top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe apoio da Defesa Civil Nacional



Com um  total de 23 pessoas, de 5 famílias, já  abrigados na Escola Corazita Negreiros, devido à cheia do Rio Juruá, a prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu, neste sábado ,2, a visita de integrantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Defesa Civil Estadual que estão no Juruá para prestar apoio às cidades atingidas pela cheia dos rios. Os secretários Ney Mazzaro, da Secretaria Municipal da Casa Civil, e Delcimar Leite, da Assistência Social, o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima e o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Josadac Cavalcante, tiveram uma reunião com os representantes do governo federal e do estado para encaminhar as ações de apoio às famílias afetadas.


O agente do  Grupo de Ação a Desastre - GADE, da Secretaria Nacional de Defesa Civil - Jorimar Gomes, ressaltou a importância dos gestores municipais encaminharem as solicitações ao governo federal de forma célere para que os municípios recebam os recursos em tempo hábil para dá assistência às famílias.


"A Secretaria Nacional nos empenhou para dar total suporte aos municípios, principalmente na assistência à população atingida pelas enchentes, como também no restabelecimento da área afetada. A princípio, estamos visitando os municípios, levantando  demandas para poder entender melhor as necessidades de cada município e poder dar assistência através de um plano de trabalho. Então, a gente conversa com a gestão do município e orienta os coordenadores municipais para que a gente possa dar esse suporte em Brasília com o sistema nacional à disposição de todos os municípios do Acre", ressaltou Jorimar.


Neste sábado o rio Juruá chegou a marca de 13,62 metros e a prefeitura retirou as primeiras famílias das áreas alagadas em Cruzeiro do Sul. Um total de 23 pessoas, de cinco famílias, foram levados para um abrigo na Escola Corazita Negreiros.


Durante a reunião, a secretária de Assistência Social ressaltou a importância do município receber apoio de imediato para manter a alimentação e os cuidados com a higiene nos locais onde as famílias estão abrigadas.


"É muito importante a vinda deles aqui, porque a gente tem recurso para o começo, mas chega um ponto que tem muitas burocracias. Com eles aqui o processo é bem mais rápido. Já estamos necessitando de kits de limpeza para os abrigos para as famílias e também para a alimentação. É muito importante termos apoio, porque é preciso fornecer café da manhã, almoço e janta. Então, as ajudas nesse momento são necessárias, além de outras demandas que vão muito além disso", explicou Delcimar Leite.



Comments


bottom of page