RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Fri, 24 Jan 2020 01:11:06 -0300 Fri, 24 Jan 2020 01:11:06 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Em visita a Vila São Pedro, Ilderlei Cordeiro anuncia recapeamento da AC-407 Thu, 23 Jan 2020 14:55:12 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2269/?em-visita-a-vila-sao-pedro-ilderlei-cordeiro-anuncia-recapeamento-da-ac-407.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2269/?em-visita-a-vila-sao-pedro-ilderlei-cordeiro-anuncia-recapeamento-da-ac-407.html As ações de infraestrutura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul estão chegando a todas as localidades. Em visita a Vila São Pedro, nesta quarta-feira, 23, o prefeito Ilderlei Cordeiro anunciou o recapeamento da AC 407, importante rodovia da região.

O investimento é de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre), que não tem dado respostas à comunidade. Compreendendo a importância do serviço, Ilderlei assegurou o benefício à população.

“Essa obra na AC 407 é de responsabilidade do Deracre, mas, infelizmente não temos visto nada ser feito. Nossa equipe já está realizando a obra na Santa Rosa e, em breve, chega ao São Pedro, pois as famílias merecem e devem ser respeitadas”, endossou o prefeito.

Com uma gestão de resultados, Ilderlei tem o reconhecimento da população. “A situação dos ramais também é crítica, uma verdadeira situação de abandono por parte do Deracre. O que nos alegra é o compromisso do prefeito Ilderlei, que veio aqui nos assegurar a melhoria da BR”, disse a liderança comunitária, Maria Antônia.

Segundo o morador Adão Ferreira da Silva, a expectativa é muito positiva. “Que bom que o prefeito veio ver a nossa realidade pessoalmente, pois as nossas ruas estão esburacadas. Estamos muito felizes por sermos beneficiados pela Prefeitura. Agradecemos a Deus e ao prefeito”, disse.

]]>
Ilderlei Cordeiro dialoga com moradores da Vila Santa Rosa Thu, 23 Jan 2020 11:19:07 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2268/?ilderlei-cordeiro-dialoga-com-moradores-da-vila-santa-rosa.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2268/?ilderlei-cordeiro-dialoga-com-moradores-da-vila-santa-rosa.html Sempre aberto ao diálogo, o prefeito Ilderlei Cordeiro visitou nesta quarta-feira, 23, a Vila Santa Rosa. Na ocasião, o gestor dialogou com os moradores sobre investimentos já consolidados e novas ações.

Acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Rodrigues, e do vice Ocenir Maciel, o prefeito vistoriou o início das obras de tapa-buracos, os serviços de recapeamento da AC-407 e obra de construção da arquibancada coberta no campo de futebol da comunidade. Todos investimentos são da Prefeitura, para benefício da população.

“Nos comprometemos em impulsionar o esporte e estamos cumprindo isso. Pois, essa área tira pessoas do mundo da violência e restaura vidas. Além disso, ampliamos o área do cemitério, reconstruímos a escola e estamos reformando a unidade de saúde. Agradeço a confiança de todos os moradores e do vereador Clodoaldo, que muito tem nos ajudado a identificar as demandas”, endossou o prefeito.

Na Santa Rosa, a Prefeitura também agrega investimentos na área da produção, a exemplo dos materiais agrícolas já entregues aos produtores, bem como a oferta de cursos de qualificação.

Clodoaldo Rodrigues agradeceu Ilderlei pela obra de pavimentação da Vila Santa Rosa. “Nós passamos o ano de 2019 reivindicando que o Deracre fizesse, encaminhamos mais de 30 ofícios e nada foi feito. E o Ilderlei veio no fim do ano e prometeu que faria esse trabalho e, hoje, ele iniciou o trabalho, dando uma resposta à comunidade”, disse.

Reconhecimento

Mesmo não sendo uma obrigação da Prefeitura, Ilderlei assumiu a pavimentação da rua principal da Vila Santa Rosa. A ação é bem avaliada pela população.

“A rua era péssima e quando chovia, ficava ainda pior. Agora, está ficando ótima. Fiquei muito feliz, pela manhã, ao ver a equipe trabalhando. O prefeito está de parabéns”, endossou a moradora Arlene Oliveira.

O sentimento de satisfação também é compartilhado por Silnete Maia Leite. “Essa rua estava péssima, quando chovia tínhamos que arrodiar. O problema era feio. Quando vimos as máquinas trabalhando, ficamos extremamente felizes. Só temos a agradecer ao prefeito e ao nosso vereador”, frisou.

A agenda também foi acompanhada pelo subprefeito da vila, Auzenísio Rocha. “Só Deus sabe da nossa peregrinação junto ao Deracre, pois essa obra é de responsabilidade do Estado. Ver a Prefeitura realizando isso nos deixa muito felizes e constata o compromisso do prefeito Ilderlei, que assumiu um serviço que não é de sua responsabilidade, em prol da população”, observou.

]]>
Ilderlei Cordeiro dialoga com moradores das vilas de Cruzeiro do Sul Wed, 22 Jan 2020 19:08:02 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2267/?ilderlei-cordeiro-dialoga-com-moradores-das-vilas-de-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2267/?ilderlei-cordeiro-dialoga-com-moradores-das-vilas-de-cruzeiro-do-sul.html O prefeito Ilderlei Cordeiro cumpriu uma extensa agenda nesta quarta-feira, 22, nas vilas Santa Rosa, Assis Brasil, São Pedro e na Santa Luzia do Pentecoste, nas quais dialogou com os moradores sobre os investimentos já realizados e novos benefícios.

Ilderlei também aproveitou a agenda para vistoriar pessoalmente algumas obras em andamento, a exemplo do sistema de abastecimento de água, que está sendo construído no Ramal Macaxeiral 1; bem como o da comunidade Mangueira, na Vila Pentecoste.

Já na Vila Santa Rosa, o prefeito acompanhou o início das obras de tapa-buracos, os serviços de recapeamento da AC-407 e obra de construção da arquibancada coberta no campo de futebol da comunidade.

“A nossa gestão tem feito o que é possível para trazer melhorias aos moradores das nossas vilas e o diálogo é uma das nossas principais ferramentas de trabalho, pois compreendemos a importância da participação da comunidade na construção de políticas públicas e investimentos”, destacou Ilderlei Cordeiro.

As conversas e vistorias foram acompanhados pelos vereadores, presidente da Câmara, Clodoaldo Rodrigues, vice Ocenir Maciel e o subprefeito da Vila Santa Rosa, Auzenisio Rocha.

Clodoaldo Rodrigues agradeceu ao prefeito Ilderlei pela obra de pavimentação da Vila Santa Rosa, tendo em vista que a responsabilidade do investimento é do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre). “Nós passamos o ano de 2019 reivindicando que o Deracre fizesse, encaminhamos mais de 30 ofícios e nada foi feito. E o Ilderlei veio no fim do ano e prometeu que faria esse trabalho e, hoje, ele iniciou o trabalho, dando uma resposta à comunidade”, disse.

O vereador Ocenir Maciel destacou a importância da obra, que está sendo realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul na Vila Assis Brasil. “Esse ginásio vem em boa hora, pois é de grande importância para a Vila Assis Brasil. A estrutura é de primeira e, quando inaugurado, esse ginásio será o mais bonito da nossa cidade”, frisou.

]]>
Arrastão de educação e saúde em combate à dengue continua fugaz Wed, 22 Jan 2020 16:37:50 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2266/?arrastao-de-educacao-e-saude-em-combate-a-dengue-continua-fugaz.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2266/?arrastao-de-educacao-e-saude-em-combate-a-dengue-continua-fugaz.html As residências dos bairros João Alves e Cohab estão recebendo a visita dos agentes de vigilância em saúde em combate à dengue. Esse é um serviço que orienta os moradores sobre o cuidado que eles devem ter para evitar que o mosquito se prolifere.

Segundo Alcirene Ferreira da rua Nilo Peçanha, ela sempre tira um tempo para olhar o seu quintal, mas é importante também que cada vizinho cuide do seu.

As ações estão sendo desenvolvidas desde o mês de outubro do ano passado, tendo também o aumento do número de agentes que estão em atividade, desde dezembro.

"A maior parte da população tem nos ajudado, mas algumas pessoas ainda recusam a nossa visita. Então pedimos que a todos que abrace essa causa conosco, pois somente assim venceremos essa guerra", destacou o supervisor da equipe Pedro Mardson da Silva.

]]>
Prefeitura intensifica obras de infraestrutura e saneamento em Cruzeiro do Sul Wed, 22 Jan 2020 09:27:54 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2265/?prefeitura-intensifica-obras-de-infraestrutura-e-saneamento-em-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2265/?prefeitura-intensifica-obras-de-infraestrutura-e-saneamento-em-cruzeiro-do-sul.html O ano de  2020 promete muitas realizações. Já no primeiro mês, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensificou os serviços de saneamento e as obras de infraestrutura em toda a cidade.

A Operação Tapa-Buracos, por exemplo, já contemplou a Rua do Madeira, o bairro Cohab e nesta terça-feira, 21, é promovida na Avenida Iaco. Paralelamente, a gestão desenvolve os serviços de limpeza, com remoção de entulhos e roçagem, na rotatória da Cohab, bem como na Rua Rêgo Barros, bairro Floresta.

Para o morador da Floresta, Daniel Ferreira, aprovou a ação e pede continue. “A gente só pede que essa ação continue, pois assegura mais saúde com a retirada de lixo e entulhos”.

Prestes a ver sua rua recapeada, Evandro José está bem confiante. “Para a gente isso é muito bom, pois nossa rua estava muito danificada. Fico feliz de ver as obras acontecendo em benefício de todos os moradores”, frisou o comerciante.

As ações de limpeza, além de deixarem a cidade mais bonita e saneada, também previnem e combatem a proliferação do mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul divulga resultado dos projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura Tue, 21 Jan 2020 13:59:48 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2264/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-divulga-resultado-dos-projetos-aprovados-na-lei-de-incentivo-a-cultura.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2264/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-divulga-resultado-dos-projetos-aprovados-na-lei-de-incentivo-a-cultura.html Dos 37 projetos inscritos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, 30 foram aprovados pela comissão avaliadora. Nesta terça-feira, 21, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul divulgou a listas parcial das iniciativas culturais selecionadas.

Os proponentes que não tiveram seus projetos aprovados têm um prazo de cinco dias, a iniciar por hoje, para apresentar recurso. O quinto edital de Incentivo à Cultura agrega o investimento de R$ 150 mil.

“Neste ano ainda temos 25 projetos, de 2018 e 2019, em execução, que somados aos 30 chegam quase a 60 iniciativas culturais apoiadas pela gestão do Prefeito Ilderlei Cordeiro. Hoje, de fato, o Município apoia e fomenta a cultura, dando condições para que os artistas possam executar seus projetos”, salientou o secretário de Cultura, Aldemir Maciel.

Segundo Anailton Salgado, presidente da Comissão de Avaliação, inúmeros itens foram levados em consideração. “Foi realizado um trabalho árdua, em que analisamos minuciosamente a contribuição dessas iniciativas para a sociedade”, disse.

Em sua gestão, anualmente, o prefeito Ilderlei Cordeiro tem ampliado o recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por compreender que esse segmento tem impactos diretos na construção de uma sociedade de paz.

Os proponentes dos projetos podem acessar a lista de aprovados e entrar com recurso na própria Secretaria Municipal de Cultura.

]]>
Prefeitura de intensifica Operação Tapa-Buracos em Cruzeiro do Sul Mon, 20 Jan 2020 21:45:32 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2263/?prefeitura-de-intensifica-operacao-tapa-buracos-em-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2263/?prefeitura-de-intensifica-operacao-tapa-buracos-em-cruzeiro-do-sul.html A Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensificou nesta segunda-feira, 20, a Operação Tapa-Buracos nas vias da cidade. Nesta segunda fase, serão investidos R$ 750 mil na ação de infraestrutura. O recurso é oriundo da última parcela do convênio de R$ 750 mil, que a gestão firmou com o governo do Estado.

Pela manhã o prefeito Ilderlei Cordeiro foi pessoalmente vistoriar as obras. “Esse recurso foi revertido em insumos utilizados no recapeamento das nossas ruas. Nossas equipes não têm parado, inúmeras frentes de trabalho estão atuando em vários bairros, pois compreendemos a importância de gerar qualidade de vida, segurança e garantir o direito de ir e vir de todos os cruzeirenses. Agradeço a Deus pelas condições necessárias, por termos nos organizado financeiramente para que não falte investimento e assim possamos ampliar os benefícios públicos. Em oito meses, já realizamos mais de 20% do recapeamento das nossas vias, que neste ano foi intensificado”, destacou.

Paralelamente, a gestão de Ilderlei Cordeiro também tem realizado o recapeamento das ruas, por meio de um investimento de R$ 15,5 milhões, que realiza ações de infraestrutura e saneamento. Os bairros também têm recebido mutirões de limpeza, retirada de entulhos, roçagem e sinalização das vias. O bairro da Várzea, por exemplo, foi 100% pavimentando.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul construiu e reformou mais de 30 escolas na zona rural Mon, 20 Jan 2020 20:45:34 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2262/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-construiu-e-reformou-mais-de-30-escolas-na-zona-rural.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2262/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-construiu-e-reformou-mais-de-30-escolas-na-zona-rural.html Educação é uma das áreas prioritárias da gestão de Ilderlei Cordeiro, que somente na zona rural de Cruzeiro do Sul reformou e construiu mais de 30 escolas públicas, com espaço confortável e adequado para o aprendizado dos alunos.

O feito é histórico, tendo em vista a condição anterior das escolas. Muitas delas tiveram que ser totalmente reconstruídas. “As reformas incluem a construção de banheiros de alvenaria, masculinos e femininos, construção do poço artesiano, fossa séptica e instalação de um bebedouro industrial”, explica o secretário de Educação, Amarísio Saraiva.

No Rio Juruá Mirim, região visitada semana passada pelo prefeito Ilderlei Cordeiro, apenas três escolas ainda não receberam as melhorias. Situação que em breve será revertida, como planeja o próprio gestor do Município.

Colhendo resultados

Os investimentos se refletem diretamente na qualidade do aprendizado dos estudantes. Em 2019, Cruzeiro do Sul foi premiada nacionalmente em decorrência da boa qualidade dos espaços escolares.

“O Brasil reconhece que as nossas estruturas escolares são diferenciadas e exitosas”, salienta o secretário de Educação.

Ao todo, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Educação, construiu 58 poços artesianos, ação que promove a saúde da população de toda a comunidade, para além da instituição educacional.

Novos investimentos

Para 2020, a gestão de Ilderlei vai realizar 22 reformas e adequações em escolas. Também serão construídos mais três poços artesianos. Todas as unidades escolares recebem os mesmos benefícios.

]]>
Ilderlei Cordeiro traça novas estratégias de combate à dengue em Cruzeiro do Sul Mon, 20 Jan 2020 18:22:23 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2261/?ilderlei-cordeiro-traca-novas-estrategias-de-combate-a-dengue-em-cruzeiro-do-sul.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2261/?ilderlei-cordeiro-traca-novas-estrategias-de-combate-a-dengue-em-cruzeiro-do-sul.html O prefeito Ilderlei Cordeiro se reuniu na manhã desta segunda-feira, 20, com os gestores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras, para traçar novas estratégias de enfrentamento e combate à dengue, em Cruzeiro do Sul.

Na ocasião, o prefeito conversou por telefone com o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, a quem informou que o governo federal vai distribuir os inseticidas e sugeriu que o governo se antecipe, mandando buscar os produtos com urgência.

Mesmo não sendo competência da Prefeitura, Ilderlei realizou a compra de larvicidas, que foram aplicados nas residências da cidade. Em 2014, Cruzeiro do Sul confirmou oficialmente 27 mil casos dengue, enquanto em 2019. o número caiu 2.726 casos da  doença. A redução é resultado das ações de enfrentamento traçadas de consolidadas pela gestão de Ilderlei.

“Temos realizado os nossos mutirões de limpeza, retirada de entulhos e roçagem das vias públicas. Realizado campanhas de conscientização, pois precisamos da ajuda de todos nesse enfrentamento contra a dengue. Nos solidarizamos com todas as famílias, que perderam entes queridos, e reafirmamos o nosso compromisso de continuar atuando contra a dengue”, endossou o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde, Juliana Pereira, as três secretarias vão continuar atuando em conjunto. “Continuamos e intensificamos as mesmas estratégias: educação e saúde, educação ambiental, por meio dos arrastões de limpeza, conscientização e aplicação dos produtos de combate ao mosquito”, salientou.

O Município oferece atendimento em duas unidades especiais das 7 às 19 horas, além das demais que ficam das 7 às 17 horas, bem como o Centro de Diagnóstico que está a todo vapor e sete unidades com exames de coleta, para diagnosticar os casos e tantas outros serviços para que não haja óbitos ou agravamento dos casos.

“Vamos continuar com os mutirões de limpeza e remoção de entulhos, nossas campanhas de  educação ambiental, integrada a de saúde. Orientando os moradores, que são fundamentais nesse processo de enfrentamento à dengue”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Suzana Farias.

]]>
Comerciantes destacam importância das obras de infraestrutura da Prefeitura Mon, 20 Jan 2020 16:25:07 -0300 https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2260/?comerciantes-destacam-importancia-das-obras-de-infraestrutura-da-prefeitura.html https://www.cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2260/?comerciantes-destacam-importancia-das-obras-de-infraestrutura-da-prefeitura.html Os serviços de recapeamento das ruas de Cruzeiro do Sul segue a todo vapor. Nos últimos oito meses, mais de 20% da cidade recebeu pavimentação. O planejamento é para que neste ano a ação seja fortemente ampliada.

A forma de gestão de Ilderlei Cordeiro tem agradado a população, em especial os comerciantes, que reconhece a importância das obras de infraestrutura no Município. Segundo a comerciante do Telégrafo, Ana Maria, a avaliação é positiva.

“A nossa rua é estreita, quando um cliente estaciona o carro, fica díficil para outro veículo passar. Com a pavimentação da via, fica bom para o meu comércio, para mim e para os outros moradores. Todos ganhamos”, disse a empreendedora.

O comerciante Marcos Vinícius da Silva também partilha da mesma opinião que Ana. “Aqui é um ponto de venda e uma rua pavimentada, atrai mais compradores e melhora as nossas vendas. Isso gera qualidade vida para todos os moradores”, disse.

Na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito vistoriou as ações de infraestrutura, nas diversas frentes de trabalho, de Cruzeiro do Sul. “Nossas equipes não têm parado. Estamos realizando a retirada dos borrachudos, para em seguida fazer o recapeamento com polímero. Nossas ações vão contemplar todos os bairros”, frisou o prefeito.

]]>