Referência em saúde do trabalhador, Cruzeiro do Sul irá representar Acre em encontro regional




A coordenação do programa de saúde do homem, da secretaria municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, foi contemplada para representar o estado do Acre no encontro RENAST - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - que reúne os estados da Amazônia brasileira. O encontro regional deve ocorrer no final do mês de junho em Roraima e será uma preparação para o encontro nacional de saúde do trabalhador, em Brasília.

A escolha aconteceu durante encontro do CEREST - Centros de Referência em Saúde do Trabalhador na capital após o município apresentar o Programa Mãos que Cuidam, voltado aos trabalhadores.

“Durante a oficina do Cerest em Rio Branco, Cruzeiro do Sul foi apontado como referência para o Estado do Acre. Nosso trabalho foi considerado avançado em relação aos outros municípios”, explica Genilson Rodrigues, coordenador do programa de saúde do homem.

“Esse encontro da Renast Norte é importante para que o município possa representar o estado e mostrar o trabalho desenvolvido em relação à região Amazônica e, também, tomar contato com outras experiências de sucesso para desenvolver e aplicar no município”, explica a coordenadora do Cerest-AC, Eliene Costa.

Alguns diferenciais foram apontados como determinantes para o sucesso do programa em Cruzeiro do Sul. Um deles foi a mudança no horário de atendimento, concentrado entre as 17 e 21 horas.

“Normalmente os trabalhadores não gostam de deixar o seu horário de serviço para buscar atendimento, a menos que seja algo realmente grave. Com esse horário conseguimos ampliar o atendimento especialmente das ações preventivas, tão importantes para garantir a saúde dos trabalhadores”, explica Genilson.

O programa oferece atendimento médico, psicológico, dentistas, exames de rotina e toda assistência relacionada ao SUS para detectar precocemente patologias. Outro diferencial importante foi o de realizar atendimentos diretamente nos comércios, empresas e órgãos públicos. Essa ação foi intensificada durante o Abril Verde - mês dedicado ao combate aos acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

O Movimento Abril Verde se justifica por registrar duas datas relacionadas ao tema: o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril; e o dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

“Ficamos satisfeitos com esse reconhecimento que o programa voltado à saúde do trabalhador recebe do estado. Esperamos com isso continuar o bom trabalho que já vem sendo feito e, se possível, ampliar e trazer novas ações que ajudem na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, explica Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

“A gestão tem procurado desenvolver cada vez mais as ações de maneira itinerante, pois sabemos que as pessoas somente procuram o sistema de saúde quando sentem algo mais grave. Como a atenção básica é principalmente voltada às ações preventivas, para ter resultado é preciso ir até as pessoas, que é o que a secretaria de saúde vem buscando fazer. Além disso, temos procurado dar destaque a cada campanha, buscando o envolvimento da sociedade nas ações, por essa razão, esse reconhecimento do estado ao trabalho que vem sendo desenvolvido em Cruzeiro do Sul é muito bem-vindo”, explicou o prefeito Zequinha Lima.




0 comentário