top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro Do Sul entrega kits para horticultura na Vila Santa Luzia



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da secretaria municipal de agricultura, pesca e abastecimento, entregou na tarde desta quinta, 20, 50 kits para horticultura para produtores familiares. A entrega que contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e da ex-deputada Perpétua Almeida aconteceu no ramal do meio da Vila Santa Luzia, BR 364.


Os kits permitem a implantação de estufas para produção de verduras. O recurso é oriundo de emenda parlamentar liberados durante o mandato da deputada federal Perpétua Almeida.


O incentivo à horticultura faz parte de um programa maior da prefeitura que visa fornecer alimentos adquiridos direto do produtor familiar para merenda escolar, creches, hospitais e instituições filantrópicas. O programa da prefeitura inclui assistência técnica, cursos de formação em horticultura e acompanhamento técnico que ocorrerá mediante parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Esta foi a primeira entrega de um total de 150 produtores serão contemplados no programa.    


Os kits contêm uma caixa d’água de mil litros, uma mangueira de irrigação e uma cobertura plástica apropriada para a estufa.


A maior parte dos produtores contemplados produz a farinha de mandioca em escala comercial como fonte de renda e verduras somente para consumo próprio. A secretaria municipal de agricultura fez a identificação de potencial para produção de horticultura entre as famílias de produtores. Com  as estufas a produção de verduras ganha escala comercial e já tem a compra garantida pela própria prefeitura através do PAA do governo federal.


“Isso tem uma grande importância para nós, homens do campo. Precisamos desse incentivo  para produzir mais. Estamos muito agradecidos pelo esforço que foi feito para que esse recurso da ex-deputada federal tenha chegado até nós através da prefeitura”, disse Antônio da Conceição Oliveira, presidente da Associação de Produtores Nova Vida.


“Nunca tinha acontecido isso antes. Com esse material e a técnica, vamos poder aumentar mais o plantio”, disse o produtor Francisco de Assis.

“Vai ajudar muito até porque a verdura é melhor do que roça, dá menos trabalho, posso fazer com minha filha. A gente só produz farinha, agora vamos produzir verdura, já produzimos para consumo, mas agora vamos plantar para revenda”, disse a produtora rural Maria da Graças Souza.


“Tivemos uma visita do prefeito e da secretaria de agricultura e ele prometeu esse apoio e agora está cumprindo”, disse o produtor rural Paulino Gouveia.   

“Aqui são 50 kits de horticultura, 80 kits completos no todo, materiais para contemplar 150 famílias. Foi feito antes um cadastro dos produtores a partir de visita técnica para constatar que as pessoas já trabalham com a horticultura. Os produtores terão acompanhamento e curso de dois anos pelos SENAR que inclui capacitação técnica e monitoramento para que possam produzir mais com menos trabalho”, disse o secretário Eutimar Sombra.

As ex-deputada Perpétua Almeida, autora da emenda esteve presente na entrega.


“Todo mundo gosta de ir na feira comprar couve bonita, pimetinha, cheiro verde, cebolinha, mas não é fácil produzir sem apoio, e a nossa emenda foi justamente isso. O prefeito Zequinha usou bem o recurso e conseguiu atender mais de 150 famílias. O recurso rendeu. Nosso objetivo é que no final da semana, o produtor volte com dinheiro no bolso”, disse a ex-deputada federal Perpétua Almeida.


“A gente tem que valorizar e incentivar o homem do campo a continuar no campo produzindo para abastecer a cidade. Aqui não é apenas uma entrega, mas o início de um programa pensado desde a preparação do solo, a assistência técnica, o transporte e até a aquisição dos alimentos. Hoje o governo federal está lançando o programa e a prefeitura que já havia aderido no início do ano já realizou hoje mesmo a primeira entrega de alimentos adquiridos diretamente do produtor rural e que vão beneficiar 31 instituições. São mais de 60 produtores cadastrados neste programa”, disse o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page