O recesso administrativo da prefeitura de Cruzeiro do Sul, iniciado no dia 20, segue até o dia 2 de janeiro, mas os serviços essenciais do município seguem sendo prestados normalmente à população.
Os servidores da saúde, fiscalização de trânsito, vigilância de prédios públicos, limpeza pública, coleta de lixo, iluminação pública, cemitérios e outros, atuam em forma de rodízio, para garantir a continuidade do trabalho.
As Unidades Básicas de Saúde estão abertas, bem como a Central de Medicamentos.
Seu José Luís da Conceição, elogiou o atendimento. " Mesmo agora nesse período de festas de fim de ano o atendimento está ótimo. Nada a reclamar ", citou.
A Secretaria de Meio Ambiente também não reduziu as atividades de limpeza de rua e outros serviços necessários para a manutenção da cidade. A área central, onde há grande concentração de pessoas diuturnamente devido ao comércio e a iluminação natalina, a coleta de lixo, é intensificada.
Na área urbana e nas vilas, a coleta de resíduos sólidos é realizada por 8 equipes.
Nas escolas municipais as aulas seguem normalmente. O ano letivo na zona urbana vai até janeiro e na zona rural até março.
Decreto
O Decreto 1055, do prefeito Zequinha Lima, estabeleceu o recesso considerando a tradição das festividades natalinas e de ano novo, sendo a oportunidade de permanência dos servidores com suas familias com a finalidade de confraternização; levando em conta ainda a necessidade do fechamento das contas do presente exercício para atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Considera também que o recesso administrativo proporciona redução de custeio da administração pública em face da pouca demanda das atividades neste período.