top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Copão Azul encerra mês de atividades voltadas para a saúde do homem


Na noite desta quarta, 07, aconteceu no estádio do Cruzeirão a final do Copão Azul. O copão reuniu equipes formadas por servidores público e trabalhadores da iniciativa privada. O Copão Azul encerra o mês de atividades do Novembro Azul: mês destinado a conscientizar os homens à respeito da prevenção ao câncer de próstata.


“O mês de novembro faz um alerta para a doença do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam surgir quando o câncer está avançado podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas”, explica Genilson Araújo, coordenador de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde.


“Tem sido uma prática da gestão promover atividades que ajudem a popularizar as informações de saúde e incentivar a população a buscar os serviços de atenção básica oferecidos pelo município nas UBS. Por se tratar de uma temática masculina e por ser o prefeito um entusiasta do Futebol, a SEMSA compreendeu que a realização de um torneio de futebol seria o melhor meio para divulgar as informações”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima.


“A Copa Azul tem como objetivo aproximar o público masculino da Unidades Básicas de Saúde, oferecendo a valorização e promoção a saúde por meio de ações de prevenção nas trinta UBS do município”, disse Genilson.


Ao todo durante o Novembro Azul foram realizados 2.232 testes rápidos, 900 vacinações, 562 consultas médicas e 1.100 ações de conscientização em saúde em empresas privadas e instituições. Os dados apontam para um crescimento do alcance das ações no público masculino de Cruzeiro do Sul.

Participaram do Copão as seguintes empresas e instituições: Mercantil Cohab, Lojas Gazin, Construacre, Secretaria de Meio Ambiente, Amigos da Câmara Municipal, Diesel Auto-Center, SEMSA e Central De Moto-Taxi.

A final foi disputada entre as equipes Amigos da Câmara e Diesel Motor Center. O jogo terminou empatado no 1x1 e a disputa acabou nos pênaltis e um Gol do vereador Keléu garantiu o título de campeão do Copão Azul para o time Amigos da Câmara.


A equipe da SEMSA garantiu o terceiro lugar com uma vitória de 5x3 sobre a equipe do Mercantil Cohab, em uma partida disputada até o último minuto.


Para o prefeito Zequinha Lima, esta foi mais uma ação de saúde que obteve sucesso em envolver a população, por buscar de maneira divertida, uma forma de aproximar o público.

“Cada vez mais estamos buscando levar esse aspecto divertido, prazeroso para as ações de saúde e os resultados são claros: estamos conseguindo ampliar o acesso ada atenção básica junto à população. A ideia de usar o futebol como um meio de chegar até os homens é simples e também genial e nos ajuda a alcançar nos objetivos da área de saúde”, explicou o prefeito Zequinha Lima.







Comments


bottom of page