RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Sun, 22 Sep 2019 21:23:37 -0300 Sun, 22 Sep 2019 21:23:37 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Corrida de motocross marca celebrações do aniversário de 115 de Cruzeiro do Sul Sun, 22 Sep 2019 19:49:04 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2059/?corrida-de-motocross-marca-celebracoes-do-aniversario-de-115-de-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2059/?corrida-de-motocross-marca-celebracoes-do-aniversario-de-115-de-cruzeiro-do-sul.html Em alusão ao aniversário 115 anos de Cruzeiro do Sul, a Prefeitura realizou neste domingo, 22, uma corrida de motocross, que reuniu pilotos de várias cidades do Acre. No período da noite será promovido o Nauas Combat.

“Foi o domingo dos esportes radicais, pela manhã tivemos o 3° Circuito Radical Sesc, pela tarde reunimos pilotos de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e de Cruzeiro do Sul no motocross e a noite temos o Nauas Combat. Um dia para celebrar os esportes radicais”, frisou o secretário de Cultura e Esporte, Aldemir Maciel.

A Prefeitura doou parte da premiação, dividida entre os cinco primeiros colocados nas quatro categorias disputadas, e troféus.

“Foi uma competição muito bonita e qualificada. A gente agradece a Prefeitura de Cruzeiro do Sul pela parceria”, frisou um dos organizadores do evento, “Neném”.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza cadastramento das famílias afetadas pelo temporal Sat, 21 Sep 2019 21:58:43 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2058/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-realiza-cadastramento-das-familias-afetadas-pelo-temporal.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2058/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-realiza-cadastramento-das-familias-afetadas-pelo-temporal.html Ainda neste sábado, 21, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou o cadastramento das famílias atingidas pelo temporal. A Defesa Civil do Município está vistoriando todos os bairros, onde houveram ocorrências.

“Hoje mesmo começamos o cadastramento das famílias afetadas pelo temporal. Fiz questão de visitá-las e constatar a situação em que se encontram. Estamos a total disposição das vítimas e vamos auxiliar no que for necessário. O momento pede a união de todos, por isso, também lançamos uma campanha de arrecadação de donativos”, endossou o prefeito.

Por orientação de Ilderlei Cordeiro, a Defesa Civil Municipal reuniu toda a equipe de governo para traçar ações emergenciais e identificar como cada secretaria pode auxiliar as vítimas. O prefeito também está viabilizando apoio do Estado e vai encaminhar a situação para a Defesa Civil Nacional.

]]>
Casamento Coletivo celebra a união de 150 casais em Cruzeiro do Sul Sat, 21 Sep 2019 21:43:56 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2057/?casamento-coletivo-celebra-a-uniao-de-150-casais-em-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2057/?casamento-coletivo-celebra-a-uniao-de-150-casais-em-cruzeiro-do-sul.html O amor de 150 casais foi oficializado neste sábado, 21, em Cruzeiro do Sul, durante o Casamento Coletivo. A ação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ), em parceria com a Prefeitura, marcou o encerramento das atividades do Projeto Cidadão.

“Hoje esses casais, disseram o sim. Contamos com o apoio do delegatário local, doutor Cleber, que fez uma dispensa das custas e concedeu o benefício da gratuidade a todos os casais”, frisou a desembargadora Eva Evangelista.

Após 50 anos dividindo a vida com a companheira, Antônio Jesus, 74 anos, oficializou a união. “Eu estou muito feliz de poder casar com ela, nós temos cinco filhos e muitos netos. O casamento nos dá uma segurança, caso aconteça algo com um de nós dois”, disse.

“Hoje celebramos o amor e a união. Que Deus abençoe e proteja cada família e que o amor e o respeito sejam a base dessas uniões. Quanto ao Município, vamos continuar trabalhando para que todos os cruzeirenses tenham acesso as políticas públicas e ainda mais qualidade de vida”, endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro abre ponto de arrecadação de donativos para vítimas do temporal Sat, 21 Sep 2019 12:39:49 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2056/?prefeitura-de-cruzeiro-abre-ponto-de-arrecadacao-de-donativos-para-vitimas-do-temporal.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2056/?prefeitura-de-cruzeiro-abre-ponto-de-arrecadacao-de-donativos-para-vitimas-do-temporal.html A solidariedade é um sentimento comum entre os cruzeirenses. Devido à procura de pessoas interessadas em ajudar as famílias afetadas pelo temporal, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu um ponto de coleta para donativos.

Os interessados em ajudar as vítimas podem levar suas doações, à partir de 13:00, para a Secretaria Municipal de Planejamento, situada no antigo prédio do Fórum de baixo, Centro da cidade.

Estão sendo arrecadados materiais de limpeza e higiene pessoal, alimentos são perecíveis, roupas, sapatos e materiais para construção civil, como telhas e alumínios. Inúmeros bairros foram afetados.

A Defesa Civil estima que mais de 100 ocorrências sejam registradas. Na manhã deste sábado, por orientação do prefeito Ilderlei, o órgão se reuniu com todos secretários do Município para traçar ações emergenciais. O momento pede a colaboração de todos  os cruzeirenses.

]]>
Ilderlei Cordeiro visita famílias afetadas pelo temporal em Cruzeiro e declara apoio da Prefeitura Sat, 21 Sep 2019 11:46:23 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2055/?ilderlei-cordeiro-visita-familias-afetadas-pelo-temporal-em-cruzeiro-e-declara-apoio-da-prefeitura.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2055/?ilderlei-cordeiro-visita-familias-afetadas-pelo-temporal-em-cruzeiro-e-declara-apoio-da-prefeitura.html Cruzeiro do Sul foi afetada por um forte temporal na noite desta sexta-feira, 20, que se estendeu por toda a madrugada. O fenômeno causou muitos danos aos Município. Nas primeiras horas deste sábado, 21, o prefeito Ilderlei Cordeiro visitou as famílias atingidas e declarou total apoio do poder público.

“Temos prejuízos de pequeno, média e grande proporção. O bairro da Várzea, por exemplo, tem casas que foram 100% destruídas com a ventania e a chuva. Graças a Deus, não tivemos nenhuma vida ceifada. Desde ontem, a nossa equipe está prestando assistências às pessoas afetadas. A Prefeitura está à disposição para ajudar”, salientou o prefeito.

Ilderlei conversou pessoalmente com as famílias da Várzea, Miritizal, Cruzeirão e Remanso. Outros bairros também foram afetados com o temporal. Mais de 100 ocorrências já foram registradas. A Defesa Civil do Município está realizando o levantamento de todas as vítimas e dos danos causados.

“Vou ligar para o governador Gladson Cameli e pedir a ajuda do Estado. Também vou acionar a Defesa Civil Nacional. Estamos finalizando todo o levantamento para tomar as medidas legais cabíveis para ajudar a nossa população”, salientou Ilderlei.

]]>
Tribunal de Justiça e Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizam mais uma edição do Projeto Cidadão Fri, 20 Sep 2019 16:08:45 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2054/?tribunal-de-justica-e-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-realizam-mais-uma-edicao-do-projeto-cidadao.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2054/?tribunal-de-justica-e-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-realizam-mais-uma-edicao-do-projeto-cidadao.html Uma parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Tribunal de Justiça do Acre (TJ) viabilizou mais uma edição do Projeto Cidadão e do Casamento Coletivo no município. Nesta sexta-feira, 20, estão sendo ofertados os serviços e atendimentos à população e no sábado, 21, serão celebradas as uniões de 150 casais.

O projeto Cidadão é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais e não governamentais.  Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social: saúde, educação, meio ambiente, segurança e trabalho.

“Quero agradecer e parabenizar toda a equipe do Judiciário, em especial, à desembargadora Eva, por esse projeto lindo que atende gratuitamente as famílias mais carentes. Há quem não tenha recurso para tirar um documento e o projeto vem de encontro a essa necessidade”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O Município está ofertando atendimentos médicos e odontológicos à população. A moradora da comunidade Santa Luzia do Pentecoste, Maria José Gomes, aproveitou a oportunidade para retirar os documentos da filha. “Quando ela terminar os estudos, já terá os documentos em mãos para arranjar um trabalho”, frisou.

Já a cruzeirense Maria da Glória aproveitou a iniciativa para fazer o RG e CPF dos netos. “A escola já tinha nos solicitado e eu aproveitei essa ação para fazer, ainda mais que aqui a gente tira de graça e é bem rápido o atendimento”, destacou.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura iluminação temática em alusiva ao Setembro Amarelo Fri, 20 Sep 2019 10:28:58 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2053/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-inaugura-iluminacao-tematica-em-alusiva-ao-setembro-amarelo.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2053/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-inaugura-iluminacao-tematica-em-alusiva-ao-setembro-amarelo.html No período da noite, as luzes da Catedral Nossa Senhora da Glória, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde ficam amarelas. O prefeito Ilderlei Cordeiro inaugurou a iluminação temática, alusiva ao Setembro Amarelo, na noite desta quinta-feira, 19.

“Agradeço a Deus, por cada dia mais a nossa equipe está investindo em temas especiais como esse, que demonstra o nosso cuidado com os servidores e a população. Agradeço a parceria com a Catedral e do bispo Dom Flávio, que vai se estender por todo o ano, pois mensalmente alertaremos as pessoas sobre uma temática social importante”, frisou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que atua no acolhimento às pessoas com transtornos mentais e emocionais, como a depressão, por exemplo. Em Cruzeiro, a gestão tem realizado inúmeras ações envolvendo as áreas de Saúde e Assistência Social.

Segundo o bispo Dom Flávio Giovanale, a campanha partilha amor. “O suicídio é fruto de muitos fatores, mas especialmente da depressão. E o Setembro Amarelo vem para reforçar a importância de partilhar, não ter medo ou vergonha de falar sobre o que se sente. A iluminação da Catedral visibiliza isso, um laço que une a todos”.

]]>
Inscrições para o concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul se iniciam nesta sexta-feira(20) Thu, 19 Sep 2019 17:17:13 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2052/?inscricoes-para-o-concurso-publico-da-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-se-iniciam-nesta-sexta-feira20.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2052/?inscricoes-para-o-concurso-publico-da-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-se-iniciam-nesta-sexta-feira20.html Atenção concurseiros! As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul se iniciam nesta sexta-feira, 20. Ao todo, serão ofertadas 511 vagas para os níveis fundamental, médio, médio técnico e superior. Os salários chegam até R$ 10.000,00 reais.

Após 10 anos sem concurso público para servidor efetivo em Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro conseguiu organizar as contas públicas e realizar o certame. O edital será publicado amanhã no Diário Oficial do Estado.

As inscrições vão até 22 de novembro. Para mais informações, acesso o edital no site: www.cruzeirodosul.ac.gov.br

]]>
Prefeitura realiza 3° Seminário Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul Thu, 19 Sep 2019 14:42:22 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2051/?prefeitura-realiza-3-seminario-municipal-de-turismo-de-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2051/?prefeitura-realiza-3-seminario-municipal-de-turismo-de-cruzeiro-do-sul.html Instituído na gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro, o Seminário Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul chegou a sua terceira edição na manhã desta quinta-feira, 18. O evento reuniu diversos empreendedores e gestores que atuam no segmento

“O turismo é uma das bases de desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá. O nosso potencial é altíssimo, tendo em vista os cenários naturais que concentramos nesta região. Além de promover debates e qualificar os empreendedores, temos investido recurso em infraestrutura, a exemplo do Croa, onde destinamos mais de R$ 2 milhões em obras”, frisou o prefeito.

Entusiasta da área, Ilderlei também está capitaneando recursos para construção do Parque Ambiental dos Povos Indígenas do Juruá. Segundo o gestor, o Acre tem grande potencial de ecoturismo. “Fomos o terceiro estado do Norte mais visitado em 2018”.

A programação do seminário incluiu a realização de mesa redonda, workshop, palestras, discussões e debates que resultaram em encaminhamentos para melhoria do turismo na região. A proposta é que, em 2020, a Prefeitura apresente à população o Plano Municipal de Turismo, com ações previstas para os próximos 10 anos.

“O nosso objetivo é que Cruzeiro do Sul se torne o maior polo de turismo da Região Norte”, destacou o secretário Municipal de Turismo, Aldemir Maciel. O evento compõe a programação do aniversário de 115 anos de Cruzeiro.

Para a liderança indígena Fernando Katukina, o turismo fortalece a cultura. “O mundo precisa e deve conhecer a nossa cultura. Mas, para isso, precisamos planejar as ações e é exatamente isso que estamos fazendo aqui”.

Segundo o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de Cruzeiro do Sul, o turismo tem impactos direto na economia. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante, por isso temos atuado em parceria com a gestão. O turismo é o carro chefe do Vale do Juruá e merece, sim, investimentos pois resulta no desenvolvimento econômico local”, disse.

]]>
Ilderlei Cordeiro e Sérgio Petecão entregam mais de R$ 500 mil em equipamentos para agricultores Thu, 19 Sep 2019 13:57:47 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2050/?ilderlei-cordeiro-e-sergio-petecao-entregam-mais-de-r-500-mil-em-equipamentos-para-agricultores.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2050/?ilderlei-cordeiro-e-sergio-petecao-entregam-mais-de-r-500-mil-em-equipamentos-para-agricultores.html O prefeito Ilderlei Cordeiro realizou na manhã desta quinta-feira, 19, a entrega de R$ R$ 500,2 mil em equipamentos para os produtores das vilas Liberdade, Santa Luzia, Lagoinha, São Pedro, Santa Rosa, Assis Brasil e Santa Luzia do Pentecoste. O investimento é fruto de uma emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, que esteve presente na solenidade.

“Nossa gestão está investindo na melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres, que tanto trabalham e necessitam demais estrutura.  Agradeço ao amigo, senador Sérgio Petecão, que tem feito um trabalho de parceria com a nossa gestão. Estou muito feliz em poder consolidar mais um importante investimento no setor rural”, frisou o prefeito.

Ao todo, foram entregues 90 roçadeiras e 151 quites de casa de farinha, que beneficiarão diretamente 500 famílias. Os equipamentos vão gerar mais comodidade aos agricultores, além de fortalecer, otimizar e potencializar a produção rural nas comunidades.

O senador Sérgio Petecão destacou a importância do investimento. “Esses trabalhadores merecem o nosso apoio, pois são eles que moram e cuidam da floresta. Agradeço ao prefeito Ilderlei e toda a sua equipe, por te me proporcionado constatar a felicidade de quem foi beneficiado. Esse é o verdadeiro sentimento do dever cumprido”, afirmou.

Para o produtor rural da Vila Lagoinha, o momento é de alegria. “Estou muito feliz por presenciar esse momento. Nós lutamos há muito tempo e nunca tínhamos recebido um apoio tão importante. Não tenho dúvidas de que nossa vida vai melhorar”, salientou Ivo Holanda.

]]>