Rio Juruá preocupa e equipes da prefeitura já estão em ação


O Rio Juruá já ultrapassa a cota de alerta, que é de 11,80 metros. A última medição feita pela defesa civil, nesta quarta-feira, 23, mostra o manancial com 12,58 metros, quase chegando a 13 metros, que é a cota de transbordo.

Diante do alerta e do rigor imposto pelo inverno amazônico, a prefeitura de Cruzeiro do Sul agiu com rapidez na aprovação do plano de contingência e as equipes já estão mobilizadas para agir numa eventual necessidade de apoio a famílias que vivem em áreas com risco de alagação.

O prefeito Zequinha Lima reuniu as equipes em seu gabinete e preparou um plano de ação que já está em execução: “Nós já nos reunimos, estamos com o plano de contingência aprovado e com todas as equipes preparadas para – caso seja necessário – ajudar a amenizar o transtorno e o sofrimento das pessoas que estão sobre a ameaça de mais uma alagação”.

O coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, José Lima, falou sobre o trabalho que já está sendo feito: "Nós já estamos apoiando cerca de 300 famílias que, de uma forma ou de outra, já estão sendo atingidas. Esse ano muita gente construiu em áreas alagadiças e isso preocupa". E seguiu: Já podemos garantir que o Juruá vai ultrapassar a cota de transbordo, mas, nós estamos muito preparados e prontos para auxiliar no que for preciso", pontuou Lima.

No ano passado, Cruzeiro do Sul viveu a maior alagação de sua história e, segundo o prefeito Zequinha, a experiência serviu para qualificar ainda mais o serviço de apoio as vítimas: “Toda a experiência que acumulamos no ano passado, na maior alagação da nossa história, nos deixa ainda mais preparados para agir com rapidez e eficiência. Estamos prontos e muito ligados no comportamento das águas durante as próximas horas”, finalizou.




0 comentário