top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul reúne órgãos de segurança e trânsito para garantir tranquilidade do Carnaval 2024



Na manhã desta quinta, 25, o secretário do gabinete civil da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Ney Willians Mazzaro, liderou uma reunião estratégica para alinhar as medidas de logística e segurança para o Carnaval Cultural Magid Almeida 2024.



O encontro contou com a presença de representantes de diversas instituições, visando garantir a segurança e a tranquilidade do evento promovido pela gestão do prefeito Zequinha Lima. Foram tratados temas cruciais para a realização segura do Carnaval como segurança pública, saúde, trânsito e prevenção de acidentes.


Magílio de Tavares Birimba, Subcomandante do 6º Batalhão destacou a importância da reunião para alinhar ações entre as forças de segurança. A média será de 70 policiais militares por noite no local do evento.


“ Considerando a natureza do evento e a presença de múltiplos acessos, o que dificulta a fiscalização, estamos cientes da necessidade de um contingente significativo. Estamos planejando para garantir um efetivo mínimo de 70 policiais em cada uma das quatro noites de Carnaval" ,relatou


Luiz Augusto Barreiros, Gerente Geral do SAMU, garantiu que a equipe estará completa, pronta para prestar atendimento  em caso de necessidade.


“Todas as noites, teremos equipes completas, com médico, condutor, enfermeiro e técnico, para garantir assistência em casos mais graves que exigirem transporte para a UPA ou para o Hospital do Juruá. Geralmente, atendemos casos como desmaios, pessoas embriagadas, pequenos ferimentos, concussões e quedas", explicou ele.


O Tenente Rosenildo Pires, do Corpo de Bombeiros falou sobre as medidas preventivas contra incêndios e pânico durante o Carnaval. Destacou a importância da certificação e da atenção à organização, incluindo pontos como saídas de emergência.


“Tratamos da prevenção contra incêndio e pânico durante os quatro dias de carnaval, bem como da certificação, organização e atenção às RTs (Responsáveis Técnicos) para garantir a segurança do público em geral. Durante as quatro noites, o Corpo de Bombeiros estará garantindo a prevenção contra acidentes e pânico. Teremos uma equipe composta por seis militares e nosso equipamento completo de socorro, incluindo o caminhão de combate a incêndios e nossa viatura de salvamento”, garantiu


O Secretário de Mobilidade e Trânsito de Cruzeiro do Sul, Jonas Torres, abordou o planejamento de interdição das vias durante o evento. Destacou a preocupação em minimizar transtornos no trânsito, informando que o fechamento das principais avenidas no centro da cidade será a partir das 18 horas nos dias do Carnaval.


"  O prefeito Zequinha Lima orientou um planejamento de modo a não fechar as principais vias do centro durante o dia. A Avenida Rodrigues Alves e a Avenida Rui Barbosa são normalmente fechadas para preparar a estrutura do carnaval. Este ano, a organização está realizando a ornamentação e mudanças no palco de forma a evitar o fechamento durante o dia. Em nosso planejamento pretendemos fechar essas avenidas no centro da cidade a partir das 18 horas nos dias de carnaval. Isso facilitará o acesso e o tráfego durante o dia, além de não prejudicar o comércio local”, contou


Ney Willians Mazzaro, Secretário da Casa Civil do Município, apresentou os planos discutidos na reunião, incluindo a proibição do uso de garrafas de vidro durante o circuito carnavalesco. Ele reforço a importância das revistas para garantir a segurança e pediu a colaboração da população.



“A orientação das forças de segurança é que as pessoas não utilizem garrafas de vidro no local  do carnaval. A mesma orientação nós já fazemos para os nossos empreendedores. Vamos buscar fazer alguns pontos de revista no acesso à área do carnaval para que a gente possa cada vez mais dar mais segurança aos nossos foliões. Outros pontos que nós também vamos nos preocupar são com as saídas de emergência da equipe do SAMU, com as saídas de emergência da equipe dos bombeiros, que porventura possam ter alguma intercorrência ou ocorrência durante o carnaval. Nós esperamos que os foliões participem com harmonia, na paz e que a gente possa ter uma grandiosa festa a exemplo do que a gestão do prefeito Zequinha Lima tem realizado durante todos esses anos”, concluiu o Secretário da Casa Civil.



bottom of page