Secretaria de saúde intensifica busca ativa de vacinação para evitar retorno da COVID

Atualizado: 18 de nov. de 2021


As notícias de que a COVID voltou a representar um problema em países da Europa, trazem preocupação também para a prefeitura de Cruzeiro do Sul que por meio da secretaria municipal de saúde vem buscando intensificar as ações de vacinação, sobretudo a busca ativa para aplicação de segunda dose e zona rural.


Segundo os últimos dados consolidados do PNI Estadual, Cruzeiro do Sul já ultrapassa os 95% de sua população vacinável (acima de 12 anos) com pelo menos uma dose de vacina.


Contudo, quando se considera a imunização completa, este índice cai para 72% (em 29 de outubro), que apesar de maior que o índice nacional, 58,65%, traz uma preocupação da secretaria em avançar o máximo com a aplicação da segunda dose, como forma de prevenir que novas variantes da doença possam resultar num recrudescimento da COVID em Cruzeiro do Sul.

Uma das estratégias adotadas tem sido a busca ativa aos pacientes que tomaram apenas a primeira dose da vacina e já cumpriram o prazo para receber a segunda dose.

Os servidores da secretaria estão entrando em contato por telefone um por um a partir da lista disponível no PNI municipal. As equipes de vacinação têm se deslocado até as comunidades e oferecido a vacina. Na última semana foram até as localidades NARI do Mora, Pentecostes, Macaxeiral, João Machado, Buritirana, Passo Fundo, Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, Canela Fina, Lagoinha e Ramal dos Caracas.


Além disso, a própria secretaria (PAM) tem oferecido a vacinação em horários alternativos, até as 20 horas, como forma de facilitar o acesso para aquelas pessoas que trabalham no horário comercial.


A estratégia adotada rendeu a aplicação de 1.364 doses entre primeira, segunda e terceira dose.


A vacinação de terceira dose continua avançando entre pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com deficiência de imunidade.



0 comentário