top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura realiza urbanização de rua no Conjunto Buritis



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul deu início aos trabalhos de asfaltamento do período de verão amazônico deste ano a partir do Conjunto Buritis.

Os moradores reivindicavam há mais de 12 anos o asfaltamento desta rua.


“Isso aqui era intrafegável não passava nada. Hoje estamos sendo beneficiados e isso alegre o coração de muitas famílias. Nossa vida aqui a partir dessa obra, será outra”, disse o morador Francisco Ferreira da Mota.


“Era muito difícil porque a rua não tinha asfalto e quando chovia era pior, muito ruim para quem tem criança, muita dificuldade de ir para escola nos dias de chuva. Com o asfalto agora vai melhorar”, disse a moradora Ruth Gonçalves.


Ruth e Francisco fazem parte das mais de 30 famílias que serão beneficiadas diretamente com o trecho de aproximadamente 200 metros asfaltado pela prefeitura.


No entanto, para que o asfalto chegasse à rua, foram necessários muitos trabalhos preliminares, a começar pelo serviço de retirada de ‘borrachudos’ - tipo de solo inadequado para receber pavimentação – além de  terraplanagem e compactação de base para recebimento de asfalto. Por estar numa área de declive acentuado, foi realizado um sistema de escoamento e drenagem adequado, sem a qual a pavimentação teria pouca durabilidade. Também foi feito sistema de encanação de água para as residências, para evitar que posteriormente os moradores tivesse que quebrar o asfalto para a passagem dos canos.


A ação da prefeitura foi definida em parceria com a associação de moradores do bairro e da igreja evangélica que presta papel social e que atua naquele trecho.


“O sentimento é de gratidão, não apenas por mim como líder comunitário, mas por todas essas famílias que sofreram por mais de 15 anos lutando para chegar em suas casas para ir para o posto de saúde. O prefeito Zequinha está de parabéns bem como toda sua equipe profissional por estar nos garantindo o direito de ir e vir. Esse é um momento especial para toda comunidade que esperou tanto, com tanta paciência e nessa gestão está sendo realizado e não é pela metade, é algo definitivo”, disse o presidente da associação de moradores do Conjunto Buriti, Lucenildo Souza.


“Essa rua não existia, era só o nome, porque era intrafegável, nem bicicleta descia aqui. Antes quando alguém ficava doente, tínhamos de tirar de maca por um caminho, porque o Samu não conseguia chegar. É realização de um sonho e motivo de alegria, satisfação e agradecimento ao nosso prefeito e à sua equipe que tornaram possível esse trabalho”, disse o pastor Francisco Ferreira.

Como a rua era intrafegável já foram sido registrados acidentes com crianças e idosos. Carros e motos não podiam ser estacionados nas garagens das casas e tinham de ficar no início da rua.


“Para nós é um sentimento de muita alegria porque a gente passou por uma situação muito difícil aqui nessa rua. Atolava carro, caía de moto. Para subir de pés chegava todo sujo de barro. Tinha que usar sacola nos pés. Muito complicado aqui”, disse Rosilma Antônia dos Santos.


“Era um desejo antigo dos moradores na comunidade nessa rua, que há quase 13 anos pedem por esse asfalto. Fizemos antes a drenagem com bueiros, e sempre trabalhando em parceria com o movimento comunitário e os pastores daqui. Essa é primeira obra que estamos fazendo neste verão, nesta rua que vai ficar renovada com drenagem, asfalto, encanação de água, meio fio. Uma obra que traz dignidade e alegria. As pessoas agora vão poder guardar o carro e a moto que antes tinha que ficar no início da rua”, disse o prefeito Zequinha Lima.



Commentaires


bottom of page