top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Jogos escolares chega à final com recorde de público e participação de equipes



Na maior edição dos jogos escolares já realizada em Cruzeiro do Sul, 32 escolas participaram (zona urbana e rural), em mais de 15 modalidades esportivas entre individuais e coletivas.

As modalidades individuais ou em dupla foram: Atletismo, Ciclismo Speed, Ginástica Rítmica, Luta Olímpica, Jiu-Jitsu, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Entre as modalidades coletivas entraram na competição: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e como modalidade de apresentação o Futebol, nas categorias masculino e feminino, juvenil e infantil.


Uma das novidades deste ano, foi a realização de uma fase rural da competição, o que garantiu a ampla participação das escolas da zona rural.

O investimento na gestão foi de mais de 50 mil reais, sob a responsabilidade da Diretoria de Esporte da Secretaria de Educação na pessoa do Diretor de Esporte e Lazer Edvaldo Gomes.


“Estamos entregando esta fase dos Jogos Escolares 2023 que foi um sucesso total. Isso só possível graças à decisão e determinação do prefeito Zequinha Lima em dar todo o suporte e apoio necessários”, disse Edvaldo Gomes, diretor de esportes da Secretaria Municipal de Educação.


“Uma das preocupações da gestão tem sido justamente a de inclusão dos moradores da zona rural em todas as ações da prefeitura e entendemos que a participação nos Jogos Escolares é um elemento importante de inclusão e cidadania para os estudantes da zona rural”, concluiu o diretor.

A etapa rural da competição ocorreu também em duas fases, sendo a primeira na BR-364 Quadra poliesportiva na sede da Vila Santa Luzia, e a segunda ao longo da AC-405 na quadra Poliesportiva da Vila Assis Brasil.


Outra novidade foi a participação pela primeira vez de uma escola indígena: a Escola Tamakaiá da Terra Indígena Katukina do rio Campinas, do povo Noke Koi, também na BR 364.

Pela segunda vez foi garantida a participação do Jiu Jitsu, sendo que Cruzeiro do Sul segue sendo o único município do Acre que inclui esta arte marcial na competição dos jogos escolares

Para a realização dos jogos deste ano, o prefeito Zequinha Lima assinou o termo de cooperação com o Governo do Estado do Acre para a realização da fase municipal e um convênio com a FADE – Federação Acreano de Desporto Escolar para a execução dos jogos escolares.


“Estamos realizando a final da etapa municipal dos jogos escoares com uma grande festa. Foram quase dois meses de competição, e estes estudantes estão se credenciando para as fases regional e estadual da competição. Quem sabe alguns estarão nos jogos brasileiros e jogos da juventude? A expectativa é boa, pois vimos que o desempenho melhorou muito, com recorde em número de participantes e de partidas realizadas”, disse Joao Renato Jácome, presidente da FADE - Federação Acreana de Desporto Escolar.


“Estamos gostando e vamos vencer. Esta competição está ajudando muitos estudantes a se descobrir como esportistas. Agradeço à prefeitura, porque isso só foi possível devidoa  essa estrutura que foi mobilizada para os jogos”, disse Jenifer Ludmile da Silva, de 14 anos, estudante do 9° ano B da Escola São João.


“Esta é a maior festa que já organizamos em termos de número de participantes e de partidas realizadas. Tivemos a participação das escolas estaduais e municipais, o ginásio ficou cheio. É bonito quando a gente vê as pessoas se organizando e é o que a gente quer é este envolvimento e participação, para os pais, os alunos. Todos são vencedores, todos mostram o que tem de melhor, agora vamos torcer para os estudantes de Cruzeiro do Sul estarem bem para disputar as próximas fases e quem sabe trazer o troféu para as nossas casas”, disse o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.






Comments


bottom of page