top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul paga 20 % de adicional de insalubridade para servidores da Ecops


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai pagar já a partir deste mês, 20% de insalubridade para os trabalhadores da Empresa Cruzeirense de Obras Públicas e Serviços de Urbanização – ECOPS, que atuam no serviço de roçagem.


Ainda que a insalubridade não faça parte do conjunto de benefícios previstos pelo acordo coletivo, o prefeito Zequinha  em comum acordo com a direção da ECOPS decidiu pagar o adicional como forma de valorização e reconhecimento pelo risco a que estes trabalhadores estão expostos durante a execução do serviço.


Ismael Dias, um dos quase 300 trabalhadores da ECOPS beneficiados com o pagamento do adicional de insalubridade, comemora a decisão da prefeitura.


“Esse benefício chega num momento importante, nesta reta de final de ano. A insalubridade é importante para todos nós e a cada dia esse trabalho só tem a acrescentar na cidade e ser bem visto pela população", relata


Para Elter Nóbrega, presidente da ECOPS, o adicional representa uma importante valorização dos trabalhadores, que já possuem outros benefícios trabalhistas garantidos.


“Já  pagamos auxílio transporte, alimentação, e agora a insalubridade. Essa  valorização salarial é muito importante para quem está trabalhando no dia a dia na limpeza de nossa cidade ", pontua


O prefeito Zequinha avaliou como positiva a atuação da ECPS -primeira empresa pública de Cruzeiro do Sul.


“Quando criamos a ECOPS, era como uma forma de valorizar os servidores. Havia uma certa desconfiança natural por conta de incidentes de ONGs e Fundações. A ECOPS hoje é uma realidade, temos quase 300 servidores recebendo auxílio alimentação, auxílio transporte, hora extra, carteira assinada. Estamos agora acrescentando o adicional de insalubridade em 20% para os roçadores, um aumento de R$260 no salário, valorizando todos os direitos trabalhistas que são recolhidos e repassados aos órgãos para que não haja prejuízo quando forem se aposentar. A ECOPS é uma grande parceira da prefeitura”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.



bottom of page