Secretaria de saúde e funerárias alinham protocolos relacionados aos óbitos pela Covid-19


No final da tarde de segunda-feira, 21, a secretaria municipal de saúde reuniu-se com os representantes das funerárias para alinhar os protocolos para os óbitos em relação à pandemia. O objetivo é evitar uma maior propagação do vírus da covid-19 por contágio durante o ato fúnebre.

Os protocolos incluem tanto os casos de óbitos no hospital quanto aqueles que ocorram em domicílio. Os protocolos são recomendados pelo Ministério da Saúde em todo país.

“O velório só é permitido após a declaração do médico informando que o óbito não foi causado pela covid, somente aí é liberado o velório a partir do resultado negativo. Em caso positivo para covid-19, o velório não é liberado”, explica Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

Segundo a secretária de saúde, o objetivo do encontro foi ajustar com as funerárias para que os procedimentos ocorram de maneira organizada em relação aos protocolos.

“O objetivo de seguirmos os protocolos, é evitar novos contágios e com isso, evitar também novos óbitos pela mesma causa. Sabemos que isso pode ser difícil para as pessoas, mas visa preservar a vida dos cruzeirenses”, concluiu Valéria Lima.

0 comentário