeiro do Sul.”
O representante de Casas Noturnas Marcos Vinícius Alencar, enfatiza a importância dos segmentos se reunirem para discutir melhorias para o turismo de Cruzeiro do Sul.
“É uma boa iniciativa porque todos os setores têm suas particularidades e suas dificuldades também. Eu acho que no diálogo a gente consegue resolver e aparar as arestas que se possa ter.A gestão municipal está de parabéns porque tem apoiado os segmentos que impulsionam a economia local.”

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Turismo,Janaína Terça, destacou como será desenvolvido o Plano Municipal de Turismo.
“Uma das exigências da confecção do Plano Municipal de Turismo são as oitivas dos segmentos, então, hoje estamos ouvindo donos de bares, restaurantes e casas de eventos para traçar ações junto com os segmentos. O Plano, por ter essa vigência longa precisa ser bem preparado, os segmentos que fazem parte do turismo precisam ser ouvidos, porque com essa vigência tão prolongada, o que vai ser decidido pelo plano vai ser feito pelos próximos gestores. Após as oitivas, faremos audiência pública e o plano irá para a Câmara para ser votado. A partir daí, estará vigente” Concluiu.
Cruzeiro do Sul está no Mapa Nacional do Turismo
Cruzeiro do Sul está no Mapa Nacional do Turismo, através da plataforma nacional do Governo Federal. A medida possibilita que todas as cadeias que trabalham com turismo como artistas, produtores culturais, guias turísticos e taxistas possam se cadastrar no Ministério e serem beneficiados através de recursos federais que Cruzeiro do Sul receberá a partir de 2026.
Além do cadastro no Mapa Nacional do Turismo, Cruzeiro do Sul também faz parte da Instância de Governança Regional Caminho das Aldeias da Biodiversidade. O grupo reúne 11 municípios acreanos, fortalecendo o turismo de forma integrada em toda a região, permitindo que esses municípios tenham a possibilidade de acessar recursos do Ministério do Turismo.
A Instância de Governança regional, é um Programa de regionalização do turismo com o objetivo de trabalhar o turismo na região que vai de Sena Madureira à Marechal Thaumaturgo, trazendo visibilidade nacional e novas oportunidades de investimentos na economia regional.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Sul , Janaína Terças, destacou que é uma política do prefeito Zequinha Lima alavancar o setor turístico do município.
“A partir do ano que vem estaremos recebendo recursos do Ministério do Turismo para alavancar o turismo e economia na região do Juruá, isso é uma política de valorização do setor turístico e econômico do prefeito Zequinha Lima. Cruzeiro do Sul ganha destaque nacionalmente quando entrar no Mapa do Turismo. A IGR também é uma política nacional do Ministério do Turismo que Cruzeiro do Sul aderiu e vai fortalecer a cadeia turística da região que vai de Sena Madureira à Marechal Thaumaturgo e a presidência da IGR é aqui da municipalidade de Cruzeiro do Sul. Convido todos os membros da cadeia turística a se cadastrarem no Ministério porque somente os cadastrados poderão prestar serviços com verbas oriundas do Ministério.” Destacou Janaína.
Rede Turística do Juruá
A rede de pontos turísticos em Cruzeiro do Sul e região, foca em natureza amazônica e história local, destacando o Parque Nacional da Serra do Divisor (para ecoturismo), o Rio Croa e Igarapé Preto (balneários e passeios de barco), a histórica Catedral Nossa Senhora da Glória (arquitetura alemã), a Ponte da União e o Centro de Turismo e Lazer Sesc como grandes polos de lazer e cultura, com opções de gastronomia e atividades ao ar livre, além do Mercado Municipal e a Aldeia Noke Koi para vivências culturais.


















