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  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul

    Portal Institucional e Transparência da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Promovemos transparência e acesso à informação para fortalecer a confiança na gestão. AVISO DE COTAÇÃO DE PREÇO Objeto: Equipamentos e Suprimentos de Informática e áudio visual PE N°030/2025 - Aviso de Suspensão de Licitação Objeto: Sinalização Viária Horizontal, em vias urbanas Concorrência Presencial N°002/2025 - Aviso de Reabertura de Licitação Objeto: Publicidade/Agência de Propaganda AVISO DE COTAÇÃO DE PREÇO Objeto: Equipamentos e Suprimentos de Informática e áudio visual 1/16 Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza Caminhada Azul pela saúde do homem neste sábado Assessoria de Comunicação há 4 horas Prefeitura confirma feriados dos dias 17 e 20 de novembro em Cruzeiro do Sul Assessoria de Comunicação há 22 horas Prefeitura de Cruzeiro do Sul conquista o primeiro lugar do Acre no ranking de excelência em governança municipal Assessoria de Comunicação há 24 horas 1 2 3 4 5 Acesso Rápido Aviso de Licitações Outros Calendário de Feriados Carta de Serviços Contabilidade (RREO RGF) Dados Abertos E-Sic (Acesso à Lai) Nota Fiscal de Serviços Ouvidoria Municipal Portal da Transparência Portal do Servidor Qualidade do Ar Calendário de Pagamentos Concursos e Seletivos Convênios Federais Diário Oficial Legislações Orçamento (PPA LDO LOA) Portal Cidadão Web Portal das Licitações Projetos e Ações Redes SIM - Simples Prefeito em ação Prefeito em ação Prefeito em ação Prefeito em ação 1/605 PE 023/2025 - Aviso de Licitação Licitações Assessoria de Comunicação 6 de ago. 0 min de leitura PE N°024/2025 - AVISO DE LICITAÇÃO Licitações Assessoria de Comunicação 5 de ago. 0 min de leitura PE 017/2025 - Aviso de Licitação Licitações Assessoria de Comunicação 4 de ago. 0 min de leitura PE 025/2025 - Aviso de Licitação Licitações Assessoria de Comunicação 1 de ago. 0 min de leitura PE 021/2025 - Aviso de Licitação Licitações Assessoria de Comunicação 28 de jul. 0 min de leitura PE 020/2025 - Aviso de Prorrogação da Abertura de Licitação Licitações Assessoria de Comunicação 28 de jul. 0 min de leitura 1 2 3 4 5 Código Sanitário Código de Ética Lei Orgânica PMSB/PMGIRS Plano de Educação Regulamentação LGPD Código Tributário Denúncias anônimas Normativo Dados Abertos Plano Covid-19 Plano de Saneamento Regulamentação da LAI Código de Obras Estatuto do Servidor Outros PCCR Plano Diretor Plano de Saúde Código de Postura Lei Anticorrupção PCCR Efetivos Plano de Assistência Social Planta Genérica de Valores BANNERS, CAMPANHAS E INFORMES 1/1 Phone Disque Direitos Phone Disque Inss Phone Delegacia Mulher Phone Disque denúncia Phone Polícia Militar Phone Pronto Socorro Phone Corpo de Bombeiros Phone Defesa Civil 100 135 180 181 190 192 193 199

  • PGRS Digital

    Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital Você está em: Início > PGRS Digital Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital Para auxiliar as empresas que precisam elaborar o seu PGRS, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul , AC, por meio da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade , está disponibilizando o sistema PGRS Digital. Acesso ao sistema PGRS Digital Cadastre-se como fornecedor SIIGG - Sistema Integrado de Identificação de Grandes Geradores SIIGG - Sistema Integrado de Identificação de Grandes Geradores (Uso interno dos servidores da prefeitura) Acesse os planos e produtos PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico PMGIRS - Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Dúvidas e informações FAQ - Dúvidas e informações O que é Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital? O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que qualifica e quantifica cada tipo de resíduos gerados em uma empresa. Por meio do PGRS são indicadas as operações corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado., garantindo assim, que as empresas demonstram que realizam o gerenciamento adequado. Na composição do PGRS são definidos medidas e procedimentos técnicos para o correto manejo e gerenciamento dos resíduos, os quais quando aplicados, consequentemente causam uma minimização dos impactos ambientais. O PGRS deve estar em acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município. No entanto, a inexistência do plano municipal não impede a elaboração do PGRS pela organização. Sendo assim, os grandes geradores são obrigados a elaborar o plano mesmo se o município em que está situado não possuir um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme previsto na Lei 12.305/2010 . Quais empresas precisam elaborar o PGRS? A Política Nacional de Resíduos Sólidos , instituída pela lei 12.305/2010 em seu art. 22 fica determinado que a elaboração e a execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são de obrigatoriedade dos geradores, sendo os responsáveis pelo adequado gerenciamento de seus resíduos. A elaboração do PGRS é obrigatória para determinado segmentos de empresariais, conforme art. 13 e 20. São os seguintes grupos de geradores: Resíduos dos serviços públicos de saneamento básico , exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana. Nessa categoria são consideradas as empresas de tratamento de água e esgoto, drenagem de água pluvial, as prefeituras que prestam os serviços públicos de saneamento básico por conta própria, entre outros; Resíduos industriais: se aplica a toda e qualquer indústria no país. Desde a indústria alimentícia, automobilística, de equipamentos eletrônicos, as serrarias, entre outras; Resíduos de serviços de saúde : os resíduos desta categoria de geradores são gerados principalmente em hospitais, clínicas, consultórios, como também, na indústria farmacêutica; Resíduos da construção civil: as empresas de construção, de reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis; Resíduos perigosos : os geradores dessa categoria devem se cadastrar em órgãos específicos e detalhar o gerenciamento de resíduos perigosos periodicamente aos órgãos controladores, mesmo se gerarem um volume pequeno de resíduo; Resíduos de serviços de transporte: neste grupo entram as empresas de transporte originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira; Resíduos das atividades agropecuárias e silviculturas , incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades: as empresas pertencentes a essa categoria são: frigoríficos, matadouros, abatedouros, açougues, indústria de processamento de produtos agrícolas etc. Quais órgãos podem exigir e fiscalizar o PGRS? O PGRS deve ser disponibilizado anualmente ao órgão municipal competente , ao órgão licenciador do SISNAMA e às demais autoridades competentes. E estes ficarão responsáveis para repassar ao SINIR as informações prestadas no PGRS. Em geral, o PGRS é exigido pelo órgão ambiental municipal , conforme a regulamentação específica de cada município. O PGRS pode ser uma condição para emissão de alvarás para as atividades da empresa. Os órgãos responsáveis pela criação das normas são: Sistema Nacional do Meio Ambiente ( Sisnama ) Sistema Nacional de Vigilância Sanitária ( SNVS ) Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária ( Suasa ) Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ( Sinmetro ). O PGRS é um documento requerido e fiscalizado pelos órgãos licenciadores no âmbito nacional (federal, estadual e municipal), porém há diversas alterações e exigências diferentes encontradas em cada município, devendo ser adequado para cada situação. O quê minha empresa ganha elaborando o PGRS? Elaborando o PGRS sua empresa estará em conformidade com a lei ambiental, tem um melhor controle da geração de resíduos diretamente da fonte geradora e, consequentemente, reduzir desperdícios, gastos e aumentado os lucros. De que forma o PGRS ajuda uma empresa a reduzir custos e aumentar o lucro? Com o plano identifica-se os tipos e as quantidades de resíduos gerados, com este diagnóstico, mapeia-se quais as etapas do processo, quais setores e os tipos de resíduos gerados e, consequentemente, as soluções para reduzir a geração. Posteriormente outras ações de reaproveitamento, reutilização e reciclagem podem e devem ser incorporadas . O Plano de Gerenciamento de Resíduos oferece a segurança de que os processos produtivos são controlados, que sua empresa minimiza a geração de resíduos na fonte, reduz e evita grandes poluições ambientais e suas consequências para a saúde pública e do meio ambiente. Quais profissionais estão aptos a elaborar o PGRS? Quem pode elaborar o PGRS na minha empresa? Com certeza deve ter auxílio de profissionais qualificados e habilitados, para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Quais profissionais podem legalmente ser o responsável por esse documento ? A PNRS determina que o gerador deva designar um responsável técnico devidamente habilitado para elaborar o documento. O Responsável Técnico Habilitado pode ser qualquer profissional com registro em Conselho de Classe (CREA, CRQ, CRBio etc.) e formação em algum curso técnico ou superior que possua interface com gestão ambiental. Dessa forma, normalmente Engenheiros Ambientais, Biólogos e Químicos têm essa competência atribuída pelos seus respectivos conselhos de classe. O termo Responsável Técnico representa o cidadão habilitado, na forma da lei que regulamentou sua profissão, ao qual é conferida atribuição para exercer a responsabilidade técnica de um empreendimento pelo seu conselho de classe. O Responsável Técnico é obrigado a prestar conta aos órgãos governamentais ligados à sua área de atuação e ao Conselho de fiscalização de sua categoria. Também é importante registrar que ele responde por suas ações e omissões no exercício da responsabilidade técnica nos termos da legislação vigente, que é de ordem pública. Como o PGRS deve ser estruturado? A estrutura mínima de um PGRS, obrigatoriamente será composta por: Caracterização do empreendimento ou atividade: Razão Social; CNPJ; Nome Fantasia; Endereço; Município/UF; CEP; Telefone; Fax; e-mail; Área total; Número total de funcionários; Responsável legal; Responsável técnico pelo PGRS; Tipo de atividade; Inventário de resíduos sólidos gerados (origem, volume e caracterização dos resíduos) – consiste na classificação dos resíduos baseado nos laudos de análise química, segundo a NBR 10.004 da ABNT. As empresas devem classificar, quantificar, indicar formas para a correta identificação e segregação na origem, dos resíduos gerados por área/unidade/setor da empresa; Identificar os responsáveis de cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos: o PGRS deverá ser realizado por um responsável técnico, devidamente registrado no Conselho Profissional; Mapeamento dos procedimentos operacionais relativos ao gerenciamento de resíduos sólidos; Plano de contingência: no documento, deve estar especificado quais as ações preventivas e corretivas para o controle, minimização de danos causados ao meio ambiente e ao patrimônio quando da ocorrência de situações anormais envolvendo quaisquer das etapas do gerenciamento do resíduo. Define a forma de acionamento (telefone, e-mail etc.), os recursos humanos e materiais envolvidos para o controle dos riscos, a definição das competências, responsabilidades e obrigações das equipes de trabalho, e as providências a serem adotadas em caso de acidente ou emergência. Objetivos, metas e procedimentos de minimização da geração de resíduos, como os programas de redução na fonte; Ações relativas à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de produtos; Revisão periódica com prazo de vigência da licença de operação. Apresentação anual aos órgãos competentes Logística Reversa – O que é, Tipos e como aplicar na sua empresa A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Esse conceito é mais atual do que o de logística, e vai de encontro à crescente preocupação de pessoas e empresas em relação à consciência e sustentabilidade ambiental. Enquanto a logística possibilita que produtos e mercadorias sejam enviados aos consumidores em qualquer parte do mundo, a logística reversa trata de cuidar dos resíduos pós-consumo. Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Por isso, conhecer e implementar uma política de logística reversa é não só uma excelente forma de estabelecer uma imagem positiva para sua marca, como, também, um compromisso ambiental. O que é logística reversa Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305 , em agosto de 2010, foram firmados acordos setoriais. Neles, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passam a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida do produto, buscando uma redução dos resíduos e de seus impactos à saúde. Foi aí que surgiu o conceito de logística reversa, aplicado através de projetos públicos e privados que promovem ações para conscientização em relação à coleta ou descarte de rejeitos. A logística reversa e a sustentabilidade Como você já deve ter percebido, a logística reversa tem uma relação muito próxima com a sustentabilidade, já que é um meio para resolver problemáticas importantes em relação ao meio ambiente. No entanto, não é somente a sustentabilidade ambiental que percebe o impacto com a logística reversa. Conceitos de sustentabilidade mais amplos, como reaproveitamento de materiais, que muito tem a ver com ideias de economia compartilhada, por exemplo, também são reforçados com ações de logística reversa. Um produto que sai da indústria em uma forma pode retornar, se transformar e virar um novo produto. Como você pode notar, as aplicações e benefícios da logística reversa são amplas, podendo ir desde a correta forma de descarte de resíduos perigosos (como petróleo), até a construção e remanufatura de novos produtos. Qual o objetivo da logística reversa O objetivo da logística reversa, grosso modo, é reduzir o impacto do lixo. Assim, dá às empresas, governo e pessoas físicas a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto, conscientizando sobre seu papel e seu compromisso frente ao meio ambiente. Com a logística reversa, empresas de variados setores podem cumprir uma importante função social e ambiental, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Qual a importância da logística reversa? A logística reversa tem um impacto significativo na preservação do meio ambiente e na redução dos prejuízos à saúde do ser humano. Mas, além disso, traz inúmeros outros benefícios para a empresa, provando-se uma estratégia eficaz e de grande importância para empresas de todos os segmentos. – Potencial de redução de custos A logística reversa pode ter uma importante participação na redução de custos. Tudo depende de como você vai trabalhar esse conceito! Por exemplo: se você estabelecer uma política de logística reversa visando o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, você poderá ter um custo de produção bastante reduzido. Outra forma de reduzir custos é com a melhora do processo de produção, que veremos em seguida. – Melhoria do processo produtivo A logística reversa nem sempre é aplicada pós-consumo. Ou seja: você pode ter uma política de logística reversa para recolher produtos com defeitos, por exemplo. Se você acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou erros na gestão de estoque ou de transporte, você poderá identificar oportunidades importantes, melhorando seus processos. – Imagem corporativa e relacionamento Uma empresa que aposta em políticas de logística reversa, seja pós-consumo, seja por outros critérios, tende a ser mais querida pelos consumidores. Isso porque a consciência ambiental, a flexibilidade em entender e se adaptar, e reforça conceitos positivos que estão sendo cada vez mais cobrados pelos clientes, como responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa. – Ampliação das vantagens competitivas Com um mercado competitivo, a logística reversa pode ser um diferencial e uma vantagem para você sair frente à concorrência, aumentando, ainda, o valor da sua marca. Indústrias obrigadas a implantar a logística reversa Qualquer empresa pode implantar a logística reversa, mas aquelas que lidam com materiais perigosos tem uma obrigação legal. A lei estabelecida em 2010 firma um acordo setorial que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos a aderirem à logística reversa. Apesar de qualquer empresa poder criar projetos e ações relacionadas, algumas são obrigadas a implementar esse processo, já que seus produtos são de maior risco para a saúde humana e meio ambiente. São elas: – Agrotóxicos Toda a cadeia produtiva de agrotóxicos deve implementar uma política de logística reversa, que dê conta tanto do produto, em si, quanto seus resíduos e embalagens. A obrigação também inclui produtos cujas embalagens, após o uso, possam se tornar resíduos perigosos, conforme as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas. – Pilhas e baterias Pilhas e baterias, quando lixo, liberam materiais tóxicos para o meio ambiente se descartadas de forma incorreta. Por isso, devem existir ações voltadas para a coleta destes materiais, retornando para fabricantes ou empresas responsáveis pela correta destinação, evitando prejuízos ambientais. – Pneus Um pneu, se descartado na natureza, demora 600 anos para se decompor. Além disso, podem ser moradas de inúmeros insetos, incluindo o mosquito da dengue. Um pneu que não pode mais ser reformado, pode ser transformado em outros objetos, ou ser utilizado como combustível a indústrias de cimento ou fabricação de asfalto. – Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens Assim como os agrotóxicos, todas as empresas da cadeia de produção e distribuição de óleos lubrificantes devem estabelecer uma política de logística reversa, tanto para o produto quanto para o lixo por ele gerado, como resíduos e embalagens. – Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista As lâmpadas possuem substâncias tóxicas, prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente. Pontos de coleta podem ser estabelecidos para que o cliente faça o correto descarte das lâmpadas queimadas, possibilitando a destinação correta, responsabilidade do setor. – Produtos eletroeletrônicos e seus componentes Assim como acontece com os produtos citados anteriormente, o chamado lixo eletrônico pode causar danos à saúde do homem e ao meio ambiente, se descartado de forma incorreta. Por isso, esse é, também, um setor que tem como obrigação a implementação de uma logística reversa. Etapas da logística reversa Apesar do conceito de logística reversa ter surgido com a discussão em relação ao descarte de materiais perigosos, ela pode ser aplicada em diferentes etapas do ciclo de vida do produto. Por exemplo: – Logística reversa no pós-venda Neste caso, o produto será devolvido à cadeia de distribuição (comerciante, distribuidor ou fabricante) antes de ser utilizado pelo consumidor ou quando houver pouco uso, como é o caso de produtos que apresentam defeito. A empresa deve, portanto, ter uma política clara de gestão para tratar essa devolução, controlando o fluxo e as informações logísticas, ajustando o que for necessário para conserto ou melhoria da melhoria, permitindo uma nova comercialização. É importante, também, que a empresa mantenha o controle sobre os motivos que acontecem essa devolução, buscando encontrar oportunidades de melhoria em seu processo. Algumas razões possíveis de ocorrer uma logística reversa no pré-consumo são: Defeitos de fabricação ou uso Avarias na embalagem ou no produto Erros na emissão do pedido (por exemplo, errar a quantidade ou o modelo solicitado) Mercadorias em consignação (para teste antes da compra, por exemplo) Término do prazo de validade antes do consumo (em caso de demora na entrega ao cliente final, por exemplo) Recall – Logística reversa no pós-consumo A logística reversa pós-consumo, como o nome sugere, é a mais vinculada aos aspectos ambientais, já que resolve o problema encontrado por todos os clientes: o descarte. Uma vez que um produto não é mais útil ou possível de ser utilizado (como um antigo rádio relógio sem funcionamento, ou uma pilha que não funciona mais), ele precisa ser descartado. No entanto, sabemos que muitos produtos podem emitir substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde do homem. Assim, é vital que o descarte desses produtos perigosos aconteça da forma correta. O receptor desse produto poderá acabar reutilizando-o para outros fins, reciclando, desmanchando e destinando os resíduos, sólidos ou líquidos, adequadamente. Aqui, também, entram as empresas que, mesmo sem trabalhar com produtos perigosos, oferecem opções de logística reversa e usam essa política como um diferencial competitivo. Por exemplo, você pode trabalhar com a coleta de inúmeros produtos em borracha para desenvolver um novo produto, como um sapato, totalmente através da reciclagem deste material. Empresas que utilizam logística reversa Inspirações não faltam para ajudá-lo a enxergar oportunidades de implementar a logística reversa em sua empresa. Inúmeras empresas já desenvolvem projetos e ações para a logística reversa, seja para seus próprios produtos, seja para arrecadar matéria-prima para desenvolvimento de novos produtos. A Bridgestone destina seus resíduos para aplicação diversa, inclusive como substituto da brita em obras. A Natura, empresa nacional de cosméticos, criou um programa que recolhe as embalagens vazias dos seus produtos, após o uso, evitando que sejam descartados na natureza. Outro modelo de logística reversa é o aplicado pelas lojas de telefonia, como a Vivo, ou marcas de aparelhos smartphones, como a Apple, que recebem o seu aparelho usado como parte do pagamento em um novo. Empresas de grande renome no setor de eletroeletrônicos costumam manter, em suas lojas, pontos de coleta de lixo eletrônico. É o caso da Apple, HP, Dell e Samsung, por exemplo. Como aplicar a logística reversa na sua empresa Agora que você já entendeu o que é logística reversa e todos os benefícios que ela oferece, não só para o meio ambiente, mas também para a imagem da sua empresa, chegou a hora de saber como aplicar esse conceito na realidade do seu negócio. Como você sabe, a logística reversa pode ser utilizada por empresas de todos os segmentos e tamanho, ainda que seja obrigatória somente para o setor que lida com produtos perigosos. Assim, pode ser um diferencial competitivo e um importante valor para sua marca. Vamos começar? – Estabeleça uma política de troca e devoluções Para devolução de mercadoria, o Código de Defesa do Consumidor estabelece alguns critérios em que é obrigatório o aceite do produto por parte da empresa. Neste caso, trata-se exclusivamente da devolução pré-consumo , em que se observa defeitos ou avarias e o cliente tem um prazo determinado para buscar o ressarcimento do valor. No entanto, no caso da logística reversa, sua empresa pode estabelecer sua própria política de troca ou devoluções, seja no pré-consumo, seja nos pós, atendendo às necessidades e oportunidades envolvidas nesse conceito sustentável. É importante, porém, que a empresa tenha claro quais métodos e critérios para que a devolução do produto aconteça, e quais serão as formas de compensação ao cliente. Além disso, a política deve determinar os processos envolvidos e como deverão ser executados, como, por exemplo, em relação ao frete, às notas fiscais e à destinação do produto dentro da empresa. Entre em contato conosco Secretaria Municipal de Clima Meio Ambiente e Sustentabilidade de Cruzeiro do Sul - AC Endereço: Avenida 15 de Novembro, nº 65, Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil E-mail 1 : meioambiente@cruzeirodosul.ac.gov.br E-mail 2 : semmam.czs@gmail.com Horário de atendimento: Atendimento ao Público: Segunda a sexta-feira, das 7:30 às 13:30 (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

  • CMDIDO

    Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Você está em: Início > Portal da Transparência > Portal dos Conselhos > Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Conselho Municipal dos Direitos do Idoso >> Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Decreto Nº907/2025 - Compõe CMDI 20258-2027 MESA DIRETORA: Presidente: Maria Aparecida Barreto Damasceno Vice-Presidente: Antônia Silva Pereira Tesoureira: Monalisa Maria Menezes de Almeida Membros REPRESENTANTE DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania Titular – Maria Aparecida Barreto Damasceno Suplente – Nacelio Soares Rodrigues Secretaria Municipal de Saúde Titular – Claúdia Maria de Amorin Santiago Costa Suplente - Rosineire Alves da Silva Secretaria Municipal de Cultura Titular – Adalberto Ferreira de Araujo Suplente – Maria Anita das Chagas Costa Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade Titular – Edna Maria Lima da Fonseca Suplente – Bruna Fonseca Santos Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças Titular – Monalisa Maria Menezes de Almeida Suplente – Jusciel de Oliveira Silva REPRESENTANTES DE ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS. Patoral do Idoso Titular – Antonia Silva Pereira Suplente – Maria das Vitorias Soares de Medeiros Fundação Dom José Hascher – Lar dos Vicentinos Titular – Rita Felizina Eiling Suplente – Alyfe Cristina Negreiros Fundação Betel- FAEB Titular – Maria lourdes Negreiros Santos Suplente – Claudia de Souza Silva Centro Social dos Direitos da Criança, Adolescente e família -CESDICAF Titular – Derlane Dutra Severo Barbosa Suplente – Damaris Pereira Vasconcelos Silva Usuários Titular – Maria Auxiliadora da Conceição Suplente – Raimunda Soares da Silva

  • Ouvidoria

    Ouvidoria Você está em: Início > Transparência > Acesso à Informação > Ouvidoria Ouvidoria OUVIDORIA GERAL MUNICIPAL ATENÇÃO! Antes de abrir o seu pedido, verifique se sua resposta não encontra disponível na seção: FAQ Transparência . Solicitações, denúncias , sugestões, reclamações e elogios. DECRETO Nº631/2025 - THAISSA MONTENEGRO MAPPES DE ALENCA - CHEFE DA OUVIDORIA Unidade vinculada ao Gabinete do Prefeito Responsável: THAISSA MONTENEGRO MAPPES DE ALENCAR Endereço: Rua Madre Adelgundes Becker nº 222, CEP 69.980.000, Miritizal, Cruzeiro do Sul, Acre Fone: +55 68 99213-8219 (somente mensagem no whatsapp) E-mail : Pedidos recebidos por meio do sistema Fala!BR ( acesse aqui ) Horário de atendimento: De segunda a sexta das 7:00 às 13:00 (fechado aos sábados, domingos e feriados) Prazo de resposta: O prazo máximo de resposta é de 30 dias a partir da solicitação, recursal 30 dias. OUVIDORIA MUNICIPAL DA SAÚDE Solicitações, denúncias , sugestões, reclamações e elogios. DECRETO Nº 700/2025 - UERBSON DE SOUZA DE OLIVEIRA Unidade vinculada ao Gabinete do Secretário de Saúde Responsável: UERBSON DE SOUZA DE OLIVEIRA Endereço: Avenida Copacabana, S/N - PAM, Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil E-mail : ouvidoriasaude@cruzeirodosul.ac.gov.br Horário de atendimento: De segunda a sexta das 7:00 às 13:00 (fechado aos sábados, domingos e feriados) Atendimento Preferencial na Ouvidoria ( Lei Federal n.º 10048 , de 8 novembro de 2000) Portadores de Deficiência Idosos Gestantes e lactantes Pessoas com criança de colo Obesos Acesso à Ouvidoria - Lei 13.460/2017 Para acessar o sistema de Ouvidoria do município, você precisa ter uma conta gov.br , caso ainda não tenha, clique aqui para criar. Se já possui, clique nos links abaixo e siga o passo a passo do sistema. Acesso ao sistema da Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões) Consulta manifestações da Ouvidoria Decreto 324/2023 - Regulamenta a Atividade da Ouvidoria Municipal de Cruzeiro do Sul Decreto de regulamentação da Lei anticorrupção Importante: Todas as manifestações realizadas a Ouvidoria por outros canais, serão registradas no sistema da Ouvidoria, denominado de Fala!BR ( acesse aqui ). Estatísticas de Acesso da Ouvidoria Relatório estatístico da Ouvidoria/Painel Resolveu (abre em nova janela - Clique em Esfera Municipal e em seguida filtre pelo Órgão / Entidade = Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul ) Relatório Anual da Ouvidoria 2024 Relatório Anual da Ouvidoria 2023 Relatório Anual da Ouvidoria 2022 PROTEÇÃO DO REPORTANTE DE SUSPEITA DE IRREGULARIDADE A Prefeitura de Cruzeiro do Sul baseada na tutela da confiança do denunciante que se expõe para delatar ilícitos ou irregularidades a órgãos públicos , prevê procedimentos para a salvaguarda de sua identidade e de quaisquer outros elementos que possam identificá-lo, com base na LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 , bem como a necessidade de manutenção da informação acerca de sua identidade exclusivamente sobre a guarda da ouvidoria. Art. 4º-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e suas autarquias e fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista manterão unidade de ouvidoria ou correição, para assegurar a qualquer pessoa o direito de relatar informações sobre crimes contra a administração pública, ilícitos administrativos ou quaisquer ações ou omissões lesivas ao interesse público. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) Parágrafo único. Considerado razoável o relato pela unidade de ouvidoria ou correição e procedido o encaminhamento para apuração, ao informante serão asseguradas proteção integral contrarretaliações e isenção de responsabilização civil ou penal em relação ao relato, exceto se o informante tiver apresentado, de modo consciente, informações ou provas falsas . (Grifo nosso) Acesso ao sistema da Ouvidoria (denúncias) Regulamentação de proteção ao denunciante "reportante" ( Consta também no art. 126 a 128, do Estatuto do Servidor - Lei Municipal nº 299/2001) Saiba como a prefeitura recebe e trata as denúncias e protege o anonimato do denunciante Tire dúvidas sobre a Ouvidoria Saiba mais sobre a LGPD em Cruzeiro do Sul Acesso à Informação - Lei 12.527/2011 Se o seu objetivo é Acesso à Informação, clique aqui (não precisa de login e senha). Nota explicativa: A partir de 22 de maio de 2024, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Ouvidoria, optou por centralizar todas as demandas de acesso à informação (LAI - Lei 12.527/2011) e manifestações/denúncias/simplificações (Ouvidoria - Lei 13460/2017) , no canal Fala!BR ( acesse aqui ). Logo as manifestações e pedidos de acesso à informação, serão recepcionadas por meio do sistema informatizado, que gerará para cada atendimento o seu número de protocolo. Pedidos por outros canais serão aceitos, mas não receberão número de protocolo provisoriamente. OLHO ABERTO! DINHEIRO PÚBLICO É DA SUA CONTA. INCENTIVAMOS O CONTROLE SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA NOS AJUDAR A MANTER OS MAIS ALTOS PADRÕES MORAIS, ÉTICOS, DE TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE EM NOSSO GOVERNO

  • Grau de Sigilo

    Rol de Documentos classificados ou desclassificados Você está em: Início > Transparência > Rol de documentos com grau de sigilo Rol de Documentos classificados ou desclassificados >> GRAU DE SIGILO Rol de documentos classificados/desclassificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura. ART. 30, I E II, LEI 12.527/11 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO). Rol de documentos classificados em cada grau de sigilo (art. 30, II) Não foram classificados documentos nos graus de sigilo ultrassecreto, secreto ou reservado, sendo todas as informações solicitadas de acesso público, amplo e irrestrito (ressalvadas as informações pessoais, de que trata o art. 31 da Lei n. 12.527/2011. Ano de 2025: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo até a presenta data [última atualização desta página: 13/10/2025] Ano de 2024: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2023: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2022: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2021: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2020: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2019: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2018: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Ano de 2017: não houve classificação de documentos em cada grau de sigilo Rol das informações que tenham sido desclassificadas (art. 30, I) Tendo em vista que as matérias de competência do poder legislativo são eminentemente públicas, as informações não foram objeto de desclassificação. Ano de 2025: não houve desclassificação de informações até a presenta data [última atualização desta página: 13/10/2025] Ano de 2024: não houve desclassificação de informações Ano de 2023: não houve desclassificação de informações Ano de 2022: não houve desclassificação de informações Ano de 2021: não houve desclassificação de informações Ano de 2020: não houve desclassificação de informações Ano de 2019: não houve desclassificação de informações Ano de 2018: não houve desclassificação de informações Ano de 2017: não houve desclassificação de informações Legislatura anterior a 2017 Declaramos a quem interessar possa, que não temos conhecimento de nenhuma informação classificada ou desclassificada com um grau de sigilo anterior ao exercício de 2017.

  • Despesas com Pessoal

    Despesas com Pessoal Início > Portal da Transparência > Despesas com pessoal Despesas com Pessoal >> DESPESAS COM PESSOAL, FOLHA DE PAGAMENTO E INTEGRIDADE Diárias e passagens Diárias e passagens (abre em nova guia) Portarias de diárias Valor da diária (ver regulamentação - Decreto Nº 366/2025 ) Dentro do Estado: R$ 897,05 para prefeito ; R$ 897,05 para vice - prefeito ; R$ 707,89 para Secretários ; R$ 417,05 para servidores de nível superior e para Cargos em comissão: R$617,89. R$303,73 para demais cargos e funções de servidores Fora do Estado: R$ 1.632,63 para prefeito ; R$ 1.632,63 para vice - prefeito ; R$ 963,51 para Secretários ; R$ 519,55 para servidores de nível superior e para Cargos em comissão: R$871,20. E R$417,80 e para demais cargos e funções de servidores. Internacional: Sem previsão legal Tabela de Remuneração Tabela de Cargos e Salários (abre em nova guia) Folha de Pagamento Despesas com Pessoal (abre em nova guia) Folha de Pagamento (abre em nova guia) Servidores cedidos ou recebidos (abre em nova guia) Servidores e remuneração (abre em nova guia) Servidores públicos ativos (abre em nova guia) Servidores públicos (abre em nova guia) Estagiários Estagiários (Abre em nova janela) 2025: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários até a presente data. Última atualização em 13/10/2025. 2024: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários no referido ano. 2023: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários no referido ano. 2022: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários no referido ano. 2021: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários no referido ano. 2020: Declaramos que não realizamos a contratação de estagiários no referido ano. Prestadores de Serviços Terceirizados Prestadores de Serviços (Lista nominal) Para visualizar o nome dos prestadores de serviços basta acessar o link, clicar no órgão (setinha para baixo) e localizar a expressão - Prestadores de Serviços, Em seguida, clicar na setinha para baixo, clicar no cargo e novamente na setinha para baixo. Além do nome, terá acesso a remuneração bruta, líquida e lotação. 2025: Declaramos que não realizamos a contratação de prestadores de serviços terceirizados no referido ano. Última atualização em 13/10/2025. 2024: Declaramos que não realizamos a contratação de prestadores de serviços terceirizados no referido ano. 2023: Declaramos que não realizamos a contratação de prestadores de serviços terceirizados no referido ano. 2022: Declaramos que não realizamos a contratação de prestadores de serviços terceirizados no referido ano. 2021: Declaramos que não realizamos a contratação de prestadores de serviços terceirizados no referido ano. Concursos Públicos e Processos Seletivos Processo seletivo temporário Concurso público efetivo Legislação de Pessoal Lei Municipal N° 1007/2024 - PCCR dos servidores públicos efetivos Lei Municipal N°817/2019 - Tabelas e Pisos Salariais dos Professores e Servidores da Administração Lei Municipal N° 1008/2024 - PCCR dos agentes de Trânsito e Transporte, Fiscal de Tributos Lei Municipal N°937/2022 - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do magistério Lei Municipal N°954/2023 - Plano de Cargos, Salários e vencimentos da ECOPS Lei Municipal N° 992/2023 - Altera anexos da Lei 954/2023 PCCR da ECOPS Integridade - Conflito de Interesse Estatuto do Servidor, código de ética e conduta (Regime Jurídico Único dos Servidores) Conflito de Interesse https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/product-page/decreto-n%C2%BA-366-2025-regulamenta-concess%C3%A3o-de-di%C3%A1rias

  • Educação

    Educação Você está em: Início > Portal da Transparência > Educação Educação Informações da Secretaria Municipal de Educação Clique aqui para acessar Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação (2015-2025) Calendário Escolar 2025 (não publicado no portal) 2024 2023 (não publicado no portal) 2022 (não publicado no portal) 2021 (não publicado no portal) Cardápio da Merenda Escolar Clique aqui para acessar Conselho Municipal de Educação Clique aqui para visualizar Conselho do CACS/FUNDEB Clique aqui para visualizar Publicações da Educação Clique aqui para acessar Relatório de Resultados 4° Ciclo de Avaliação e Monitoramento 2023 3ºCiclo de Avaliação e Monitoramento 2022 2ºCiclo de Avaliação e Monitoramento 2021 1ºCiclo de Avaliação e Monitoramento 2020 Lista de Espera em Creches e Escolas Lista de Escolas e Creches Em atendimento a Lei 14.685/2023 declaramos que 2021, 2022, 2023, 2024 e no exercício corrente (2025) até a presente atualização da informação, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, não há uma lista de espera para vagas em Creches e Escolas da Rede Municipal de Ensino, estando todos os alunos matriculados na rede municipal e com vagas remanescentes disponíveis. Última atualização em 13/10/2025. Critérios de priorização (por ordem): Quando há espera o critério adotado pela municipalidade é: 1º. Confirmação dos alunos da escola; 2º. Priorização do zoneamento (Bairros próximos da escola); 3º. População em Geral Lista é divulgada nas mídias Site Oficial do Município de Cruzeiro do Sul; Mural da Escola; Redes Sociais; Propaganda Volante; Jornal de Grande Circulação; Grupos de WhatsApp dos pais (individual por escola); Grupos de WhatsApp dos professores (individual por escola);

  • Fiscal de Contratos

    Designação de Gestor ou Fiscais de Contrato Você está em: Início > Licitações > Compras Públicas > Gestor ou Fiscais de Contrato Designação de Gestor ou Fiscais de Contrato Gestor ou Fiscal de Contratos Responsável por todos os contratos da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Veja todas as portarias de nomeação de gestor e/ou fiscais de contratos 2025 Fiscais de contratos 2024 Fiscais de contratos 2023 Fiscais de contratos 2022 Fiscais de contratos 2021 Fiscais de contratos Os links foram revisados em 13/10/2025. Nova atualização dos links apenas se necessárias, em caso de mudança na URL. Com relação ao conteúdo, no link são atualizados a toda publicação realizada no Diário Oficial do Estado do Acre (DOEAC).

  • Licitações Transmitidas

    Licitações Transmitidas ao Vivo e Gravadas Você está em: Início > Compras e Licitações > Disputas ao Vivo e Gravadas Licitações Transmitidas ao Vivo e Gravadas Em atendimento a Lei Federal n.º 14.133/2021 , especialmente no Art. 17., § 2º "As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica , admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo . " A seguir o link de acesso as sessões transmitidas e gravadas, nos termos da legislação em vigor. SESSÕES DE LICITAÇÕES TRANSMITIDAS (AO VIVO E GRAVADAS) Prefeitura de Cruzeiro do Sul - YouTube https://www.youtube.com/channel/UC84z6gOfMmduwrwfVTx13LQ/videos Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Facebook https://www.facebook.com/prefeituradeczs Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Instagram https://www.instagram.com/prefeituradeczs/ Observação A CPL/CZS informa que não são mais realizadas licitações na modalidade pregão na forma presencial. Os pregões são realizados apenas na forma eletrônica, através do portal de Compras do Governo Federal - COMPRASNET. Informa ainda que, a sala destinada a licitações na sede da Prefeitura, é utilizada para realização das licitações nas modalidades: Concorrência, Tomada de Preços e Chamamento Público. O processo para aquisição de Câmeras e Microfone para a transmissão ao vivo das sessões públicas realizadas de forma presencial está em fase de elaboração. Até a última atualização da página [13/10/2025] não há nenhuma sessão presencial de licitação transmitida pela internet.

  • Parecer Prévio

    Parecer prévio e julgamento de contas Você está em: Início > Portal da Transparência > Parecer Prévio e Julgamento de Contas Parecer prévio e julgamento de contas Parecer Prévio do Tribunal de Contas (última atualização 13/10/2025) 2024: Parecer Prévio Nº 854/2024- Julgamento das contas do exercício de 2021. 2024: Parecer Prévio Nº 850/2024- Julgamento das contas do exercício de 2020 2023: Ainda não foi emitido pelo Tribunal de Contas o parecer prévio do exercício. 2022: Parecer Prévio Nº 803/2022- Julgamento das contas do exercício de 2018 2021: Parecer prévio Nª 753/2021 - Julgamento das Contas do exercício de 2019 2021: Parecer prévio Nª 740/2021 - Julgamento das Contas do exercício de 201 7 2020: Parecer prévio Nº 736/2020 - Julgamento das Contas do exercício de 2016 Para visualizar os pareceres emitidos pelo TCEAC, anteriores a 2015, acesse AQUI . Julgamento das contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo (última atualização 13/10/2025) 2024: não votada, aguardando aparecer prévio do TCEAC 2023: não votada, aguardando aparecer prévio do TCEAC 2022: Decreto nº 39/2022 - Aprova a Prestação de contas do exercício de 2017 2021: Conta aprovada por unanimidade. 2020: Conta aprovada por unanimidade. 2019: Conta aprovada por unanimidade. 2018: Conta aprovada por unanimidade. 2017: Conta aprovada por unanimidade. 2016: Conta aprovada por unanimidade. Para visualizar os julgamentos emitidos pela Câmara Municipal, acesse AQUI . ORIENTAÇÃO PARA BUSCAR PARECES E JULGAMENTOS NO SITE DO TCEAC Para visualizar os pareceres emitidos pelo TCEAC, anteriores a 2015, acesse AQUI . IMPORTANTE: Para pesquisar o parecer prévio basta abrir o link - Consultar Processo ( tceac.tc.br ) - clicar em GERAL e digitar o termo PARECER PRÉVIO, ajustar os filtros de data e em seguida escolher o município e clicar em SELECIONAR do lado esquerdo da tela do portal do TCEAC. Também pode ser utilizado a opção PARTES e digitado no campo o nome da entidade = Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul .

  • Pesquisa de Satisfação

    Pesquisa de Satisfação dos Serviços Você está em: Início > Portal de Transparência > Pesquisa de Satisfação dos Serviços Pesquisa de Satisfação dos Serviços Relatórios de resultado das pesquisas de satisfação Formulário da Pesquisa (Contribua!) Relatório de Resultados ( Dashboard) 2025 : Em andamento no exercício (Atualizado em 13/10/2025). 2024: Realizadas pesquisas de satisfação dos serviços durante o referido ano. 2023: Realizadas pesquisas de satisfação dos serviços durante o referido ano. 2022: Não foram realizadas pesquisas de satisfação dos serviços durante o referido ano. 2021: Não foram realizadas pesquisas de satisfação dos serviços durante o referido ano.

  • Renuncia Fiscal

    Renúncia Fiscal Você está em: Início > Contabilidade > Renúncia Fiscal Renúncia Fiscal RENÚNCIAS DE RECEITA / RENÚNCIAS FISCAIS / INCENTIVOS FISCAIS Os benefícios ou renúncias de receita são apresentados no §6º do art. 165 da Constituição Federal de 1988, sendo previstas três espécies: benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. As renúncias de receitas tributárias são criadas por exceções às normas tributárias, das quais resulta uma diminuição da arrecadação e um aumento da disponibilidade econômica de determinado grupo de contribuintes. As situações típicas de renúncia de receita tributária, como as isenções e as remissões, são determinadas no artigo 14, §1º da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). Sem prejuízo dessa classificação mais estrita, foram estimados também nos quadros abaixo, para fins de transparência e controle social, os casos das alíquotas estipuladas abaixo do máximo permitido pela legislação tributária, das reduções de multas e juros dos programas de parcelamento incentivados, das imunidades constitucionais e de outras condições que acarretam impacto na arrecadação tributária. Você sabia? Em 17/02/2022 foi editada a Emenda Constitucional nº 116/22 que estendeu o benefício da imunidade aos templos de qualquer culto que se utilizem de imóvel alugado. Dessa forma, a Constituição Federal foi acrescida do parágrafo 1º-A ao art. 156, que ficou assim: Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; § 1º-A O imposto previsto no inciso I do caput deste artigo não incide sobre templos de qualquer culto, ainda que as entidades abrangidas pela imunidade de que trata a alínea "b" do inciso VI do caput do art. 150 desta Constituição sejam apenas locatárias do bem imóvel . Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: VI - instituir impostos sobre: b) templos de qualquer culto; Nesse contexto, até 2022 os templos com imóvel alugado eram beneficiados por isenção municipal, enquanto para aqueles com imóveis próprios era aplicada a imunidade constitucional. A partir de 2023, tanto os imóveis próprios como os locados utilizados em atividades religiosas por templos de qualquer culto passaram a ser tratados como imunes. O que isso muda na prática? Para os templos, nada muda praticamente. Para acessar as renúncias e incentivos fiscais primeiramente clique no link abaixo. Veja também os anos que não constam renúncias. Tipos: Anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, isenção, caducidade Clique aqui para visualizar as declarações 2025: Renúncia Fiscal - Declaração 2024: Renúncia Fiscal - Declaração 2023: Renúncia Fiscal - Declaração. 2022: Não houve anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, isenção, caducidade neste ano. 2021: Não houve anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, isenção, caducidade neste ano. Última atualização da informação em 13 de outubro de 2025 .

  • Sanções e penalidades

    Lista de Fornecedores e Prestadores sancionados Você está em: Início > Licitações > Sanções e Penalidades Lista de Fornecedores e Prestadores sancionados Lista de Fornecedores e Prestadores sancionados A equipe da Comissão de Contratação "Comissão de Licitação" (CPL) e o agente de contratação "pregoeiro", deverão sempre durante os certames, consultar: CEIS (Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas) http://www.portaltransparencia.gov.br/sancoes/ceis ou https://ceiscadastro.cgu.gov.br e verificar se há penalidade e/ou sanção contra algum licitante no ato do certame. Havendo, deve ser dado a ciência ao licitante e ainda constar na ata da sessão pública, bem como, adotar as providências de incluir no sistema municipal e atualizar esta página , dando total transparência a sociedade e aos órgãos de controle e fiscalização. Fornecedor CNPJ/CPF Período Enquadramento Motivo da Penalidade Dantas & Andrade Ltda 08.224.125/0001-07 22/07/2021 a 22/07/2023 Proc. 575/2020 Outros Casos (Outros) - NÃO SERIA POSSIVEL SER ULTILIZADO POR DUAS SECRETARIAS, PORQUE CADA UMA TEM ... M. A. A. ALMEIDA E CIA LTDA 30.260.052/0001-68 04/07/2024 Proc 2836/2023 Inválido por Sanção Administrativa (Inidoneidade) - O motivo está no oficio SEMED N°3053/2024 SUL AGUA EQUIPAMENTOS LTDA 46.344.050/0001-97 26/03/2024 a 26/03/2025 Proc 365/2024 Outros Casos (Outros) - I - Não cumprimento ou cumprimento irregular de normas editalícias ou de clá... (*) Última atualização da informação em 13/10/2025 . Fornecedores e Prestadores Notificados Acesse as notificações emitidas aos prestadores de serviços e fornecedores ( aqui ).

  • Endereços Municipais

    Endereços de Órgãos Municipais Você está em: Início > Portal da Transparência > Unidades Municipais Endereços de Órgãos Municipais >> ENDEREÇOS DOS EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS Prefeito e vice Secretarias Municipais Órgãos, departamentos e unidades municipais Setor de Cadastro, Fiscalização e Tributos Sede da Prefeitura Telefone/PABX: +55 (68) 3322-2169 / 3322-1256 E-mail: fiscalizacaodetributos@cruzeirodosul.ac.gov.br Horário de atendimento: De segunda a quinta, das 7h às 17h, sexta das 7h as 13h. JSM - Junta do Serviço Militar O alistamento militar agora é 100% online, acesse: https://alistamento.eb.mil.br Centro de Referência da Assistência Social - CRAS GETULIO VARGAS, 1256, Bairro COBAL, CEP: 69980-000 E-mail: crasczs@hotmail.com Telefone: (68) 3322-7124 Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17 Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS Rua Morada Feliz, 311, Bairro Formoso, CEP: 69980-000 E-mail: creasczs@yahoo.com.br Telefone: (68) 3322-8739 Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17 Conselho Tutelar Municipal Av. 28 de Setembro, 264, Bairro Morro da Glória, CEP: 69980-000 E-mail: conselhotutelar.czuac@gmail.com Telefone: (68) 68 3322-3737 Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE ESC 17 DE NOVEMBRO BR 307 ESTRADA DO PENTECOSTES BELO JARDIM, SEM NUMERO INSTITUICAO ESCOLAR. ASSIS BRASIL-ESTRADA DO PENTECOSTE. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESCOLA 21 DE ABRIL AVENIDA RIO JURUA, S/N MIRITIZAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99972-2791 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC 06 DE AGOSTO BR 307 RAMAL DOS CAROBAS, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC AIRTON SENA DA SILVA BR 364 - COMUNIDADE BARRO ALTO, ALTO RIO LAGOINHA. ZONA RURAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC PADRE ALFREDO NUSS ESTRADA DO AEROPORTO, CONJUNTO THAUMATURGO DE AZEVEDO, 530 AO LADO DA IGREJA. COHAB. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99978-6239 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC ANTONIO FERREIRA GOMES AVENIDA RAIMUNDA NONATA DIAS DA SILVA, 0336 SANTA ROSA. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3328-1019 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC ARTUR LEBRE I BR 364 ALTO CAMPINAS- COMUNIDADE BOA HORA, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC BARROSO FILHO BR 364 RAMAL 12, ZONA RURAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC CORAZITA NEGREIROS RUA DO PARA, 865 ESCOLA. TELEGRAFO. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99968-9989 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC EMIDIO BRAGA DE VASCONCELOS LINHA DA ALEMANHA, 4324 BOCA DA ALEMANHA. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99939-3923 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC FLODOARDO CABRAL BR 364 RAMAL DO TICO, ZONA RURAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC FRANCISCA BARROS DE OLIVEIRA RUA 23 DE OUTUBRO, 0571 ESCOLA. SAO JOSE. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-6685 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC FRANCISCA HORMINDA DE OLIVEIRA BR 364 RAMAL 02, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC FRANCISCA RITA DE CASSIA LIMA PINTO RUA RIO DE JANEIRO, 100 ESCOLA. CRUZEIRAO. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-5438 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC HELENA NOBRE COMUNIDADE VISTA ALEGRE, S/N RIO JURUA MIRIM. RURAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 9604-6216 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER BR 364 RAMAL 05, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3329-1002 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC JOSE DE ANCHIETA COMUNIDADE PERIQUITO, S/N RIO JURUA MIRIM. RURAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 9604-6216 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC JOSE DO PATROCINIO COMUNIDADE TATAJUBA, RIO JURUA. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) Não Informado Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC JULIO RODRIGUES MARTINS ESTIRAO DOS NAUAS PRAIA GRANDE, PREDIO ESCOLAR. MIRITIZAL. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) Não Informado Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC LEONILA DA SILVA ROSAS COMUNIDADE FAZENDA SAO GERALDO, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) Não Informado Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC LUIZ FERREIRA COMUNIDADE TRES BOCAS, S/N 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99954-9958 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC MARIA DA CONCEICAO CASTRO LIMA RUA DA PARAIBA, 2080 PREDIO. REMANSO. 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 99961-4004 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC MOACIR RODRIGUES BR 364 VARIANTE, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC NADIR MESSIAS CAMELI BR 307- ESTRADA DO PENTECOSTES, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESC NOSSA SENHORA DE NAZARE BR 307 BADEJO DO MEIO, 69980-000 Cruzeiro do Sul - AC. Telefone: (68) 3322-1081 Horário de funcionamento: 7 as 17 horas ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE EM CRUZEIRO DO SUL - AC CENTRAL MUNICIPAL DE REDE DE FRIOS CNES 0197599 AVENIDA COPACABANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRAL UNICA DE MEDICAMENTOS CNES 9746110 RUA DJALMA DUTRA, 289, CENTRO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRO DE ATENCAO PSICOSSOCIAL CAPS CNES 0511773 RUA AFONSO PENA, S/N, COHAB, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES CNES 9402489 ESTRADA VELHA DO AEROPORTO KM 10, S/N, SAO CRISTOVAO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRO DE DIAGNOSTICO EDSON MESQUITA DE MAGALHAES CNES 6788637 AVENIDA 25 DE AGOSTO, S/N, AEROPORTO VELHO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRO ESPECIALIZADO EM ATENDIMENTO MUNICIPAL AO AUTISMO CNES 0852082 RUA DJALMA DULTRA, 289, CENTRO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas CENTRO MULTIDICIPLINAR DE ATENCAO DOMICILIAR CNES 0930245 AVENIDA 25 DE AGOSTO, S/N, 25 DE AGOSTO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA ALTO RIO JURUA CNES 7036302 RUA AFONSO PENA, 1830, 25 DE AGOSTO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas ESCOLA PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES CNES 9134379 RUA DO ESPIRITO SANTO, 81, ELETROACRE, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas FARMACIA POPULAR DO BRASIL CNES 5313023 AV CORONEL MACIO LIMA, S/N, CENTRO, 69980-000 (68) 3322-6478 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas GRUPO ESCOLAR SAO JOSE CNES 3015424 AVENIDA 17 DE NOVEMBRO, S/N, CENTRO, 69980-000 (68) 3225-5326 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas MARMUDE DENE DE CARVALHO CNES 0256498 RIO VALPARAISO, S/N, COMUNIDADE TARTARUGA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POLO ACADEMIA DE SAUDE CNES 7445830 AV 25 DE AGOSTO, S/N, 25 DE AGOSTO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POLO BASE DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6917682 BR 364 KM 74, 74, ALDEIA CAMPINAS, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE ALFREDO SAID CNES 2002396 VALPARAISO, S/N, VALPARAISO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE BURITIRANA CNES 6764533 RAMAL DA BURITIRANA, S/N, VILA SAO PEDRO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE DEPUTADO FRANCISCO THAUMATURGO CNES 7560133 BR 364 RAMAL 02, S/N, ONCA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE FAZENDA SAO GERALDO CNES 9175172 COMUNIDADE FAZENDA SAO GERALDO LOTE 03, S/N, SAO GERALDO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE HASHEME KAMANAWA CNES 6765025 BR 364, S/N, BR 364, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE MAURICIO PERES NOBRE CNES 7560583 BR 364 RAMAL 11 BOCA DO 11, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE FAZENDA SAO GERALDO CNES 9175172 COMUNIDADE FAZENDA SAO GERALDO LOTE 03, S/N, SAO GERALDO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE HASHEME KAMANAWA CNES 6765025 BR 364, S/N, BR 364, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE MAURICIO PERES NOBRE CNES 7560583 BR 364 RAMAL 11 BOCA DO 11, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE PARANA DOS MOURAS CNES 2001918 ALTO JURUA, S/N, ZONA RURAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE RAIMUNDO JOSE DA SILVA CNES 7560591 ESTRADA DO PENTENCOSTE, S/N, BELO JARDIM AREAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE SANTO ANTONIO CNES 2001926 RIO JURUA MIRIM, S/N, ZONA RURAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE TRES BOCAS CNES 2001888 CENTRO, S/N, SGAL VAL PARAISO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE VITAL BRASIL CNES 2002302 BR 364 RAMAL 02, S/N, RAMAL 02, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO MEDICO DE GUARNICAO DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6003508 AVENIDA 25 DE AGOSTO, 3224, AEROPORTO VELHO, 69980-000 (68) 3322-2025 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6159087 AV COPACABANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) 3322-6478 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SERVICO DE VIGILANCIA AMBIENTAL CNES 7425597 AV COPACANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SERVICO DE VIGILANCIA SANITARIA CNES 2000245 AV COPACABANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) 3322-6478 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UBS RIO LIBERDADE MAURICIO MAPES CNES 9695729 COMUNIDADE SAO PEDRO, S/N, RIO LIBERDADE, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE EUCLIDES QUEIROS FILHO CNES 7561113 RAMAL DA OLIVENCA, S/N, MIRITIZAL, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE FRANCISCA SOUZA MACHADO CNES 7560141 BR 364 RAMAL 07, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE GEOVANA MARIA FREITAS DO VALE CNES 2000598 BR 364, S/N, LAGOINHA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE PENTECOSTES CNES 2000555 ESTRADA DO DERACRE, S/N, PETENCOSTE, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAM FRANCISCO ARY DA SILVEIRA CNES 2000334 RUA SAO PAULO, S/N, CONJUNTO MANCIO LIMA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAM JOSE MATHEUS ARNALDO DOS SANTOS CNES 2000369 RUA SANTO ANTONIO, S/N, MIRITIZAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAMILIA PASTOR JOAO BRAZ CNES 2000318 RUA NILO PECANHA, S/N, SANACRE, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE ADALTO JOSE BATISTA CNES 2002299 BR 364, S/N, RIO LIBERDADE, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE DA CLOVIS PINHEIRO ROSAS CNES 7375913 BR 364 CAMPINAS, S/N, CAMPINAS, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE DA FAM SENADOR ADALBERTO SENA CNES 2000202 AVENIDA 25 DE AGOSTO, S/N, AEROPORTO VELHO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA ABEL PINHEIRO CNES 2000342 RUA MORADA FELIZ, S/N, FORMOSO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA BOCA DO MOA ARITO ROSAS CNES 7915241 BOCA DO MOA, S/N, BOCA DO MOA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POLO ACADEMIA DE SAUDE CNES 7445830 AV 25 DE AGOSTO, S/N, 25 DE AGOSTO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POLO BASE DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6917682 BR 364 KM 74, 74, ALDEIA CAMPINAS, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE ALFREDO SAID CNES 2002396 VALPARAISO, S/N, VALPARAISO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE BURITIRANA CNES 6764533 RAMAL DA BURITIRANA, S/N, VILA SAO PEDRO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE DEPUTADO FRANCISCO THAUMATURGO CNES 7560133 BR 364 RAMAL 02, S/N, ONCA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE FAZENDA SAO GERALDO CNES 9175172 COMUNIDADE FAZENDA SAO GERALDO LOTE 03, S/N, SAO GERALDO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE HASHEME KAMANAWA CNES 6765025 BR 364, S/N, BR 364, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE MAURICIO PERES NOBRE CNES 7560583 BR 364 RAMAL 11 BOCA DO 11, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE FAZENDA SAO GERALDO CNES 9175172 COMUNIDADE FAZENDA SAO GERALDO LOTE 03, S/N, SAO GERALDO, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE HASHEME KAMANAWA CNES 6765025 BR 364, S/N, BR 364, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE MAURICIO PERES NOBRE CNES 7560583 BR 364 RAMAL 11 BOCA DO 11, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE PARANA DOS MOURAS CNES 2001918 ALTO JURUA, S/N, ZONA RURAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE RAIMUNDO JOSE DA SILVA CNES 7560591 ESTRADA DO PENTENCOSTE, S/N, BELO JARDIM AREAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE SANTO ANTONIO CNES 2001926 RIO JURUA MIRIM, S/N, ZONA RURAL, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE TRES BOCAS CNES 2001888 CENTRO, S/N, SGAL VAL PARAISO, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO DE SAUDE VITAL BRASIL CNES 2002302 BR 364 RAMAL 02, S/N, RAMAL 02, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas POSTO MEDICO DE GUARNICAO DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6003508 AVENIDA 25 DE AGOSTO, 3224, AEROPORTO VELHO, 69980-000 (68) 3322-2025 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE CRUZEIRO DO SUL CNES 6159087 AV COPACABANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) 3322-6478 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SERVICO DE VIGILANCIA AMBIENTAL CNES 7425597 AV COPACANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas SERVICO DE VIGILANCIA SANITARIA CNES 2000245 AV COPACABANA, S/N, FLORESTA, 69980-000 (68) 3322-6478 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UBS RIO LIBERDADE MAURICIO MAPES CNES 9695729 COMUNIDADE SAO PEDRO, S/N, RIO LIBERDADE, 69980-000 (68) Não informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE EUCLIDES QUEIROS FILHO CNES 7561113 RAMAL DA OLIVENCA, S/N, MIRITIZAL, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE FRANCISCA SOUZA MACHADO CNES 7560141 BR 364 RAMAL 07, S/N, PROJETO SANTA LUZIA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE GEOVANA MARIA FREITAS DO VALE CNES 2000598 BR 364, S/N, LAGOINHA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE BASICA DE SAUDE PENTECOSTES CNES 2000555 ESTRADA DO DERACRE, S/N, PETENCOSTE, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAM FRANCISCO ARY DA SILVEIRA CNES 2000334 RUA SAO PAULO, S/N, CONJUNTO MANCIO LIMA, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAM JOSE MATHEUS ARNALDO DOS SANTOS CNES 2000369 RUA SANTO ANTONIO, S/N, MIRITIZAL, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DA SAUDE DA FAMILIA PASTOR JOAO BRAZ CNES 2000318 RUA NILO PECANHA, S/N, SANACRE, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE ADALTO JOSE BATISTA CNES 2002299 BR 364, S/N, RIO LIBERDADE, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas UNIDADE DE SAUDE DA CLOVIS PINHEIRO ROSAS CNES 7375913 BR 364 CAMPINAS, S/N, CAMPINAS, 69980-000 (68) Não Informado Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 7 as 17 horas

  • COMTUR

    Conselho Municipal de Turismo Você está em: Início > Portal da Transparência > Portal dos Conselhos > Conselho Municipal de Turismo Conselho Municipal de Turismo >> CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO - COMTUR O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, órgão responsável pelas diretrizes da Política Municipal de Turismo, é uma ferramenta de participação ativa dos cidadãos no processo de elaboração de políticas públicas. O art. 29, XII da Constituição Federal determina a cooperação das associações representativas no planejamento municipal, demonstrando o papel fundamental a ser exercido pelos conselhos municipais. Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal e da sociedade civil. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais. COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE TURISMO Acesse na plataforma SEMETUI, AQUI REPRESENTANTES Representantes Governamentais Acesse na plataforma SEMETUI, AQUI Representantes Não-Governamentais Acesse na plataforma SEMETUI, AQUI Apresentação do COMTUR Acesse na plataforma SEMETUI, AQUI Acesse o site da SEMETUI Página da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação Acesse a plataforma SEMETUI Acesse a plataforma SEMETUI, AQUI

  • Calendário Pagamento 2023

    Pagamentos dos servidores Você está em: Início > Portal da Transparência > Calendário de Pagamentos > Pagamentos 2023 Pagamentos dos servidores A Prefeitura de Cruzeiro do Sul no uso de suas atribuições legais faz saber que o CALENDÁRIO DE PAGAMENTO dos servidores do executivo municipal, obedecera ao cronograma a seguir. Janeiro 31 de janeiro Fevereiro 28 de fevereiro Março 31 de março Abril 30 de abril Maio 31 de maio Junho 30 de junho Julho 31 de julho Agosto 30 de agosto Setembro 30 de setembro Outubro 31 de outubro Novembro 30 de novembro (1ª parcela do décimo terceiro) 30 de novembro (Salário) Dezembro 20 de dezembro (2ª parcela do décimo terceiro) 30 de dezembro (Salário) Observação: 1. Pela Lei Federal (CLT) o pagamento pode ser realizado até o 5.º (quinto) dia útil do mês subsequente. Vedado quando o 5.º dia útil for sábado, o pagamento deve ser antecipado. 2. A Prefeitura poderá antecipar o pagamento dos servidores das Secretarias a seu critério, conforme disponibilidade de caixa.

  • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

    SIC - Serviço de Informação ao Cidadão Você está em: Início > Transparência > Acesso à Informação > SIC SIC - Serviço de Informação ao Cidadão SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) ATENÇÃO! Antes de abrir o seu pedido, verifique se sua resposta não encontra disponível na seção: FAQ Transparência . Pedido de Informações sobre assuntos referentes a LAI. Unidade: SIC vinculado ao Gabinete do Prefeito Autoridade de Monitoramento da LAI Responsável: THAISSA MONTENEGRO MAPPES DE ALENCAR ( DECRETO Nº631/2025) Endereço: Rua Madre Adelgundes Becker nº 222, CEP 69.980.000, Miritizal, Cruzeiro do Sul, Acre Fone: +55 68 99213-8219 (whatsapp) E-mail : Pedidos recebidos por meio do sistema Fala!BR ( clique aqui ) Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 07h às 13h (fechado aos sábados, domingos e feriados) Acesso à Informação - assuntos referentes a LAI Lei Municipal nº 924/2022 - Regulamentação da Lei de Acesso à Informação - LAI Solicitar informação (abre em nova janela) Acompanhar pedido já realizado (abre em nova janela) Relatório estatístico da Ouvidoria/e-SIC da Saúde (abre em nova janela) Relatório estatístico da Ouvidoria da Prefeitura/Painel Resolveu (abre em nova janela - Clique em Esfera Municipal e em seguida filtre pelo Órgão / Entidade = Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul ) Rol de Informações Classificadas e Desclassificadas (Art. 30, I e II, da Lei 12.527/2011 (LAI) Rol de documentos classificados ou desclassificados com grau de sigilo Obs.: Para solicitar a informação presencialmente, imprima aqui o requerimento , preencha e leve ao local indicado. Acesso a Informacao .pdf Fazer download de PDF • 54KB Ouvidoria - Denúncia e outros (Lei 13.460/2017) Se o seu objetivo é Ouvidoria (denúncia, reclamação, sugestão), clique aqui . Informações sobre Prazos e Recursos: Ao fazer o seu pedido de informação, em um prazo máximo de 20 dias, a informação será enviada para o endereço de e-mail cadastrado. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, você poderá entrar com recursos contra a decisão e apresentar reclamações sem burocracia no prazo de 10 dias a contar da sua ciência. Em caso de interposição de recurso, deverá ser aberto um novo Pedido de Acesso à Informação no qual o solicitante deverá informar que está solicitando um recurso e citar o protocolo do pedido anterior, quando for o caso. O recurso será encaminhado à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que é a autoridade competente para o exame de recurso. Para saber mais sobre a autoridade competente para interposição de recursos, acesse aqui. Nota explicativa: A partir de 22 de maio de 2024, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Ouvidoria, optou por centralizar todas as demandas de acesso à informação (LAI - Lei 12.527/2011) e manifestações/denúncias/simplificações (Ouvidoria - Lei 13460/2017) , no canal Fala!BR ( acesse aqui ). Logo as manifestações e pedidos de acesso à informação, serão recepcionadas por meio do sistema informatizado, que gerará para cada atendimento o seu número de protocolo. Pedidos por outros canais serão aceitos, mas não receberão número de protocolo provisoriamente. Caso deseja registrar outras demandas ou apenas informar irregularidade ou denúncia anônima, use a seção Fale Conosco (denúncia anônima ou outras demandas). Importante: Em qualquer dos sistemas da Ouvidoria (E-SIC, Ouvidoria, Fale Conosco), os dados do cidadão ou denunciante, estão protegidos, e são anonimizados pela Ouvidoria, logo, não são compartilhados com as demais Secretarias do Governo, para fins de garantir a privacidade do usuário, especialmente nos casos de denúncia e indicação de irregularidades. Além disso, no próprio sistema, quando for abrir a manifestação do tipo denúncia , poderá marcar o checkbox pedindo que seus dados fiquem no anonimato desde o início do processo. OLHO ABERTO! DINHEIRO PÚBLICO É DA SUA CONTA. INCENTIVAMOS O CONTROLE SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA NOS AJUDAR A MANTER OS MAIS ALTOS PADRÕES MORAIS, ÉTICOS, DE TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE EM NOSSO GOVERNO.

  • Secretaria Municipal de Gabinete | PM Cruzeiro do Sul

    Início > Secretarias > Secretaria Municipal de Gabinete ELIOMARA ROCHA DA SILVA Chefe de gabinete do prefeito Decreto nº 020/2025 Ver aguardando MINICURRÍCULO DO GESTOR PÚBLICO Pedagoga formada pela UFAC, com especializações em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Recursos Humanos. Professora efetiva da rede municipal de Cruzeiro do Sul desde 2005, atuou como coordenadora de Educação Especial e Educação para o Trânsito. Tem ampla experiência em recursos humanos, além de participação em conselhos municipais e estaduais. Secretaria Municipal de Gabinete Rua Rui Barbosa, 67, Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil Atendimento ao Público: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 Fechado aos sábados, domingos e feriados aguardando aguardando Organograma da Secretaria ATRIBUIÇÕES DA PASTA Secretaria Municipal de Gabinete I – assessorar o Prefeito em assuntos afetos à administração municipal; II – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação entre as organizações da sociedade civil e o Poder Público Municipal; III – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação política interna entre os órgãos da Prefeitura; IV – coordenar as relações do Executivo Municipal com os órgãos da administração pública municipal, regional, estadual e federal; V – organizar a agenda para atendimento ao público, às entidades constituídas e às autoridades e à sua participação em eventos de natureza política; VI – promover o cumprimento da agenda oficial, bem como organizar as audiências e encaminhar as partes; VII – receber as autoridades e os hóspedes oficiais do município; VIII – assistir o Chefe do Poder Executivo, preparando a correspondência a ser expedida pelo Gabinete do Prefeito; IX – manter o Prefeito informado dos assuntos de interesse do governo municipal e também execução de programas e projetos em andamento; X – coletar e organizar as informações que auxiliem o Prefeito na execução dos objetivos e metas do Governo; XI – coordenar as atividades do Prefeito com os objetivos de captação de recursos para a realização de obras e projetos de interesse do município; XII – auxiliar no desenvolvimento das atividades de planejamento e na organização dos órgãos que compõem a administração municipal; XIII – assessorar o Chefe do Executivo no planejamento, organização, supervisão e controle das atividades administrativas; XIV – auxiliar o Prefeito na implementação de medidas destinadas ao aperfeiçoamento ou redirecionamento de programas, projetos e atividades em execução no Governo; XV – representar oficialmente o Prefeito, sempre que credenciado; XVI – transmitir aos demais Secretários Municipais as ordens e orientações do Chefe do Executivo Municipal, zelando pelo seu cumprimento; XVII – executar os serviços burocráticos que envolvam a preparação, registro, expedição, publicação e arquivamento dos atos oficiais.

  • Covid-19

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  • Por quem os sinos dobram? | PM Cruzeiro do Sul

    Por quem os sinos dobram? 12 de jul. de 2023 Por quem os sinos dobram? Uma semana corrida e não tive tempo de escrever comentando qualquer um dos assuntos do momento. Teve uma contraofensiva ucraniana e o naufrágio do submergível. Mas nada disso é mais importante, no mundo em que vivo, do que a passagem do homem que tocava o sino da igreja na minha cidade. E por ele, eu paro para escrever. Afinal, o que é o mundo senão uma abstração? Não vivemos no mundo. Vivemos em nossas aldeias e comunidades. E o senhor Alberto Brito era um dos homens mais importantes da minha aldeia. Ministro da Eucaristia, seu Alberto era quem tocava o sino da Catedral de Nossa Senhora da Glória, na cidade de Cruzeiro do Sul, no noroeste da Amazônia acreana. Era de onde chamava os fiéis a rezar. Fez isso durante todos os dias, por mais 60 anos. Ele próprio emprestou sua força braçal para construir aquela catedral. Inspirada em uma grande maloca indígena, mas com a solidez e eficácia da arquitetura alemã, a Catedral se projeta à frente da cidade, tendo ao fundo o imponente rio Juruá, conhecido por ser o mais curvilíneo do mundo. A figura de seu Alberto descendo o Morro da Glória em direção à Catedral se tornou um dos símbolos de Cruzeiro do Sul. Era como se, com seu ato, seu Alberto trouxesse o sentido de uma comunidade, de pertencimento. Seus dois filhos homens, Alberto Loro e Alberan Moraes, se tornaram não apenas músicos, mas verdadeiros tradutores de sentimentos difíceis de serem explicados por quem nunca os viveu. Tem a ver com os banhos refrescantes nos igarapés, com a lembrança de quem somos, a conversa alegre nas esquinas, o encontro com conhecidos no mercado, os sabores dos peixes, a alegria de fazer parte daquele mundo que me acolheu. Mudei-me para Cruzeiro do Sul no ano de 2000, parcialmente motivado com a noção romântica de ‘salvar a Amazônia’. Mas na verdade, eu é que fui salvo, não pela Amazônia que se vê pelos satélites, mas pela vida humana que pulsa aqui embaixo. A vida de Cruzeiro do Sul me humanizou e as músicas dos filhos de seu Alberto me ensinaram que sim, é possível se amar a toda essa natureza sem descuidar das pessoas que nela vivem. E que esse amor tem a ver com sentir a brisa refrescante depois da chuva, em conhecer o sabor do açaí nativo, em acertar o cardume do piau com a tarrafa. Tudo isso é o que nos fazia lembrar o sino da igreja que seu Alberto tocava. Hoje, estando a alguns milhares de quilômetros, chorei sua partida. Não tanto pelo pesar, mas mais pela saudade profunda de tantas lembranças que seu Alberto evoca. Seu Alberto tocava o sino, e o sino nos tocava a todos. Seu Alberto parte desse mundo tendo cumprido sua missão com grande zelo, deixando na Terra, nessa Terra que me fez gente, Cruzeiro do Sul, a lembrança de um milhão de motivos para viver e para agradecer por estar vivo. Leandro Altheman Lopes Anterior Próximo

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