Prefeitura realiza Primeira Conferência de Turismo em Cruzeiro do Sul


Autoridades do município e demais representantes da sociedade civil organizada se reuniram, nesta quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29), para discutir as potencialidades e o desenvolvimento do turismo na região do Juruá durante a primeira Conferência Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul.


O encontro promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, ocorreu no auditório do Senac. O prefeito em exercício Henrique Afonso realizou a abertura do evento, acompanhado da secretária da pasta Gleiciane Cruz e demais representantes da área.


A segunda maior cidade do Acre, em números de habitantes, é considerada um dos principais polos do turismo do estado. Com potencialidades, principalmente, para o ecoturismo e o étino-turismo, Cruzeiro e os demais municípios circunvizinhos se destacam pela biodiversidade com diversas reservas florestais, uma riqueza em recursos hídricos e o grande Parque Nacional da Serra do Divisor com suas inúmeras cachoeiras e outras belezas que é um dos lugares mais exuberantes da Amazônia.



Todas essas potencialidades foram apresentadas durante a conferência, que teve como objetivo a busca de alternativas para explorar o turismo da região de forma sustentável e que possa gerar emprego e renda para os moradores desses municípios.


"É um momento ímpar. Cruzeiro do Sul tem sido um sucesso não só para o Acre, mas para toda região. Todo esse trabalho desenvolvido ao longo de anos faz o polo do Juruá se destacar entre os dois que temos no estado. Esse é fundamental para a gente discutir e propor políticas públicas novas pensando nessa retomada do turismo que aí está", afirmou o coordenador de Turismo da Federação do Comércio do Acre, João Bosco Nunes.


A secretária de turismo de Cruzeiro do Sul, Gleiciane Cruz, destacou que a conferência servirá como norte para ações que possam fortalecer o turismo regional.


"Tivemos a oportunidade de debater várias propostas apresentadas pelo Conselho de Turismo. Esse foi um momento para a gente debater e alinhar as estratégias para a gente trabalhar pensando em alavancar o turismo que está ligado ao empreendedorismo no nosso município", ressaltou Gleciane.


Entre as autoridades também esteve representada a Câmara de Vereadores. Um dos parlamentares presente foi o vereador Clerton Souza que se disse otimista com os novos rumos do turismo no município.


"É um momento histórico que estamos vivendo com uma gestão municipal preocupada com esse debate. Sabemos que o turismo é muito relevante para o desenvolvimento de uma cidade e temos que atrair público de vários lugares do mundo para conhecer a nossa cultura, a nossa história, a nossa biodiversidade e todas nossas potencialidades", afirmou Clerton.



O prefeito em exercício, Henrique Afonso, acredita que com a organização e o envolvimento de toda sociedade será possível transformar a região em um grande atrativo turístico para todo país.


"O grande projeto 'Aqui tem turismo' mostra que o Juruá é de uma riqueza admirável e o que precisamos fazer é definir as políticas públicas e nos organizar para que a gente possa atrair o restante do Brasil e do mundo para que possamos gerar emprego e renda nessa região e tendo Cruzeiro do Sul como um marco fundamental para que essa alternativa. Seja um marco importante para o desenvolvimento regional", acredita Henrique.




0 comentário