top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Mês de Novembro é marcado por atividades de promoção à igualdade racial


No Brasil, a Lei 10.639/2003 estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. A instituição da data tem por objetivo fortalecer o reconhecimento da sociedade brasileira da herança africana na formação do país.


Através da promoção de nomes históricos como Zumbi e Dandara dos Palmares, Luís Gama e outros, a data se propõe como um momento de reflexão de todos os brasileiros acerca desta contribuição fundamental e sobretudo no combate ao racismo que ainda afeta a população afrodescendente no Brasil.


Por esta razão, neste mês de novembro a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial- DMPIR, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. -COMPIR, GASH e outros parceiros, vem desenvolvendo atividades que valorizam esta herança africana no município.

Uma das atividades foi o curso de Culinária Afro-brasileira que teve como parceiros SEMED/SEMAPA/SENAR.


“Também foi dado um destaque no cenário étnico dos estudantes cruzeirenses por meio da aplicação do Minicenso Étnico Escolar em parceria com o IFAC/CZS”, explicou Judmila dos Santos do Departamento Municipal de Promoção da Desigualdade Racial.


Neste mês foi feito ainda um acompanhamento das ações nas escolas que reconhecem e seguem a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.

Foram ainda realizadas rodas de conversas, palestras e distribuição de folder do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial como divulgação dos trabalhos pontuais em instituições.




Comments


bottom of page