Prefeitura vai manter Unidade Fluvial de Saúde de inverno a verão atendendo ribeirinhos


A Unidade Básica de Saúde Fluvial deverá ficar na boca do rio Juruá Mirim de maneira permanente, de inverno a verão, como forma de garantir atendimento aos moradores da região. O anúncio da decisão foi realizado pelo prefeito Zequinha Lima durante a visita do prefeito à comunidade do Juruá Mirim nesta sexta, 26.

O objetivo é garantir atendimento da atenção básica aos moradores que tem dificuldade em se deslocar em caso de necessidade.

O barco deverá permanecer na Boca do rio Juruá Mirim, uma vez que o rio não é navegável o ano todo.

“Já tive que sair com meu esposo para Porto Walter doente, então tendo um barco na Boca do Mirim já está mito bom. No mirim não dá porque seca o rio, mas na boca já atende bem nossa comunidade”, conta Marnice Correia.

O atendimento de saúde às comunidades distantes e de difícil acesso tem sido uma prioridade da gestão, como forma de ampliar o acesso aos serviços de atenção básica aos moradores e a UBS Fluvial tem sido uma estrutura importante para alcançar as famílias de moradores ao longo do rio Juruá e seus afluentes, como o Juruá Mirim.

Somente em janeiro a UBS Fluvial realizou 158 atendimentos, enquanto no mês de fevereiro foram 199 atendimentos. A UBS Fluvial dispõe de duas equipes. A primeira é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, atendente de farmácia, cozinheira, marinheiro de máquina e marinheiro de convés, e a segunda é formada de técnico de enfermagem enfermeiro, atendente de farmácia, marinheiro de máquina e de convés.Cada equipe permanece 15 dias embarcada. O médico e o dentista, passam um tempo de 08 dias, retornam, descansa uma semana e retornam novamente para atendimento.

“São oferecidas ações de atendimento médico e odontológico, visitas domiciliares, coleta de PCCU, teste do pezinho, puericultura, vacinas, testes rápidos e de covid, palestras educativas, dispensação de medicamentos, agendamentos laboratoriais, encaminhamentos e atendimentos de livre demanda”, explica a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Agora a prefeitura irá dispor a estrutura de atendimento da UBS Fluvial aos moradores do Juruá Mirim e proximidades, local onde se concentra boa parte da população ribeirinha do município de Cruzeiro do Sul.

“Esta é a terceira vez que subo ao Mirim com equipe e vereadores. Desta vez viemos anunciar investimentos para a comunidade e que a UBS fluvial irá ficar de inverno a verão com médicos, vacina, técnico, microscopista e medicamento, e vamos subir os rios com nossa equipe intensificar esses serviços”, disse o prefeito Zequinha.


0 comentário